Comissão quer campus e cursos que promovam desenvolvimento regional

Comissão quer campus e cursos que promovam desenvolvimento regional

Representantes da Comissão de Defesa da Cidadania, da prefeitura, da Câmara Municipal e da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), decidiram em reunião realizada na noite de quarta-feira, 28, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio da Platina (Acesap), que aceitam a proposta de instalação do Núcleo da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Santo Antônio da Platina, e vão, ainda, sugerir a substituição dos cursos oferecidos pela universidade, ou o acréscimo de outros, que sejam mais compatíveis com a região e que promovam o desenvolvimento econômico do Norte Pioneiro. 
Segundo o prefeito de Santo Antônio da Platina, Pedro Claro de Oliveira Neto (DEM), “ninguém recursou nada, muito pelo contrário, queremos ainda mais”, disse à reportagem da Tribuna do Vale após boatos de que o grupo havia recusado a oferta da universidade de instalar em Santo Antônio da Platina quatro cursos superiores no lugar do de Medicina, que foi oferecido para Cornélio Procópio, contrariando uma luta de toda a população do Norte Pioneiro, que há cerca de um ano se uniu com o propósito de conquistar o curso de medicina para melhorar a atenção à saúde pública regional. 
“O que decidimos é elaborar um documento explicando à reitoria da UFPR, que precisamos de cursos de mais peso, que realmente contribuam para o desenvolvimento regional. Vamos sugerir uma substituição de alguns oferecidos, até porque dois já existem na região e não representam o perfil do Norte Pioneiro”, explicou o prefeito complementando: “Não queremos perder nada, nenhum curso, nenhuma oferta. Apenas vamos negociar, ou seja, estamos tentando melhorar a oferta”.
O presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), prefeito de Barra do Jacaré, Edmar de Freitas Albonetti, o Edão, confirmou a intenção de propor à UFPR cursos mais adequados à região. Ele também disse que se for necessário, vai à Brasília levar o documento diretamente para o ministro da Educação. “A reitoria nos deu 15 dias para aceitar ou não a oferta. Então, ainda temos um fôlego para tentar melhorar a proposta da Universidade. Queremos cursos que retenham os formandos na região, para que se promova o nosso desenvolvimento”, disse
O integrante da Comissão de Defesa da Cidadania, Jefferson de Oliveira também comentou o assunto. “Na reunião decidimos que vamos enviar um ofício à UFPR com cópia para o Ministério da Educação e para a Casa Civil, explicando, por exemplo, que cursos de licenciatura e de Ciências Biológicas já são ofertados em Jacarezinho, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), e portanto, não acrescentariam nada de novo à região. Vamos propor cursos de mais peso, como os de engenharia, que contribuem mais para o desenvolvimento regional”, disse.
O vereador Aguinaldo Roberto do Carmo, o primeiro a levantar a bandeira do curso de medicina para Santo Antônio da Platina acredita que todos os cursos são bem-vindos, mas é preciso contemplar a vocação regional e pensar na melhoria da qualidade de vida da população. “Além do mais, ainda quero saber qual o critério que UFPR usou para escolher Cornélio Procópio para sediar o curso de medicina. Ainda não fui convencido de que lá é o melhor lugar. Sugiro que alguém do governo federal que estude melhor a disciplina de Geografia, para saber que Cornélio Procópio não é Norte Pioneiro”, concluiu. 
Na reunião ocorrida na semana passada, na reitoria da UFPR, o reitor Zaki Akel Sobrinho propôs aos três prefeitos que disputavam o curso de medicina –de Santo Antônio da Platina, Bandeirantes e Cornélio Procópio - a seguinte distribuição:licenciatura em Ciências Exatas, em Ciências Biológicas, Engenharia da Aquicultura e Pesca, Engenharia de Cartografia e Agrimensura e Arquitetura para Santo Antônio da Platina, além de um núcleo da reitoria. Medicina para Cornélio Procópio, e Engenharia de Produção e Engenharia de Energias Renováveis para Bandeirantes.

FONTE: Jornal Tribuna do Vale

Festividades de aniversário de 147 anos de Tomazina foram transferidas para 15 de junho

A comissão organizadora das festividades de aniversário do município de Tomazina decidiu transferir a data das comemorações para o dia 15 de junho. O mau tempo da última semana fez com que as obras de reformas do Estádio Moises Cheire, onde a Seleção Brasileira de Master iria jogar no domingo, atrasassem. Outro fator que culminou com a transferência das festividades é a previsão do tempo. Os institutos estão prevendo temporais para toda a região do Norte Pioneiro na próxima semana.
O prefeito Guilherme justifica a mudança da data afirmando que as festividades são realizadas para que a comunidade possa participar e o mau tempo faz com que o brilho evento seja ofuscado, “todo o empenho da nossa equipe para realizar uma grande programação para as festividades, tem um único objetivo, oferecer momentos de lazer para nossa comunidade e para os turistas que vem visitar o nosso município, infelizmente a previsão do tempo indica tempestades par toda a nossa região, sendo assim, optamos por transferir a data para o dia 15 de junho. O rodeio que começa no dia 5 segue com sua programação normal” afirmou Guilherme.
O rodeio tem sua programação normal e começa no dia 5 de junho  com a presença do locutor Marco Brasil, na seqüência show com a dupla Felipe & Fabrício. No dia 6 de junho os tomazinense e turistas vão curtir o som do conjunto Thê Garotos. Sábado dia 7 de junho é a vez do cantor Everton Mesquita. No último dia, domingo 8 de junho, a manhã começa com a tradicional cavalgada, uma das maiores do Norte Pioneiro, que já registrou a presença de aproximadamente 1200 participantes, grande queima de fogos.  No período da tarde grande bingo que vai oferecer com prêmio principal um carro zero quilometro. E fechando as comemorações show com a cantora Michele Reich. Todos os dias após os shows, Rave sertaneja. 

