Sistema para gerar boleto não funciona e valor de mensalidade triplica

Pais e alunos da Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi) pretendem procurar a Justiça para questionar quanto à legalidade do sistema imposto pela instituição para a cobrança - consideradas abusiva - das mensalidades dos cursos após a data do vencimento. Os valores em alguns casos chegam a triplicar, e os alunos ainda precisam pagar multa e juros diários. Acontece que, desde que a faculdade foi vendida para a União das Instituições Educacionais de São Paulo (Uniesp) os alunos alegam enfrentar problemas no sistema financeiro da faculdade que impedem a impressão online dos boletos.
De acordo com o empresário Ademir Alves de Souza, 43, pai de uma acadêmica do último ano do curso de Administração de Empresa, a faculdade deveria resolver o problema para possibilitar o pagamento online ao invés de criar transtornos todos os meses aos estudantes. “É sempre a mesma coisa. Ao tentar gerar o boleto o sistema trava e não é possível concluir, com isso é preciso ir até a faculdade para imprimir o documento diretamente na tesouraria.
Este mês aconteceu exatamente isto. Tentei durante três dias fazer a impressão e não consegui. Disse para a minha filha ir até a tesouraria com o dinheiro para pagar o boleto. Porém, a funcionária informou que o pagamento só seria possível por meio de uma agência bancária. Nem mesmo ela informando não possuir conta bancária para realizar o débito a funcionária aceitou receber a mensalidade, no valor de R$ 421,91, e informou que por não ter sido pago no vencimento o valor seria reajustado para R$ 1.253,65, fora a multa e os juros diários. Um absurdo!”, criticou o empresário.
Ainda conforme Souza, o valor para o pagamento em dinheiro estava disponível com a sua filha que procurou a faculdade para quitar a mensalidade, mas não foi atendida. “Tentei conversar na tesouraria para buscar uma alternativa, mas não teve acordo. Fui inclusive orientado por uma funcionária a procurar os meus direitos.Vou ao Procon, ao Juizado Cível e também vou denunciar o caso ao Ministério Público. Afinal são eles (a faculdade) que precisam resolver o problema, não os alunos. Agindo assim, dá-se a entender que realmente o que eles querem é receber a mais dos estudantes”, desabafa. 
Outro lado 
A União das Instituições Educacionais de São Paulo (Uniesp), mantenedora da Fanorpi reconheceu o problema e informou que as providências para a solução já foram providenciadas. De acordo com a tesoureira da instituição Juliana Dutra da Silva, apesar de os boletos estarem disponíveis para a impressão desde o dia 31 de Maio, além da opção de serem diretamente retirados pelos alunos no departamento financeiro, nenhum aluno terá que pagar a mais pelas mensalidades conforme determina os contratos.
O problema, segundo a funcionária, teria ocorrido por conta de várias atividades promovidas no Portal nos últimos dias. “Na semana passada os alunos tiveram provas e os resultados eram disponibilizados e consultados através do Portal, bem como os lançamentos dos projetos sociais exigidos aos alunos. No entanto, a recomendação é para que todos continuem acessando a página para tentar gerar o boleto com os descontos para a data já reprogramada pelo departamento financeiro. As dúvidas também podem ser esclarecidas por telefone através do número (43)3534-4177. Não há motivo para preocupação, pois nenhum aluno será prejudicado financeiramente”, garante. 

FONTE: Luiz Gulherme Brandani

FOTO: Antonio de Picolli

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