Vocação inata

Cada cidade seja ela grande, média ou pequena, representada pela comunidade de seus moradores, tem uma historia de fatos vivenciados e que ficam registrados na memória e no tempo, alguns bons acontecimentos outros nem tanto e por aí vai.
Trinta de maio de 2014, uma linda sexta-feira, entra para nossa historia, com festividade no Cine Iguaçu, com registro de uma boa notícia.
Mais um curso, não! Um grande curso, o de “Odondologia” em nossa Jacarezinho, com reflexos positivos em toda região.
A cidade de Jacarezinho é um lugar privilegiado e abençoado, o seu povo também. Desde a sua fundação ela se destacou e tornou-se um município importante na região Norte do Paraná e no contexto paranaense.
Apesar das constantes dificuldades em sua longa trajetória, pois, a região onde ela se encontra, sempre foi deixada às margens pelos vários governantes do nosso Estado; mesmo assim, a cidade jacarezinhense não sucumbiu e nem as suas co-irmãs vizinhas.
Jacarezinho nasceu vocacionada para educação do conhecimento e saber. Isso é fato! Tanto é verdade, que uma Lei Estadual nº 18-58 de 23/12/1958 criava a Escola Superior de Agronomia e Veterinária de Jacarezinho e publicada no Diário Oficial do Estado em 30 de dezembro do mesmo ano. Infelizmente, faltou empenho na continuidade e acabou ficando somente no papel.
Não se pode ignorar a influência da religião católica na comunidade. Nos primeiros anos de bispado de Dom Geraldo, se investiu maciçamente na educação com a compra e construção de escolas católicas. No ano de 1949 se adquire do então prof° Pedro Pereira Martins a Escola Técnica de Comércio Dom Fernando Taddei. Aqui, os padres palotinos tiveram uma importância fundamental no ensino, quando construíram o Colégio Cristo Rei e por ele passaram alunos de muitos lugares do Brasil e que se tornaram expoentes nas atividades que escolheram. As irmãs religiosas contribuíram por sua vez com o ensino no Colégio Imaculada Conceição, com alunas no internato e semi-internato, o Marillac no Lar São Vicente; além é claro das escolas públicas como o majestoso Colégio Rui Barbosa, José Pavan, Vila Setti, José de Anchieta e tantos outros, como Dom Pedro II que era uma instituição privada. Além do que, temos os cursos de Filosofia e Teologia para formação de padres em nosso Seminário.
O bispo, Dom Geraldo de Proença Sigaud, foi um dos fundadores, em junho de 1959, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho, sendo a 1ª Faculdade do interior do Paraná, mais tarde foi criada a Faculdade de Direito em 1967, depois a Educação Física em 1972, na sequência o curso de Fisioterapia em 2006. E, mais recentemente, o bispo Dom Fernando José Penteado, hoje jubilado, foi figura incansável na criação da UENP, sendo o 1º Reitor “Pro tempore” da instituição, a 6ª Universidade Estadual criada no Paraná.
Em dezembro de 2001 foi criada a FANORPIJAC – Faculdade do Norte Pioneiro de Jacarezinho na Rodovia BR-153 – Km 17 com os cursos de Turismo e Hotelaria.
O Instituto Federal –IFE, criado na gestão anterior, já consolidado, é hoje uma realidade, inclusive para o ano que vem abrindo vagas a nível superior em licenciatura de química.
Paralelo às escolas públicas, as particulares também se aperfeiçoaram e avançaram, hoje temos três opções de escolhas de educandários: o Elo, Jean Piaget e o Objetivo, um orgulho e uma força na pujança educacional na comunidade local e regional.
No que tange a educação, uma peculiaridade envolvendo a família Richa com a cidade de Jacarezinho, um caso de amor antigo e bem resolvido.
O pai do atual governador do Paraná, de saudosa memória, Dr. José Richa, sua formação profissional odontologista, estudou na juventude no Cristo Rei e fez o Tiro de Guerra em nossa cidade. O seu sogro, Pedro Vilella, que aqui morava, empresta o nome ao Estádio principal de nossa cidade.
À época, quando governador do Paraná, José Richa determinou que se colocasse no orçamento do Estado a verba para criação da tão sonhada Universidade do Norte do Paraná. 
É certo, que o ex-aluno, ilustre governador visionário de seu tempo, quis ajudar, retribuindo não só o conhecimento que aqui obteve, mas sabedor do potencial da cidade para alavancar o desenvolvimento da esquecida região por intermédio da educação, mas infelizmente por vaidades pessoais de alguns membros da nossa localidade, se deixou passar a grande oportunidade, “o bonde da mudança e transformação” e com isso, foi retardada a sua criação.
Passados os anos, o seu filho, Beto Richa, como Deputado Estadual, propõe por iniciativa própria, um Projeto de Lei criando a UENP, porém, houve mudanças de percurso na idéia original e o resultado virou UNESPAR, que logo foi inviabilizado o projeto. Não foi fácil, muita luta, dedicação e paciência, mas desta vez, Jacarezinho e região deram às mãos e o sonho virou realidade. Sancionado pelo governador interino Hermas Brandão foi criada em 2006 a nossa Universidade Estadual do Norte do Paraná.
Para nossa alegria e satisfação, novamente Beto Richa vem a Jacarezinho, agora como governador, juntamente com sua equipe na presença de várias autoridades da Amunorpi trazer pessoalmente e assinar a documentação da criação do mais novo curso da UENP, “Odontologia”.
Alguns até me perguntaram, quero ver o prédio agora, onde é que vai funcionar?  É bom aqui relembrar algumas curiosidades e os fatos vivenciados e que ficaram registrados no tempo, início do meu artigo.
Quando da criação da Faculdade de Filosofia, não se tinha prédio, as aulas começaram no Colégio Rui Barbosa, o mesmo acontecendo com a Faculdade de Direito, depois ambas, foram para instalações próprias. A Faculdade de Educação Física quando da sua criação, também não tinha local, o seu funcionamento foi no Colégio Imaculada Conceição, depois sim, construíram o complexo na Alameda Padre Magno, com campo de atletismo, piscina própria e tudo mais. O curso de Fisioterapia também iniciou com dificuldades estruturais e foi se adequando.  Hoje, o curso de Direito é o 2º melhor do Brasil, a Educação Física possui uma boa estrutura e a Fisioterapia é exemplo e orgulho para nós, pois lá se confecciona prótese para os acidentados que necessitam de uma melhor qualidade de vida, atendendo aos pacientes de toda a região do Norte e Norte Novo do Paraná.
No final da solenidade, um gesto simbólico entra para a posteridade, a caneta do governador com que foi assinado o ato da criação do curso, foi doada às mãos do Reitor para a instituição UENP.
Parabéns ao Governador Beto Richa, ao Prefeito Dr. Sérgio, ao Secretário de Ciência e Tecnologia, ao Conselho Estadual de Educação do Paraná, ao Reitor da UENP, ao Legislativo Municipal, a Amunorpi e em especial a população regional e a todos que indistintamente contribuíram com o histórico feito, não os nominarei justamente para não aflorar vaidades pessoais, que no passado já fomos vítimas e prejudicados por ela.


* Vicentinho é licenciado em historia e bel. em direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???