Subgrupamento do Corpo de Bombeiros terá 152 praças e mais 15 oficiais



A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na segunda-feira, 1º, o projeto de lei 314/14 que define o quadro da Polícia Militar em todo o Estado do Paraná e cria 152 cargos para o Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros em Santo Antônio da Platina (SGBI), e mais 15 vagas para oficiais.
No mês passado, o governador Beto Richa, em visita a Jacarezinho salientou a importância do subgrupamento para a região e disse que em breve seria aberta licitação para contratação de uma empresa para construir o imóvel que vai abrigar o SGBI. Na mesma ocasião o prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto explicou que o terreno localizado na Vila São José,possui cerca de 5 mil metros quadrados e foi doado ao Estado pelo Departamento Nacional de Infraestrtura de Transportes (Dnit). ‘Além de garantir maior segurança a toda a região, Santo Antônio ganhará com a vinda de diversas famílias dos policiais. Isso aquecerá a economia da cidade”, disse. A obra está orçada em aproximadamente R$ 2,5 milhões.
O deputado estadual Pedro Lupion (DEM) comemorou a aprovação. Elevem intermediando a conquista desde fevereiro de 2011, quando  encaminhou ao governador Beto Richa uma indicação para que o SGBGI fosse instalado em Santo Antônio. Na sua justificativa ele explica a situação precária do Norte Pioneiro em relação aos serviços de urgência que o Corpo de Bombeiro realiza. “O corpo de Bombeiros do Norte Pioneiro está presente somente em dois municípios da região, um localizado em Jacarezinho e outro em Santo Antônio da Platina. Estas estão subordinadas ao 3º Subgrupamento de Bombeiros (SGB) em Cornélio Procópio, que por sua vez está subordinado ao 3º Grupamento de Bombeiros (GB) com sede em Londrina”, disse salientando o problema das distâncias. “A distância pertinente entre os municípios inviabiliza qualquer apoio operacional em situação de emergência. As decisões administrativas importantes são tomadas na sede do 3º Grupamento – Londrina, o que torna ainda mais demorado os tramites de documentações, vistorias, projetos, entre outros”. “É evidente que o efetivo Professional de Bombeiros Militares das unidades do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina e Jacarezinho são insuficientes para atender a demanda de serviços. Nestas, o efetivo de bombeiros militares corresponde a 46 bombeiros (24 em Santo Antônio da Platina e 22 em Jacarezinho), número muito abaixo do recomendado pela ONU (1 bombeiro para cada grupo de 1.000 habitantes)”, detalhou. 
Na justificativa, Pedro Lupion ainda ressalta que a região é cortada pela rodovia BR-153, onde passam uma infinidade de caminhões transportando cargas perigosas. “É de importância ressaltar que nesta região também se encontram grandes usinas produtoras de açúcar e álcool, que oferecem um perigo constante devido a sua facilidade de combustão salientando outra vez a importância de um SGBI para atender com eficácia o Norte Pioneiro”, explica.
APROVAÇÃO
O comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná, coronel Juceli Simiano Junior, acompanhou a tramitação do projeto e enalteceu o apoio recebido dos parlamentares para a aprovação da medida. Segundo ele, com essa iniciativa do Governo estão sendo criadas 500 vagas na corporação dos bombeiros, que hoje conta com um efetivo de 3.600 homens, o que trará benefícios para toda a população paranaense. Paralelamente, os Comandos Regionais descentralizam os processos administrativos e operacionais assegurando mais eficiência e eficácia ao trabalho desenvolvido pela instituição. O comandante lembrou que o momento era especial já que a aprovação da proposta acontecia na data em que se comemora o Dia Nacional do Bombeiro.

FONTE: ASSESSORIA


Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???