ASSESSORIA

Campanha do Agasalho será lançada neste sábado em Jacarezinho

A Campanha do Agasalho 2014 será lançada oficialmente em Jacarezinho no próximo sábado, 31, às 9 horas em frente à Prefeitura Municipal. As pessoas que quiserem doar também podem deixar os produtos na Câmara Municipal, a meta é atender aproximadamente 2.000 famílias.
Também no sábado, equipes passarão pelos bairros da cidade arrecadando as peças doadas pela população. As doações podem ser feitas nos pontos de arrecadação, como: Provopar, Bancos (Banco do Brasil, Caixa Econômica e Itaú), Colégios, Paróquias, Corpo de Bombeiros, Correios, Câmara Municipal e Faculdades. Neste ano as empresas: Unimed, JBS, Usina Jacarezinho, Usina Dacalda e BBA também estão doando cobertores para as famílias jacarezinhenses.
Lançada em 2011, a Campanha Espalhe Calor foi responsável, em dois anos, pela arrecadação e entrega de 256.857 cobertores para 140.965 famílias cadastradas nos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social. Foram entregues ainda mais de 970 mil peças de roupas e agasalhos para 243,8 mil pessoas, 110,7 mil pares de luvas e 1.156 colchões em todo o estado.


12ª DP, do Norte Pioneiro, tira 8,8 em avaliação de qualidade

A 12ª Divisão Policial, sediada em Jacarezinho, tirou 8,8 na avaliação de qualidade feita pela Divisão Policial do Interior (DPI) divulgada na tarde desta terça-feira, 27.
Segundo o delegado-titular da DPI, Rogério Antonio Lopes, a busca pela qualidade no trabalho policial vem sendo feita através de uma capacitação continuada aplicada pela DPI a todos os policiais do interior e litoral do Estado desde agosto do ano passado. “Essas notas que avaliam o desempenho de cada subdivisão foram dadas por uma comissão julgadora e tiveram como parâmetros dez critérios bem claros de avaliação do trabalho das subdivisões nesse período de agoto para cá”, explicou Lopes.

Cada subdivisão policial do interior foi avaliada segundos os seguintes critérios: lideranças e resolução dos problemas; nível de comprometimento da equipe; estrutura física e racionalização do prédio; motivação e estímulo da equipe; recebimento e primeiro contato com a população (nos critérios de delegacia cidadã adotados pela DPI o cidadão deve ser tratado como cliente); qualidade do atendimento integral ao cliente, qualidade do inquérito policial; qualidade do Boletim de Ocorrência (BO); planejamento operacional; e capacitação continuada dos servidores.
Moradores pedem fechamento de cadeia

Moradores pedem fechamento de cadeia

Após a segunda rebelião em 40 dias, que ocorreu na noite de 1 de maio, a carceragem de Santo Antônio da Platina ficou toda destruída. Dos 52 presos abrigados no dia do motim, quando um agente permaneceu refém durante 7 horas, apenas 12 detentos permanecem no prédio – nove mulheres e três homens. Os prejuízos, considerados de grande porte pelo delegado Tristão Borborema de Carvalho, ainda não foram calculados. Também não há prazo para o início da reforma.
Entre tantas obras não concluídas, esta é uma que os moradores, principalmente os vizinhos à delegacia, não têm pressa nenhuma em ver terminar. A dona de casa Maria Luiza Teixeira dos Santos diz que mudou-se para a Vila Claro há menos de um mês, mas já cogita nova mudança se a situação continuar tensa. “A sensação de insegurança é constante. Aqui não é lugar para cadeia. Em vez de reformar, por que não constroem em outro lugar?”, questiona.
Laudicéia de Moraes, empregada doméstica de uma casa vizinha à delegacia, contou que estava sozinha na noite da rebelião. “Meu patrão me ligou, pediu para eu trancar a casa e sair correndo daqui. Toda vez que acontece uma rebelião é um trauma”, lamentou.
Com dificuldades para executar o plano de esvaziar as carceragens de delegacias do Paraná, a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Seju) informou, por meio da assessoria, que não descarta a volta de presos após a reforma na unidade. A secretaria, porém, não citou prazos.
A carceragem tem capacidade para 32 presos. Na primeira rebelião deste ano, no dia 23 de março, a cadeia abrigava quase 100 internos. Desta vez, de acordo com Carvalho, não havia a mesma superlotação. “O que ocorreu, na verdade, foram cenas de selvageria e ataque a policiais após uma tentativa frustrada de fuga. Não havia reivindicações consistentes”, contou.
Segundo o delegado, após a libertação do policial refém e da desgastante negociação com a Seju, 23 presos foram transferidos para a Casa de Custódia e Penitenciária Estadual de Londrina. Cinco detentos que estavam prestes a cumprir a pena foram colocados em liberdade pela juíza Maristella Andrade de Carvalho. Nenhum preso ficou ferido. O agente sofreu ferimentos leves e já está trabalhando.


FONTE: Jornal Folha de Londrina

Prefeitura recebe membros da OAB-PR e tem garantia de apoio a projetos antidrogas

A prefeitura Municipal de Cornélio Procópio, através do Demad (Departamento Municipal Antidrogas), recebeu o presidente da comissão de políticas de drogas da OAB-PR (Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná), Diogo Bulcce, na última semana. Durante reunião realizada com o presidente do Demad, pastor Elder de Souza, e o presidente da comissão, foram discutidos meios de solução para a recuperação de dependentes químicos. Segundo o Pastor, a equipe da OAB, sediada em Curitiba, realiza trabalhos voluntários para retirar pessoas do vício e prevenir a iniciação de jovens ao uso de tóxicos.
Souza planeja realizar um foro antidrogas em Cornélio e reestruturar o conselho municipal antidrogas. “Estamos procurando realizar ações eficientes e que coincidam com os projetos do prefeito Fred Alves (PSC), em proteger a população das drogas e poder tratar aqueles que já estão com algum tipo de dependência”, contou o Pastor. Bulcce, que se disponibilizou a vir em Cornélio e conhecer os projetos do município, uniu laços com a cidade para retirar pessoas do mundo das drogas.

