Professora é candidata única à reitoria da Uenp

Apenas uma chapa se inscreveu para participar da eleição que vai definir o novo reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). A chapa é encabeçada pela professora Fátima da Cruz Padoan, atual diretora do campus da instituição em Cornélio Procópio, e tem como candidato a vice o professor de Biologia Fabiano Gonçalves Costa, do campus de Bandeirantes. 
O processo eleitoral foi denominado "consulta à comunidade universitária" e o voto não será paritário, ou seja, não terá o mesmo peso para todos os eleitores. O voto do professor terá peso de 70%, dos estudantes 15% e dos funcionários os outros 15%. A comissão eleitoral ainda está fazendo o levantamento para saber o número de eleitores em cada categoria. 
A consulta à comunidade universitária está marcada para o dia 5 de junho. No dia 11, o Conselho Universitário volta a se reunir para homologar o resultado e elaborar a lista tríplice que será encaminhada ao governador Beto Richa (PSDB), a quem cabe a decisão sobre o novo reitor. 
Campanha
O fato de haver apenas uma chapa não é motivo comodismo para a professora Fátima Padoan, que pretende fazer uma campanha como se houvesse outros candidatos. Ela diz que vai visitar todos os setores da universidade nos três campi da instituição. "É essencial que as pessoas conheçam o nosso trabalho, que tomem conhecimento das nossas propostas", afirma. 
A professora considera prioridade que a Uenp amplie seu campo de atuação em toda sua área de abrangência, incentivando o ensino, a pesquisa e a extensão. Para ela, a universidade deve contribuir de forma direta com o desenvolvimento regional. 
Como não há mais candidatos, também não haverá debates, mas a comissão eleitoral marcou três datas, todas no mês de maio, para que a chapa inscrita faça apresentação de suas propostas: dia 14 em Jacarezinho, dia 19 em Cornélio Procópio, e dia 22 em Bandeirantes. As apresentações são abertas à comunidade externa. 
Afastamento
O professor Eduardo Meneghel Rando, primeiro reitor eleito da Uenp, pediu afastamento do cargo por problemas de saúde no final de julho de 2013. O mandato dele terminaria no final deste ano. 
O vice-reitor, Rinaldo Bernardelli Junior, tomou posse como reitor em exercício no dia 31 de agosto, tendo 30 dias de prazo para reunir o conselho e definir as regras da eleição. Bernardelli recorreu à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para esclarecer algumas dúvidas sobre o processo, o que acabou atrasando a definição da data.


FONTE: Eli Araújo – Jornal Folha de Londrina
FOTO: Gustavo Carneiro
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???