Municípios do Norte Pioneiro têm ações em saúde, habitação e em estradas

O Governo do Estado já concluiu as obras de recuperação de dez quilômetros da PR-151, que liga Santana do Itararé, no Norte Pioneiro, à divisa com São Paulo, por Itaporanga. Além disso, o município terá uma nova unidade de saúde. Já em Salto do Itararé, na mesma região, são destaques a construção de moradias para 133 famílias, já em andamento, e a implantação de um sistema de abastecimento de água nas comunidades de Farturinha e Grama.
O governador Beto Richa esteve nos dois municípios nesta quarta-feira (13) e essas ações foram temas dos encontros com os prefeitos José de Jesus Isac, de Santana do Itararé, e Israel Domingos, de Salto do Itararé.
“O governo estadual tem a obrigação de resgatar a dívida com o Norte Pioneiro, que já foi a porta de entrada do desenvolvimento do Paraná. A região tem potencialidades que não foram aproveitadas”, afirmou Beto Richa. “Voltamos a investir na região, em parceria com os prefeitos”, disse ele.
O prefeito de Santana do Itararé, Jesus Isac, disse que com a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, as prefeituras tiveram de congelar investimentos que seriam feitos com recursos dos municípios. “O governo estadual apoia todos os municípios, sem discriminação política dos prefeitos”, afirmou ele.
Pelo Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM), as prefeituras receberam, cada uma, R$ 330 mil a fundo perdido. Santana do Itararé usará o recurso em urbanização e construção de aterro sanitário. Salto do Itararé irá adquirir um rolo compressor, uma cortadeira de galho e uma van. 
Os municípios recebem recursos mensais para fortalecer as ações de vigilância em saúde (combate à dengue e outras doenças, vacinação, investigação e controle de doenças transmissíveis, vigilância sanitária, vigilância ambiental, saúde do trabalhador e ações de promoção da saúde).
SANTANA DO ITARARÉ – O município tem cinco mil habitantes e há 11 anos não recebia um governador. No evento, Beto Richa assinou ordem de serviço para construção de moradias para 16 famílias de pequenos agricultores e já está em projeto a construção de moradias para mais 71 famílias da área urbana e rural.
Além da recuperação do trecho da PR-151, o governo também está realizando trabalhos de conservação em outras estradas estaduais. Já foram concluídas a recuperação e adequação em 102 quilômetros de estradas rurais.
O prefeito destacou o programa de calcário, a recuperação das estradas e a construção da unidade de saúde como investimentos fundamentais para o município.
Foram liberados recursos para a prefeitura comprar calcário para pequenas propriedades rurais e óleo diesel usado em trabalhos de recuperação de estradas rurais. A Copel fez melhorias na rede de distribuição de energia do município.
SALTO DO ITARARÉ – No encontro com o prefeito Israel Domingos, foram destaques os recursos aplicados em recuperação e conservação de estradas e de faixa de domínio. O investimento soma R$ 3,9 milhões. A Sanepar já concluiu as obras na estação de tratamento de esgoto e atualmente realiza melhoria na rede coletora. A Copel fez investimentos na rede de distribuição de energia.
“Estamos satisfeitos com essas ações do governo, muito esperadas pela comunidade”, afirmou o prefeito Israel Domingos. Ele disse que é a primeira vez que seu município recebe um governador e elogiou o trabalho da equipe do governo. O prefeito destacou o investimento em habitação. Além das moradias, já foram entregues títulos de propriedade de imóveis para 38 famílias.
Salto do Itararé é um dos municípios contemplados pela expansão da rede de Centros de Referência de Assistência Social (Cras). É também município prioritário na expansão do programa Família Paranaense neste ano. Hoje 40 famílias já são atendidas pelas ações do programa.
Foram liberados recursos para aquisição de calcário para pequenas propriedades rurais e de diesel para os trabalhos de recuperação de estradas rurais. A prefeitura recebeu do governo tubos de concreto para realizar obras de combate à erosão urbana.
O município participa do programa de Aquisição de Alimentos, pelo qual o governo adquire produtos de agricultores locais e os repassa a entidades sociais.
GELADEIRA DA FAMÍLIA – Nos eventos com o governador foram entregues novas geladeiras para 95 famílias de Santana do Itararé e para 80 famílias de Salto do Itararé. Os equipamentos são do programa Geladeira da Família, desenvolvido pela Copel, que neste ano atende 12 mil famílias de 52 municípios paranaenses.
A geladeira velha é trocada por um equipamento mais moderno, com o objetivo de evitar o desperdício de energia. As famílias podem reduzir o consumo para se enquadrarem no programa Luz Fraterna, que isenta a conta de luz para quem consome até 120 kWh por mês.
A geladeira fornecida pelo programa tem capacidade de 250 litros e selo do Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel), que confere alta eficiência ao eletrodoméstico. O programa é executado com autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por meio do Programa de Eficiência Energética.
A Copel faz o cadastro das famílias beneficiadas, que devem ser de baixa renda e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e possuir o Número de Identificação Social. Também é pré-requisito para participar do programa que o beneficiado entregue a geladeira velha, que será desmontada e terá descarte ecologicamente correto.
Participaram dos eventos com o governador os secretários estaduais da Habitação e presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, e do Emprego, Trabalho e Economia Solidária, Luiz Cláudio Romanelli, e os deputados estaduais Nereu Moura, Pedro Lupion e Alexandre Curi.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???