“A solução dos problemas tem que começar com a conscientização da importância de deixar a dependência de drogas e álcool. As famílias precisam saber como lidar com a situação, pois somente assim, o poder público poderá ajudar esses dependentes”, disse o presidente da Ordem. Em Cornélio, o Demad tem ajudado pessoas com vícios através de internamentos e medidas preventivas. Junto com Bulcce, estiveram os assessores da OAB Rafael Sfredo e Cassius Tramontina. (Comunicação / Prefeitura)

O Senadinho da Paraná em Luto

Em cada lugarzinho onde se mora e se vive sempre existem figuras interessantes na comunidade local. Algumas dessas pessoas são carismáticas, polêmicas, populares e têm até as esquisitas, logicamente cada uma vivendo a sua vida e o seu mundo, mas nunca deixando de ser destaque onde vive.
Aqui vou tratar de uma pessoa estritamente popular e carismática. No início da década de 70, como guarda mirim tive a satisfação de trabalhar com ele no Banco Mercantil e Industrial do Paraná “Bamerindus”, onde hoje é a loja Móveis Romera.  À época, ele vigilante, todo uniformizado, pois seu trabalho assim o exigia, sempre imponente, garboso, falante por natureza, antenado com os acontecimentos de uma cidade provinciana como a nossa.
Uma de suas paixões era o futebol, torcedor fanático pela Sociedade Esportiva Palmeiras, ostentava com orgulho a camisa do seu time.
Nunca me esqueço do tempo em que ele bebia, gostava de bebida destilada, uma boa cachaça, de preferência gelada. Quando o Bamerindus adquiriu o Bancial, logo de manhã, ele colocava um copinho de aguardente na geladeira, para que, quando chegasse o seu horário de saída para almoço, daria um trago. Mas, algumas vezes, sorrateiramente, sem ele e ninguém perceber misturava água na sua bebida predileta, tirando o seu sabor. Do mesmo jeito que ele colocava o líquido na boca, devolvia na mesma proporção.  A minha alegria era tamanha em vê-lo esbravejar aos berros, usava palavrões e queria saber quem era o infeliz que fizera aquilo. Evidente, que isso, não durou muito tempo, logo ele descobriu que era a minha pessoa e falou um bando de coisas e aí parei.  Essa passagem hilariante me marcou bastante em nossa convivência.
O banco tinha uma imensidão de papéis, isso ia acumulando no dia a dia e como tudo era confidencial, não podia jogar no lixo e menos ainda doar, na época nem se falava do ecologicamente correto. Todo final de semana, após o expediente bancário, pegávamos um carro do banco e íamos queimar as papeladas no famoso “campo do japonês”, próximo do morro da Telepar, hoje bairro Jardim Delamura. Na volta parávamos no Bar do Alberquino, ele tomava um trago e eu comia um pudim.
Era técnico do time de futebol da agência bancária, atuava como juiz de futebol em toda região, inclusive foi amigo de apito do Ordoval Spiacci.
Morou anos na Rua Marechal Deodoro com sua esposa e companheira Hilda Rossito, costureira de mãos habilidosas, o casal tem um filho, o Junior. Infelizmente, ela nos deixou há alguns anos.
Com o passar do tempo, deixou o vício, e passou a cuidar mais da saúde, exercitava-se, gostava de todos os dias fazer a sua caminhada tradicional, saía de sua casa próximo da SEAB, antiga SAIC e o destino era o Aeroporto, indo e vindo.
Em 19.10.2011, fiz um artigo sobre a sua ausência no Senadinho, a nossa Boca Maldita, da Rua Paraná, sem ele, as reuniões da manhãzinha com os amigos na principal rua da cidade, não é a mesma. Perdeu-se o encanto; os acontecimentos, as novidades, os falecimentos, as piadas, principalmente o futebol que tanto gostava, já não tem tanta graça.
Estou me referindo ao conhecidíssimo “Frangão”, seu apelido que carregou a vida inteira, seu nome de batismo Walter Dolens Rosa, pessoa estimada, companheiro, amigo e que, de repente, se afastou de tudo e pouco saía de casa.
Infelizmente no sábado de madrugada, 24 de maio, faleceu aos 74 anos, em sua residência e foi sepultado à tarde do mesmo dia.
A triste notícia só chegou-me sábado à noite e quero aqui prestar essa singela, porém, sincera homenagem àquele que sempre conheci com um largo sorriso no rosto, nunca reclamava da vida, a não ser quando o seu, o meu, o nosso “Alviverde” perdia.
Frangão descanse em paz, meu amigo!


* Vicentinho é licenciado em historia e bel. em direito
Dia do Desafio começa com programação na praça Rui Barbosa

Dia do Desafio começa com programação na praça Rui Barbosa

O Dia do Desafio começou logo cedo para população de Jacarezinho. Com solenidade oficial de abertura na praça Rui Barbosa e atividades físicas e recreações para crianças do município, a cidade que segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está atualmente com 40.221 habitantes disputará neste ano contra a cidade cubana de Santo Antônio Del Sur (26.165 habitantes).
O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio (Democratas) e várias autoridades do município se fizeram presentes no evento. “O mais importante que a competição é mobilizar a população para a importância da atividade física de pelo menos 15 minutos por dia”, destacou Dr. Sérgio.

Para participar do evento que acontece até as 21 horas desta quarta-feira (28), basta realizar qualquer tipo de atividade física e registrar pelo telefone 0800 643 6690 ou pelo site www.sescpr.com.br. O Dia do Desafio é realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio e tem como objetivo estimular as comunidades para adoção de uma vida mais ativa para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades.

Ribeirão Claro abre Dia do Desafio com atividade física

Autoridades e servidores públicos municipais participaram de uma sessão de alongamento no Salão Nobre da prefeitura de Ribeirão Claro, na abertura do Dia do Desafio 2014. O evento contou com a participação do prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV) e do gerente-executivo do Serviço Social do Comércio (Sesc) Jacarezinho, Sérgio Tibúrcio. A iniciativa do Sesc contou com o apoio da Secretaria de Esportes, departamento de Cultura e voluntários.
O dia começou com uma sessão de alongamento, seguida de uma partida de vôlei adaptado para o local. O público foi dividido em dois grupos e os participantes ganharam camisetas comemorativas do evento esportivo. Durante todo o dia, a equipe de educadores físicos passará por escolas, empresas e repartições públicas para incentivar a prática de exercícios públicos.
Para somar pontos, cada cidadão deve se exercitar por pelo menos 15 minutos e registrar sua participação através do telefone 0800 643-6690 ou pelo sitewww.sescpr.com.br. O Dia do Desafio começou em 1983, no Canadá, como forma de incentivar a prática de atividade física diária. A iniciativa é promovida no Brasil desde 1995 pelo Sesc São Paulo.
Segundo o gerente-executivo do Sesc, Sérgio Tibúrcio, muitos municípios deixam de participar do Dia do Desafio por falta de apoio dos prefeitos. “Aqui em Ribeirão Claro é diferente e nós agradecemos ao prefeito Maurício e sua equipe pelo apoio e parceria”, disse. Para a secretária de Turismo, Meio Ambiente, Esportes e Lazer, Edilaine Cavalhiéri Faganelli, o evento contou com a participação da população. “Agradecemos a disposição da população que sempre prestigia o Dia do Desafio”, agradeceu.

