Centro de reabilitação para dependentes químicos terá sede própria, em Siqueira Campos

Na manhã desta segunda-feira (4), líderes religiosos e autoridades políticas de Siqueira Campos e região estiveram reunidos na Comunidade Terapêutica Novo Horizonte, para debater questões de combate ao uso de drogas e também para anunciar a construção de uma nova sede para a instituição. De acordo com o pastor da Igreja Quadrangular de Siqueira Campos, responsável por administrar o local, Luís Cardoso de Meira a nova sede da entidade já está sendo construída em um terreno próximo a PR-272, sentido Santana do Itararé.
Atualmente, a instituição conta com dez internos, sendo a maioria jovens. Segundo Meira, os internos passam por trabalhos de recuperação, programas de estudos e também estão envolvidos na construção do novo prédio. O terreno foi doado pela prefeitura e conta mais de dois alqueires. A conclusão da obra está prevista para daqui três meses.
“Essa conquista foi muito importante para nós, pois agora a prefeitura não terá mais despesas com o pagamento do aluguel”, informou. A prefeitura de Siqueira Campos é responsável pelos pagamentos dos alugueis, contas de água e luz, desde abril do ano passado, quando o pastor Meira assumiu a coordenação.
Na ocasião, o pastor responsável pela coordenação de 18 igrejas da região e também Secretário de Missões do Paraná pela Igreja Quadrangular, Júlio César da Silva, disse sobre a importância do amparo espiritual e social com as pessoas que estão em processo de recuperação.
“Infelizmente, cada vez mais cedo nossos jovens estão caindo no mundo das drogas e entendemos que é necessário trabalhar também a dependência espiritual”, disse. “Precisamos ser solidários em todos os aspectos. A nossa luta é grande para preservar a família, educação e principalmente, manter Deus em nossas vidas. Este é o tripé que dará estrutura para conseguirmos viver e é isso que queremos proporcionar para os que aqui estão”, completou.
De acordo com a diretora do Departamento de Assistência Social, Vanessa Bassani Marques de Goes, a prefeitura de Siqueira Campos através da Assistência Social dispõem de atendimentos psicológicos para os internos. Ela contou ainda que trabalho realizado pela entidade é muito bem aceito pela população que colabora com doações.
“O trabalho desenvolvido pelos coordenadores da Comunidade Terapêutica Novo Horizonte é de extrema importância para Siqueira Campos e região. Antigamente não tínhamos este trabalho, não tínhamos aonde levar os necessitados. Agora, eles podem depois de um processo ser inseridos, novamente, no ambiente familiar”, disse.
Vanessa informou ainda que anteriormente as pessoas que procuravam o departamento eram encaminhadas pelo Departamento de Saúde, para outras clínicas de recuperação. Agora o processo é diferenciado, a pessoa deve entrar em contato com o Centro de Referência e Assistência Social (Cras), para ser encaminhado a instituição. O tempo estipulado para o tratamento de recuperação do interessado é de 4 meses.
Para o prefeito de Siqueira Campos, Fabiano Lopes Bueno, o Bi, que também esteve na reunião, o governo deveria dar mais assistência para entidades e clínicas de reabilitação. “Este é um problema que envolve a todos desde o governo, saúde pública e família. No entanto, deveríamos ter um órgão para que nos proporcionasse mais estrutura para lidar com os internos”, disse.
Ele disse ainda que é importante combater o uso de drogas desde cedo, com trabalhos educacionais voltado para crianças e jovens. “Temos programas que fazem esse papel e também famílias que se preocupam com essas questões e nós da prefeitura, que nos preocupamos. Por isso, sabemos que o dinheiro que é aplicado na entidade é muito importante e continuaremos com este trabalho”, ressaltou.

Estiveram presentes na reunião mais de 20 pastores, além de autoridades políticas e sociedade.

FONTE: Camila Consulin
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???