Pais e alunos da Faculdade do
Norte Pioneiro (Fanorpi) pretendem procurar a Justiça para questionar quanto à
legalidade do sistema imposto pela instituição para a cobrança - consideradas
abusiva - das mensalidades dos cursos após a data do vencimento. Os valores em
alguns casos chegam a triplicar, e os alunos ainda precisam pagar multa e juros
diários. Acontece que, desde que a faculdade foi vendida para a União das
Instituições Educacionais de São Paulo (Uniesp) os alunos alegam enfrentar
problemas no sistema financeiro da faculdade que impedem a impressão online dos
boletos.
De acordo com o empresário
Ademir Alves de Souza, 43, pai de uma acadêmica do último ano do curso de
Administração de Empresa, a faculdade deveria resolver o problema para
possibilitar o pagamento online ao invés de criar transtornos todos os meses
aos estudantes. “É sempre a mesma coisa. Ao tentar gerar o boleto o sistema
trava e não é possível concluir, com isso é preciso ir até a faculdade para
imprimir o documento diretamente na tesouraria.
Este mês aconteceu exatamente
isto. Tentei durante três dias fazer a impressão e não consegui. Disse para a
minha filha ir até a tesouraria com o dinheiro para pagar o boleto. Porém, a
funcionária informou que o pagamento só seria possível por meio de uma agência
bancária. Nem mesmo ela informando não possuir conta bancária para realizar o
débito a funcionária aceitou receber a mensalidade, no valor de R$ 421,91, e
informou que por não ter sido pago no vencimento o valor seria reajustado para
R$ 1.253,65, fora a multa e os juros diários. Um absurdo!”, criticou o
empresário.
Ainda conforme Souza, o valor
para o pagamento em dinheiro estava disponível com a sua filha que procurou a
faculdade para quitar a mensalidade, mas não foi atendida. “Tentei conversar na
tesouraria para buscar uma alternativa, mas não teve acordo. Fui inclusive
orientado por uma funcionária a procurar os meus direitos.Vou ao Procon, ao
Juizado Cível e também vou denunciar o caso ao Ministério Público. Afinal são
eles (a faculdade) que precisam resolver o problema, não os alunos. Agindo
assim, dá-se a entender que realmente o que eles querem é receber a mais dos
estudantes”, desabafa.
Outro lado
A União das Instituições
Educacionais de São Paulo (Uniesp), mantenedora da Fanorpi reconheceu o
problema e informou que as providências para a solução já foram providenciadas.
De acordo com a tesoureira da instituição Juliana Dutra da Silva, apesar de os boletos
estarem disponíveis para a impressão desde o dia 31 de Maio, além da opção de
serem diretamente retirados pelos alunos no departamento financeiro, nenhum
aluno terá que pagar a mais pelas mensalidades conforme determina os contratos.
O problema, segundo a
funcionária, teria ocorrido por conta de várias atividades promovidas no Portal
nos últimos dias. “Na semana passada os alunos tiveram provas e os resultados
eram disponibilizados e consultados através do Portal, bem como os lançamentos
dos projetos sociais exigidos aos alunos. No entanto, a recomendação é para que
todos continuem acessando a página para tentar gerar o boleto com os descontos
para a data já reprogramada pelo departamento financeiro. As dúvidas também
podem ser esclarecidas por telefone através do número (43)3534-4177. Não há
motivo para preocupação, pois nenhum aluno será prejudicado financeiramente”,
garante.
FONTE: Luiz Gulherme Brandani
FOTO: Antonio de Picolli
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