Para o prefeito Geraldo Maurício Araújo, o esporte é fundamental para manter boas condições de saúde. “Tive sérios problemas de saúde por ter sido sedentário e fumante durante um período da minha vida”, contou. “Desde então mantenho uma rotina de exercícios físicos e hoje tenho a saúde em dia, melhor do que a de muitos aqui”, brincou.
Ações motivacionais criativas ajudam a reter talentos

Ações motivacionais criativas ajudam a reter talentos

Para motivar seus funcionários, as empresas costumam oferecer alguns benefícios. Mas existem aquelas que procuram ações mais criativas que ajudam também a vida pessoal deles, como o casamento coletivo, realizado no mês de maio pelo Grupo Pioneiro. “Ações como essa transmitem a mensagem que mais que seus resultados e desempenhos, consideramos e valorizamos sonhos e desejos particulares. Os resultados são muitas vezes imensuráveis, mas é evidente a motivação e alegria, além do comprometimento refletidos em seu retorno ao trabalho após utilizar um programa ou participar de alguma ação”, afirma Tatiane Garcia Pereira, psicóloga de Recursos Humanos do Grupo Pioneiro.
O casamento coletivo aconteceu na Paróquia de Joaquim Távora, cidade onde a empresa está situada e toda a comunidade podia participar. A ideia surgiu nas pesquisas que são realizadas periodicamente com os funcionários. “Descobrimos que muitos colaboradores já viviam uma união estável com seus companheiros ou companheiras, mas tinham um certo receio em falar sobre isso. Pesquisando mais, descobrimos que muitos queriam casar, alguns tinham se conhecido dentro da empresa, mas adiavam a cerimônia por questões financeiras. Foi quando tivemos a ideia de proporcionar esse momento especial para eles”, conta a psicóloga.
Mas, não é só o casamento coletivo que foi realizado. Com o objetivo de mostrar o quanto o funcionário é importante para o Grupo Pioneiro, dentro da empresa foi implantada a biblioteca itinerante, que funciona com carrinhos de mercado personalizados com livros e revistas para leitura nas áreas de descanso.
“Já contávamos com uma biblioteca em parceria com o Sesi, que tem bom acervo e internet gratuita, mas percebemos que os funcionários não tinham tempo para ir até lá. Foi então, que decidimos levar esse serviço até eles”, relata Renato José Módolo, gerente de Recursos Humanos do Grupo Pioneiro.
Outro programa existente é o Plantão Psicológico, que oferece atendimento gratuito para os colaboradores. Segundo Tatiane Garcia Pereira, essa orientação é importante para ajudar a desmistificar algumas crenças e informações erradas, evitar a automedicação e amparar em momentos difíceis. “As pessoas se sentem acolhidas e seguras para desabafar suas angústias e dificuldades na vida e trabalho. Com a popularização de alguns termos psicológicos, muitos acabam fazendo um autodiagnóstico errado e procurando medicamentos sem orientação especializada. Quando necessário, ainda encaminhamos para tratamentos externos”, ressalta.
Todas essas ações trazem resultados positivos. A rotatividade de funcionários está abaixo de 3% por mês. “A rotatividade em nosso segmento é considerada normal devido ao grande número de colaboradores, mas estamos conseguindo um resultado muito bom”, aponta Renato José Módolo e acrescenta: “Essas ações positivas para motivação dos colaboradores, feitas aos poucos, muitas vezes, não é possível mensurar no primeiro momento, mas com o passar do tempo são observados os resultados. Prova disso é o grande aumento de currículos encaminhados para empresa no ano de 2014.”
Novas iniciativas
Até o final deste ano, estão programadas novidades. Em agosto, um profissional especializado irá fazer uma palestra sobre planejamento de orçamento familiar. Em setembro, a empresa pretende realizar a 1ª Feira do Rolo, em parceira com a Prefeitura de Joaquim Távora, onde os colaboradores poderão trocar produtos e objetos que não usam mais e quem confecciona algo também poderá vender no evento. “Queremos promover uma integração e ajudar a divulgar os trabalhos paralelos deles, injetando uma renda extra”, explica a psicóloga.
Os filhos dos colaboradores também são prioridades nos planos do Grupo Pioneiro. “A nossa intenção é fazer programas para a nova geração, ou seja, os filhos dos colaboradores. A ideia e criar uma "Caravana do Saber", para incentivar a educação, possibilitando avaliações como teste vocacional e vídeos educacionais, entre outros”, revela.
Para a empresa, todas essas ações são uma forma de ressaltar ainda mais os seus valores. “Somos uma instituição que valoriza os pilares familiares e essa é uma maneira de mostrar como respeitamos os colaboradores e suas famílias”, define Renato José Módolo.


FONTE: Paranashop

Prefeitura de Cornélio confirma cirurgias eletivas

O Prefeito de Cornélio Procópio, Fred Alves (PSC), anunciou oficialmente a aprovação, da Lei n°058/14, de abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 540 mil no orçamento financeiro do município. O crédito será utilizado para a realização de cirurgias eletivas através da Secretária Municipal de Saúde. Serão cerca de duzentas cirurgias que serão agendadas e realizadas no Hospital João de Freitas de Arapongas e Hospital Nossa Senhora do Rocio de Campo Largo.

