Iniciado processo de Coleta Seletiva em Cambará



Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de separar o lixo adequadamente e, consequentemente, facilitar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis, a Prefeitura Municipal de Cambara realizou, na manhã deste sábado, uma mobilização para chamar a atenção da população sobre o programa da coleta seletiva.
Com apoio da banda musical, Tiro de Guerra, agentes de endemia e outros setores da prefeitura, a comitiva percorreu as principais ruas da cidade chamando atenção de populares.
Na Praça Dr. Miguel Dinizo foi montado uma exposição dos produtos recicláveis e foram distribuídos folhetos com orientações sobre o tema e o calendário de coleta bairro a bairro.
Foi exibido também o caminhão que fará o trabalho de coletar o lixo reciclável.
Para a Secretária Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Cambará, Ana Célia Francica Grandi (foto ao lado), será uma longa tarefa até que a população se conscientize sobre a importância de se separar o lixo. “Mas o trabalho precisa ser feito e este é o início” destacou.
Quando os resíduos das casas são separados corretamente em lixo úmido (ou orgânico) e lixo seco, os catadores têm acesso mais rápido e higiênico aos itens descartados e conseguem recolher uma quantidade maior de material e aumentar a renda com a venda dos resíduos.
“Isso significa também que mais lixo será reciclado, o que ajuda nossa cidade a estar cada vez mais no caminho de solucionar o problema do lixo e a mobilizar a sociedade para essa causa” acrescentou Ana Célia.
Durante todo o evento, profissionais da prefeitura orientaram os presentes sobre a coleta seletiva e separação do lixo seco e do lixo úmido.
O prefeito de Cambará João Mattar (PSB) afirmou que serão instaladas, nos próximos dias, lixeiras em toda a cidade. “Iremos iniciar o projeto de instalação das lixeiras na área central da cidade e em seguida estender para os Bairros” comentou o prefeito.
João Mattar também destacou que o sucesso da Coleta Seletiva em Cambará cabe mais a conscientização da população e pediu apoio dos moradores.
“Sem dúvidas o sucesso do programa caberá com a união de todos, do poder público que irá oferecer as condições para que o projeto seja eficiente e à população, que deve se conscientizar que esta é uma obrigação de todos, então, peço que o cidadão separe o seu lixo e ajudo o município nesta tarefa” concluiu.

FONTE: Roberto Francisquini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???