Richa critica governo federal e compara seu governo ao de Requião

Crédito: Marcos Junior
Em visita nesta sexta-feira, 28, à 42ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial do Norte Pioneiro (Efapi), em Santo Antônio da Platina, o governador Beto Richa fez um relato de suas ações em vários setores e comparou sua gestão a do ex-governador, atual senador Roberto Requião. Entre as obras e melhorias destinadas à região, Richa anunciou a duplicação da PR-092, entre Jaguariaíva e Santo Antônio da Platina, com projeto de extensão até a divisa do Estado de São Paulo. O governador estava acompanhado do deputado federal Abelardo Lupion (DEM) e do deputado estadual Pedro Lupion (DEM).
Crédito da foto: Antônio de Picolli
Tanto em entrevista coletiva quanto em discurso durante a posse do novo presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), Edmar de Freitas Alboneti (PP), Richa comentou sobre a atuação do ex-governador. “ Um exemplo é em relação à segurança pública. O ex-governador assumiu sua gestão com 16 mil policiais e teve a coragem de entregar com 15 mil. Hoje temos 21.300 mil policiais e 2.400 em formação, além viaturas novas doadas a várias cidades”, disse.  Beto ainda afirmou que Requião (ele não citou nome, apenas se referiu ao peemedebista como ex-governador), é o senador que mais falta nas sessões e que para evitar votar na CPI da Petrobrás, viajou para as Ilhas Gregas.
Crédito da foto: Antônio de Picolli
Ele ainda disparou contra o governo federal, que acusa de cometer um crime contra o Paraná, em relação ao repasse de recursos financeiros. “Cansei de ir a Brasília e ser enganado. Eles diziam que em breve os recursos estariam liberados. Eu vinha embora esperançoso e depois descobria que havia sido enganado”, reclamou.
Amunorpi
Richa elogiou bastante a Amunorpi, em especial, a gestão do prefeito de Tomazina Guilherme Saliba Costa, e parabenizou Edão pela posse. “Tenho certeza que ele fará uma gestão com base na união, em parceria com todos os prefeitos”, disse. Para o governador, a Amunorpi está entre as melhores e mais ativas associações do Estado.
A nova diretoria ficou composta da seguinte maneira: presidente: prefeito de Barra do Jacaré, Edimar de Freitas Alboneti (Edão) – PP, 1º vice-presidente: prefeito de Wenceslau Braz, Athayde Ferreira dos Santos – PSD; 2º vice-presidente: prefeito de São José da Boa Vista – Sérgio Kronnéis – PSDB.Conselho Fiscal: Prefeito de Tomazina, Guilherme Cury Saliba Costa – PSD, prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria – DEM; prefeito de Siqueira Campos, Fabiano Lopes Bueno – PSB; prefeito de Ibaiti – Roberto Regazzo – PSB; prefeito de Figueira, Valdir Garcia – PP, e prefeito de Pinhalão, Claudinei Benetti – PSD.
O deputado federal Abelardo Lupion disse que o momento é de reflexões. ‘Temos que olhar para o passado para não cometermos os mesmos erros e pensar no futuro para saber o que deve ser feito. Depois de seis anos de mandato, não sou mais candidato. Já fiz a minha parte, mas é preciso deixar nosso nome na história, trabalhar para ajudar a nossa região a se desenvolver”, disse conclamando a todos a votar em Beto Richa nas próximas eleições. Abelardo também elogiou a Amunorpi. Na sua opinião, a associação é a melhor do Estado.
O deputado Pedro Lupion agradeceu o prestígio do governador na Efapi, parabenizou Guilherme Saliba Costa pela gestão a frente da Associação e encorajou Edão em sua nova jornada. “Ele é um homem simples, mas sabe trabalhar em equipe. Vai fazer uma gestão competente e unida”, disse.Pedro também falou sobre a discriminação que o governo federal faz em relação ao Paraná. “Beto Richa tem que matar um leão por dia, mesmo assim tem trazido conquistas importantes ao Estado e para o Norte Pioneiro. São obras de infraestrutura, de segurança, para a agricultura. Além disso, ele recebe prefeitos da região constantemente e poucos saem sem ser atendidos”, salientou lembrando que o governador foi o único a visitar os 399 municípios do Estado.
O prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto disse que era uma honra receber tantas autoridades e lembrou que o governador tem sido generoso com Santo Antônio da Platina. “Ele autorizou a construção da Unidade de Terapia Intensiva Adulta, que vai somar com a neonatal, está viabilizando 450 casas pela Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), conseguiu uma escola profissionalizante para qualificar nossos jovens ao mercado de trabalho, esses dias entregou um aparelho de raio-X para o Hospital Nossa Senhora da Saúde, anunciou uma nova escola de primeiro grau no Aparecidinho 1 e 2, R$ 550 mil para recape asfáltico, recursos para compra de maquinários e dois caminhões trucados, que já chegaram e estão trabalhando.
O ex-presidente, Guilherme Saliba Costa disse que entrega a presidência em boas mãos. Agradeceu a presença de todos, em especial do governador, citou algumas obras conquistadas pelos municípios da Amunorpi e desejou felicidade ao novo presidente.
Novo presidente da Amunorpi

O prefeito de Barra de Jacaré, Edmar de Freitas Alboneti estava visivelmente satisfeito pela sua posse como presidente da Amunorpi. Ele disse que suas prioridades são a saúde e a educação dos municípios que compõem a associação. ‘Vamos ajudar a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), a trazer o curso de Odontologia. Ao mesmo tempo, continuamos nossa luta pela faculdade de medicina em Santo Antônio da Platina. Quero trabalhar no mesmo ritmo que o Guilherme. Se eu conseguir empatar com ele em termos de competência já estarei satisfeito”, concluiu.

FONTE: Gladys Santoro

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???