A cirurgia eletiva são aquelas que não apresentam urgência de ser realizada, uma vez que, em nenhuma condição o paciente corre algum risco. É aquela em que se consegue escolher a melhor data para se realizar o procedimento cirúrgico e costuma acontecer depois de uma série completa de exames médicos. (Comunicação / Prefeitura) 

Projeto “Saúde dos Idosos” atende pessoas de todo Norte Pioneiro

Ainda são 14h30 na sede do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro em Jacarezinho. Faltam trinta minutos para o início do Projeto “Saúde dos Idosos”, mas os participantes já começam a chegar animados para esperaram mais um dia de atividades.
O Projeto tem vistas a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa com propósito de assegurar a intervenção precoce de situações vulneráveis, bem como a promoção e recuperação a saúde. Para o acolhimento desses pacientes, o CISNORPI contará com uma equipe multiprofissional: Médico Clínico Geral (Egle Vanzelli), Enfermeira (Kelly Rocha), Nutricionista, Educador Físico, Fisioterapeuta (Bruna Vanzeli), Psicóloga (Anne Kristine Mair) e Técnico de Enfermagem (Thais Santos e    Ana Lúcia Rodrigues). Estão sendo contratados novos profissionais. 
“A intenção é dar uma qualidade de vida mais saudável aos pacientes. No Projeto eles realizam atividades por todas as especialidades e já saem encaminhados para algo a mais que precisem”, ressalta a Psicóloga Anne Kristine Mair.
Além de consulta médica são realizados trabalhos terapêuticos que auxiliem em suas atividades diárias proporcionando mais autonomia, cognição, mobilidade e comunicação. Fora o atendimento, semanalmente três grupos (com 25 pessoas cada um) realizam estas atividades.
A enfermeira Kelly Rocha e a fisioterapeuta Bruna Vanzelli destacam que o começo foi muito difícil. “Fomos construindo a forma de atendimento. Cada um com sua opinião e hoje está consolidada a forma que o projeto está funcionando”, enfatiza Kelly Rocha.
Uma paciente animada é Maria de Lourdes de Moura, 74 anos. Ela explica que conheceu o projeto durante uma consulta na sede do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro. “Eu indico para outras pessoas. Antes eu estava quebrando as panelas em casa, depois de conhecer o projeto eu adorei e trouxe meu marido”, comenta aos risos.
Aparecida de Oliveira Pinheiro, 68 anos, ressalta que está se sentindo diferente e ocupa a cabeça. É a mesma opinião de Erotildes Ana Couta, 74 anos. “Conheci através de uma funcionária e gosto muito de vir no projeto”, complementa.
As pessoas, acima de 60 anos, que tiverem interesse de aderirem ao projeto “Saúde do Idoso” devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e pedir para ser incluído. “É importante lembrar que não diminui na cota de pacientes que cada município tem com o CISNORPI”, finaliza a psicóloga Anne Mair.


Começa limpeza do Ribeirão Ourinho

A empresa terceirizada para a limpeza do Ribeirão Ourinho já começou as atividades nesta semana. A informação foi repassada pelo Secretário Municipal de Conservação Urbana, Luiz Carlos Martoni, e o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio. Foram disponibilizadas 200 horas máquinas que irão auxiliar no trabalho em vários pontos.
“Já queríamos ter feito este trabalho antes. Mas com a grande quantidade de chuvas no ano passado e a falta de orçamento que pegamos em 2013 atrapalhou”, ressalta o Secretário de Conservação Urbana.
O local é uma grande preocupação do prefeito Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio. “Temos que fazer melhorias para evitar novos problemas como aconteceu em anos anteriores devido à grande quantidade de chuva que afetou nossa cidade e inundou ruas e casas”, comenta o prefeito.

O chefe do Poder Executivo já esteve em Curitiba para solicitar apoio do Governo Estadual, através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Instituto das Águas para uma melhoria definitiva. “Eles afirmaram que irão disponibilizar R$ 400 mil para a primeira etapa de revitalização do Ribeirão Ourinho”, explica Dr. Sérgio. 

Jacarezinhense disputa Troféu Católico à nível nacional



O cantor jacarezinhense Dago Soares disputa nesta quarta-feira, 28, o “Troféu Louvemos o Senhor” na cidade de Valinhos. Ele foi indicado pelo CD Deus de Milagre e Poder no prêmio “Melhor Álbum Independente”. A transmissão acontecerá a partir das 20h30 em todas as TVs Católicas do Brasil.
Pela rede social Dago Soares agradeceu por estar entre tantas pessoas escolhidas. “Estou muito feliz e grato por também ser um escolhido, sou prova viva de que a misericórdia do Senhor é realmente infinita”, enfatiza.

1º Encontro de Produtores de Leite em Ibaiti

Produtores do segmento do leite participaram do 1º Encontro de Produtores de Leite, em Ibaiti, nas dependências da Sorri, nesta sexta-feira, dia 23. Promovido pela Prefeitura Municipal de Ibaiti, através do prefeito Roberto Regazzo, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Turismo, laticínio Champion, Emater, Delicia Mineira, Agropecuária do Polaco, Tortuga, Laticínio Orolate, CRI Genética do Brasil, Unipaf, funerárias, laticínios Jussara, Pontrale Comércio de Veículos  e Implementos Agrícolas, Banco Bradesco e  laticínios Carolina, o evento foi destinado a Produtores de Leite e futuros produtores de leite de Ibaiti.
Durante todo o dia, tiveram a oportunidade de participar de um conjunto de palestras, para melhorar a produção leiteira do município. Entre as palestras estavam: Qualidade do Leite e Legislação, com o médico veterinário do Senar, Claudio Livramento; Palestra com o médico veterinário da CRI Genética do Brasil – Ricardo Mancilha; Alimentação e Manejo Animal, Gado de Leite com o zootecnista da Tortuga, Edgar Moser; Irrigação de pastagem – engenheiro agrônomo da empresa Irrigarural, Fábio Antonio Cagnin e Mecanização do leite, com a Pontrale, através do palestrante Diego Fernando Simão e Marcos Ribas e no final, entrega dos certificados dos cursos do Senar.

Em sua fala, o prefeito Beto Regazzo ressaltou a importância da aquisição de conhecimentos sobre questões atuais relacionadas a cadeia do leite, troca de informações com fornecedores e prestadores de serviços do setor e oportunidades de negócios entre a cadeia.

