Vereador espera decisão coerente para escolha do curso de Medicina

O vereador de Santo Antônio da Platina Aguinaldo do Carmo, Professor Aguinaldo (PSC) explicou nesta semana que espera que a decisão do Governo Federal seja coerente pela escolha do município que irá sediar o curso de medicina. A decisão ainda não foi anunciada entre Santo Antônio da Platina e Cornélio Procópio.
No seu discurso de posse no Poder Legislativo em janeiro de 2013 o vereador foi o primeiro a anunciar a batalha para a instalação de um curso de medicina no município. “Lembro que todos falavam que era uma ideia louca, uma utopia. Mas para mim nunca foi e nunca será, pois estamos numa região que há séculos necessita de um grande investimento na área da saúde, temos dois hospitais em nossa cidade que necessita de recursos e investimentos em equipamentos para prestar melhores serviços em saúde pública, além disso falta profissionais na nossa região, estamos bem abaixo do número de médicos por habitante do exige a OMS (Organização Mundial da Saúde). Assim evitaremos o transporte de nossos pacientes para os grandes centros atrás de médicos especialistas, correndo riscos de acidentes, com gastos desnecessários pelas prefeituras”, ressalta Professor Aguinaldo.
O vereador também destaca que como Provedor do Hospital Nossa Senhora da Saúde “sentiu na pele” o sofrimento de muitas pessoas com a falta de uma estrutura adequada no Norte Pioneiro. Ele também lembrou sobre a luta para a instalação de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI) e a falta de uma unidade deste porte para adultos.
Professor Aguinaldo ressalta que se o curso de medicina for instalado a pouco mais de 50 km de Londrina onde já existem dois cursos de medicina, não haverá impacto na saúde da região. “Além disto, o verdadeiro Norte Pioneiro é aqui. Não podemos admitir outro curso instalado no Norte Novo”, argumenta.
Ele ainda destaca que a escolha de Santo Antônio da Platina viria de encontro com a política do Governo Federal. “Se o critério é gerar desenvolvimento social e econômico com as expansões das universidades federais para regiões que mais necessitam, não tenho dúvidas de que uma decisão coerente será a instalação em Santo Antônio da Platina, cidade polo do Norte Pioneiro localizada estrategicamente numa região que apresenta um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado”, complementa.
O vereador ainda ressalta que é importante que o “quesito necessidade” seja prevalecido sobre o “quesito comodidade”, referindo-se de que o curso não deve ser instalado próximo a grandes centros. “Acredito que a verdadeira política do Governo Federal será implantada de forma justa e correta, portanto estaremos lutando incessantemente por esta proposta e o governo terá que nos ouvir, caso contrário, continuaremos sofrendo com uma saúde pública da nossa região caótica”, finaliza Professor Aguinaldo. 


Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???