FONTE: Fernanda Ferraz

Dom Manoel Francisco assume Diocese procopense na Festa da Unidade

Cornélio Procópio – Será durante a realização da 9ª Festa da Unidade, no próximo domingo, dia 1º de junho, a posse do quarto bispo de Cornélio Procópio. Dom Manoel João Francisco substitui dom Getúlio Teixeira Guimarães, que passa a ser bispo emérito da diocese procopense. De acordo com a organização da catedral Cristo Rei, a solenidade começa a partir das 8 horas na quadra do colégio Nossa Senhora do Rosário com a recepção às 25 caravanas das cidades que integram o bispado. Conforme o Bispo Dom Getúlio Guimarães, o tema da Festa da Unidade deste ano, deverá propor uma reflexão sobre a importância da vida comunitária com o tema. “Este ano, a igreja Diocesana, Comunidades de Comunidades e o seu pastor terá como lema: Ide e fazei discípulos entre as nações (Mt 28, 19)”, explicou.
Após a recepção, grupos musicais deverão se apresentar e em seguida palestra com o bispo emérito, dom Getúlio Teixeira Guimarães. Após o pronunciamento de dom Getúlio, a caravana deverá seguir em caminhada para a catedral Cristo Rei. Nas escadarias da catedral, dom Getúlio entrega oficialmente a diocese para dom Manoel Francisco. Estão previstos pronunciamentos de autoridades e de bispos de várias dioceses do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Após receber o “Báculo”, o bastão de pastoreio, Dom Manoel preside a primeira missa como bispo da Diocese de Cornélio Procópio, no interior da catedral. O novo bispo, Dom Manoel Francisco foi transferido pelo Vaticano, no dia 26 de março, de Chapecó, Santa Catarina, para Cornélio Procópio  onde permaneceu durante 15 anos, de 1999 a 2014.
Missa e homenagem
Esta semana, dom Getúlio Guimarães continuou visitando as paróquias da diocese para se despedir da comunidade católica da região. Em Cornélio Procópio ele presidiu uma missa em Ação de Graças e recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Vereadores.  A missa realizada na Catedral Cristo Rei contou com a presença de autoridades, convidados e dos padres que trabalham nas capelas das cidades que integram a diocese. Após a cerimônia religiosa, dom Getúlio Guimarães foi homenageado pelo Legislativo pelos relevantes serviços prestados à comunidade local e regional com uma “Moção de Aplauso”, aprovada por unanimidade. O Prefeito Fred Alves (PSC) destacou a atuação do chefe de Igreja Católica como exemplo a todos os homens e mulheres que foram consagrados na vida religiosa. "Dom Getúlio tem uma história de trabalho e dedicação que ultrapassou as fronteiras do nosso município e merece toda a homenagem da nossa comunidade", disse o prefeito.

Dom Getúlio foi o terceiro bispo de Cornélio Procópio, desde a instalação da Diocese. Como já possui o título de Cidadão Honorário, entregue na década de 80, os vereadores desta legislatura decidiram homenageá-lo com uma Moção de Aplauso. A cerimônia de entrega do título foi realizada no altar da Catedral pelo presidente da Câmara, Edmar Gomes, com a presença de 10 dos 11 vereadores procopenses. Edmar Gomes ressaltou que a homenagem é justa e oportuna. “Como nosso bispo continuará vivendo em nossa comunidade, ele merece ser homenageado pela nossa sociedade e pelo povo procopense. Sua história de vida e dedicação é exemplo para todos nós. Dom Getúlio Guimarães é o exemplo vivo de dignidade, de amor pela igreja e pelos seus diocesanos. Que sua vida continue sendo abençoada”, afirmou o presidente da Câmara. (Comunicação/Prefeitura) 

Prefeitura recupera 10 mil metros quadrados de asfalto em Ribeirão Claro

A prefeitura de Ribeirão Claro executou a recuperação asfáltica de 10 mil metros quadrados de ruas do perímetro urbano. Ao todo cinco ruas foram incluídas nas obras com investimento de R$ 100 em recursos próprios e operários da Secretaria de Obras. A iniciativa faz parte do programa de recuperação de ruas criada pelo prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV).

Nessa etapa foram recuperados trechos das ruas Altamiro Batista de Araújo, Doutor Antônio Lemgruber, Osvaldo Amaral de Oliveira, Luiz Carlos Paraná e Joaquim Ribeiro Gomes. Ao todo foram gastos 15 dias para executar a obra por um total de 10 quadras. Uma nova operação tapa-buracos está prevista para iniciar assim que as condições climáticas forem favoráveis.

Rodeio da FETEXAS deste ano continuará em alto nível

O rodeio da FETEXAS em Jacarezinho já está ganhando espaço no cenário estadual e nacional. Este fato deve-se a grande repercussão da competição de 2013. Além disto, esta edição irá entregar um Fiat Pálio 0Km, parceria com a revendedora SAMP FIAT, e premiação em dinheiro até a décima colocação.
O jacarezinhense adora o Rodeio, por isso resolvemos valorizar essa atração da Fetexas. Com melhores prêmios teremos melhores competidores, elevando o nível da disputa”, explica o presidente da ACIJA, Laércio Taborda. “Agradecemos ao Celso Schimidt (proprietário da Samp Veículos) pelo apoio, especialmente nesse momento em que inicia suas atividades empresariais também em Jacarezinho”, destaca Taborda.
O Fetexas Rodeo Show ficará sob a responsabilidade da mesma equipe de 2013 - a Companhia Livramento, dos irmãos Mauro e Adriano Brosco, que é juiz de rodeio. Atendendo a um pedido do prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, e dos organizadores da Fetexas, haverá uma prova especial na quarta-feira (Qualifying) para escolha do melhor competidor de Jacarezinho. “Recebemos muitos pedidos de peões locais, e achamos justo que eles tenham uma oportunidade em nossa festa, na companhia de peões profissionais de extrema perícia e qualidade”, conclui Dr. Sérgio.


Secretário Estadual de Agricultura recebe título de Cidadão Honorário do Paraná

Na segunda-feira à noite (26), a Assembleia Legislativa do Paraná promoveu sessão solene para outorga do título de Cidadão Honorário do Paraná, ao secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.
A proposição conjunta dos deputados Pedro Lupion (Democratas) e Artagão Júnior (PMDB), atendeu ao conteúdo da Lei estadual nº17.764/ 2013.
Na solenidade o deputado Pedro Lupion destacou o curriculum do secretário estadual que é formado em economia e técnico agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria.
“Norberto é funcionário público de carreira da secretaria de estado da agricultura e abastecimento desde 1979, já realizou as funções de pesquisador, analista de mercado, diretor e diretor geral. De 2006 a 2010 foi secretário municipal de abastecimento de Curitiba, e desde de 2011 atua como secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná”, apontou o deputado.
Lupion lembrou que quanto secretario municipal de abastecimento de Curitiba, Norberto foi responsável pela política de melhoria da qualidade alimentar e nutricional do curitibano, através dos programas Armazéns da Família e do Restaurante Popular, o que chamou ser a melhor fase de atenção alimentar às famílias carentes da capital.
“Ortigara é um homem do campo, uma figura pública que  sempre manteve uma postura correta, proba e digna. Coordenou e foi responsável por uma grande equipe de pesquisas agrícolas (IAPAR), assistência técnica (EMATER), defesa sanitária (ADAPAR), abastecimento alimentar (CEASA), serviços ligados ao campo (CODAPAR), agroecologia (CPRA) e sempre desenvolveu um trabalho exemplar, de referência e com extremada dedicação”, deslumbrou o parlamentar.
A solenidade contou com a presença de várias autoridades, entre elas o governador Beto Richa (PSDB), o presidente e o 1º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, deputados Valdir Rossoni (PSDB) e Plauto Miró, respectivamente.


FONTE: ASSESSORIA

Alistamento Militar poderá ser realizado até junho

O alistamento militar é obrigatório para jovens do sexo masculino e que já tenham completado 18 anos. A data é até o dia 30 de junho. Em Jacarezinho o jovem deve comparecer na Junta Militar levando consigo os seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Casamento ou Carteira de Identidade original, Certidão de Naturalização (para os brasileiros naturalizados), Registro de Emancipação (no caso dos índios), 2 fotos 3×4 (sem data e recente) e um comprovante de residência.
Desde 1906, o alistamento militar é um ato obrigatório a todo brasileiro nato ao completar 18 anos de idade. Em tempos de paz, as mulheres são isentas de alistar-se. Após a inscrição, o jovem recebe o Certificado de Alistamento Militar, com a indicação de uma data para realizar a Seleção Geral, comumente organizada entre os meses de julho e outubro.
A seleção é feita em diferentes etapas e antes de ser convocado, o jovem passa por uma Comissão de Seleção que tem como objetivo avaliar todos os alistados levando em consideração seus aspectos físicos, mentais e morais. Também são formadas comissões fixas e volantes que se distribuem pelo país durante os meses de Julho, Agosto e Setembro.

Em Jacarezinho a Junta Militar espera o alistamento de aproximadamente 400 jovens, sendo destes, apenas 50 servem o Tiro de Guerra 05/007. O local de alistamento fica na Avenida Getúlio Vargas, ao lado do prédio da Prefeitura Municipal. 

Prefeitura instala lixeiras na zona rural



A prefeitura já realizou a instalação de lixeiras em diversos pontos de estradas rurais que pertencem ao município de Cornélio Procópio. A instalação destes coletores era uma reivindicação dos produtores rurais que tiveram seu pedido atendido pelo prefeito Fred Alves (PSC). “Pedimos atenção aos produtores para que depositem nas lixeiras apenas os lixos recicláveis para que estes possam ter uma destinação correta”, lembrou o prefeito Fred.
Segundo o secretário de agricultura, Maurílio Soares, o recolhimento dos materiais acontecerá semanalmente de acordo com cronograma que está sendo divulgado na mídia e entregue para os produtores de cada região da cidade. (Comunicação / Prefeitura)
Cornélio fica com Medicina e Santo Antônio com reitoria e 5 cursos

Cornélio fica com Medicina e Santo Antônio com reitoria e 5 cursos



O prefeito platinense Pedro Claro de Oliveira Neto informou por telefone na noite desta segunda-feira, dia 26, que o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, propôs, durante reunião ocorrida na parte da manhã, em Curitiba, alguns cursos para os platinenses e para os prefeitos de Bandeirantes, Celso Silva e de Cornélio Procópio, Fred Alves, também presentes.
O assunto tratado foi à extensão do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná, reivindicado pelos três municípios.
Cornélio, como era esperado, ficou com Medicina; Bandeirantes com Engenharia de Produção e Engenharia de Energias Renováveis e Santo Antônio da Platina com licenciatura em Ciências Exatas, Licenciatura em Ciências Biológicas, Engenharia da Aquicultura e Pesca, Engenharia de Cartografia e Agrimensura e Arquitetura.
O chefe do executivo adiantou que pedirá uma reunião entre a Comissão de Cidadania em Defesa da Medicina, vereadores e prefeitos da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro nos próximos dias para discutir o que fazer com a proposta.
Embora a boa vontade do prefeito seja praticamente certo que a decisão já foi tomada pelo Ministério da Educação junto coma a UFPR e o que o reitor pretende é somente aparar arestas até porque no dia cinco de outubro haverá eleições.
A campanha feita na região é considerada histórica. Nunca o Norte Pioneiro se mobilizou de maneira tão forte e apartidária como a que agora se revela não uma derrota, mas tampouco uma vitória. O resultado é que outras campanhas devem ser desenvolvidas visando o bem comum.
Pedro Claro também informou que a cidade será sede da reitoria, que é a administração do campus, o que também é vantajoso porque trará mais empregos e um relativo poder de decisão. A ideia é, além dos cinco já indicados para Santo Antônio, abrir outros cursos superiores em Siqueira Campos, por exemplo.
Tudo leva a crer que, "batido o martelo" há a possibilidade de se promover concursos vestibulares para os primeiros cursos quase acordados nesta segunda-feira no meio do ano que vem.
O deputado estadual Pedro Lupion (DEM), o presidente da Amunorpi,o prefeito de Barra do Jacaré e presidente da Amunorpi, Edmar de Freitas Alboneti (PP), os prefeitos de Siqueira Campos, Fabiano Lopes Bueno (PSB), Tomazina, Guilherme Saliba (PSD),o vice-prefeito platinense Jorge Garrido(PMDB), o chefe da Ciretran, Jeferson Oliveira, e oito dos nove vereadores de Santo Antônio da Platina também estavam em Curitiba e chegaram a participar de uma reunião prévia com o reitor. Mas, o encontro mais importante foi mesmo com os três prefeitos e a portas fechadas.
Enquanto o vereador Valdir do Foto (PSB) ficou satisfeito, "todos queríamos Medicina, mas é melhor esses cinco cursos do que nada",declarou. O colega, Aguinaldo do Carmo(PSC) tem opinião distinta, "sou irredutível,o curso de Medicina tem que ser implantado em Santo Antônio e não Cornélio, devemos insistir nesse reivindicação",defende.

FONTE: NPDIARIO
Curso de Gestão Rural

Curso de Gestão Rural

Santo Antonio da Platina - O Sindicato Rural Patronal de Santo Antônio da Platina está formando turma para o curso de Gestão Rural. Segundo o presidente do sindicato, José Afonso Junior, o curso será gratuito e tem como objetivo, oferecer ao produtor, ferramentas para analisar sua propriedade rural através de um diagnóstico, custos de produção, estratégias de comercialização, especificidades do setor e realizar plano de ação. Ele informou que o curso tem como público alvo, o Trabalhador e o Produtor Rural. A carga horária será de 40 horas e as vagas variam de 10 a 14 alunos. A idade mínima para participar do curso de Gestão Rural é de 16 anos.                                         
Formação Profissional

O sindicato informou ainda que está previsto a realização de curso de Formação Profissional Rural com programação de aperfeiçoamento e treinamento na agricultura regional. O objetivo é estabelecer, recuperar e reformar pastagens, minimizando os riscos de fracasso na execução destas atividades. Dirigido a trabalhadores e produtores rurais, o curso terá carga horária de 24 horas e existem vagas para 10 a 15 alunos. Para participar o aluno deve ter 18 anos e ser alfabetizado. No Conteúdo Programático os temas são Estabelecimento de pastagens;  Fases e método do estabelecimento; Escolha de forragem; Estacionalidade de produção de forrageiras; Calagem e adubação de pastagens; Degradação das pastagens; Conceitos de recuperação e reforma; Recuperação das pastagens; Estratégias de recuperação; e Reforma ou renovação de pastagem. Informações na sede do Sindicato, na Avenida Oliveira Mota 671, ou pelo telefone (43) 3534-1503. (Assessoria/Sindicato) 

Técnicos agrícolas visitam Carlópolis para conhecer plantio da goiaba

Buscando a diversificação da produção agrícola no município, a secretaria de Agricultura através da equipe técnica da Emater realizou uma visita técnica na cidade de Carlópolis para aperfeiçoar técnicas e busca de informações sobre o plantio de goiaba, em virtude da procura por produtores locais.
Na ocasião o produtor Marcelo Romagnolo que é um dos principais interessados em iniciar a produção na cidade e que tem a intenção de plantar cerca de 300 pés dessa cultura, acompanhou a visita.
Foram visitados alguns produtores, as plantações, assim como a APC – Associação de Produtores de Carlópolis, onde boa parte dessa fruta é preparada classificada e embalada para despachar para grandes centros consumidores.
“Marcelo demostrou-se otimista após conhecer o processo de produção e rentabilidade da fruta e animado a iniciar essa nova cultura em sua propriedade”, comenta o agrônomo Mauricio Gondo.


FONTE: Tribuna de Amoreira

Pré candidatura cresce a cada dia

Nesta semana o pré-candidato a deputado federal pelo Norte Pioneiro, Paulo Leonar, esteve visitando o popular Padre Zezinho, ex-pároco de Wenceslau Braz que foi muito perseguido pelos comunistas e teve que se mudar para Arapoti. Zezinho está construindo em Arapoti um novo templo e recebeu o pré-candidato para aconselhamentos e benção.
O padre está muito empolgado com a pré-candidatura cujo é um dos incentivadores: "O Paulo é uma pessoa preparada para representar nossa região, ele é totalmente diferente de outros políticos que já me procuraram", salientou o Padre.

Sobre a visita Paulo postou na sua página no face que: "Pessoas com talento e vocação para servir o próximo nunca desistem dos seus sonhos, mesmo diante das perseguições políticas! Muito obrigado por apoiar e abençoar a minha caminhada. Afinal de contas se Deus é por nós, quem será contra nós?”.
O prefeito Guilherme Saliba, de Tomazina, recepcionou nesta quinta-feira,dia 22,o coordenador da Seleção Brasileira de Master,Antônio Lucas, que esteve na cidade para participar de uma palestra para atletas e seus pais da Escolinha de Futebol da Seleção Brasileira que está sendo implantada no município e será inaugurada oficialmente no aniversário do município, que, entre outras festividades, vai contar com a presença da Seleção Brasileira de Master que fará um jogo amistoso, enfrentando um combinado local.Dia dois é também aniversário de emancipação política do município.
Toninho Lucas destacou a importância de o prefeito Guilherme estar oferecendo todo apoio para a abertura da unidade em Tomazina.O  ex-atleta detalhou os principais trabalhos.“O foco é formar primeiramente o homem, o futebol, bem como a carreira de cada atleta, vem esforço de cada um. Nós vamos estar aqui para dar todo o suporte a esse esforço, incentivar e contribuir com a nossa experiência na formação desses futuros atletas. Todo o nosso trabalho será supervisionado por atletas ex-campeões brasileiros. Os jogadores que sobressaírem serão encaminhados para o nosso Centro de treinamento, com sede em Ourinhos/SP, onde nossos profissionais irão trabalhar os principais fundamentos e as possíveis deficiências que eles apresentarem”,explicou.
Toninho Apresentou na oportunidade o atacante David Junior de 17 anos, natural de Tomazina e residente em Arapoti, que foi aprovado em seletiva que aconteceu em Ourinhos no dia 17 deste mês. O adolescente embarca dia nove de junho para Porto Alegre, onde vai se apresentar no Esporte Clube Internacional de Santa Maria.
A Escolinha Futebol da Seleção Brasileira de Tomazina já conta com aproximadamente 75 atletas inscritos e a previsão é que o número de participantes chegue a 100 atletas.

O prefeito Guilherme doou os uniformes que foram apresentados e falou da importância da iniciativa em dois aspectos:“O primeiro é tirar as crianças da ociosidade e oferecer a prática do esporte que o brasileiro mais gosta que é o futebol e o segundo é a possibilidade de um mais um tomazinense entrar para o seleto mundo profissional. Vamos dar um presente duplo para nossa comunidade, o primeiro é a entrega do Estádio Moisés Chueire para nossos desportistas e o segundo é a tão sonhada escolinha de futebol que agora já é realidade. Outra grande importância também é afastar nossas crianças do mundo das drogas que infelizmente rondam as nossas comunidades”.

FONTE: ASSESSORIA