Ribeirão Claro recebe rede de fibra ótica da Copel

Funcionários da Companhia Paranaense de Energia (Copel) iniciaram essa semana a instalação da rede de fibra óptica em Ribeirão Claro. A evolução do sistema de conexão via internet oferecido no município foi pedida pelo prefeito Geraldo Maurício Araújo em 2012 e a solicitação demorou para ser atendida por causa da espera pela autorização da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Santa Cruz), responsável pela distribuição de energia elétrica e pela rede de postes de alta e baixa tensão.
O novo sistema, chamado de Bel Fibra, permite internet banda larga com ultra velocidades de 20, 40, 60, 80 ou 100 megabits por segundo (Mbps). Consumo sem limites ou horários de uso da internet, download e upload com a mesma velocidade contratada e possibilidade de uso de IP (internet protocol) dinâmico também estão entre as melhorias. A previsão é que o novo sistema esteja completamente instalado até meados de novembro. A nova velocidade deve estar disponível para a população em cerca de 30 dias.
Como a Copel não atende o município de Ribeirão Claro, era preciso uma autorização especial da CPFL para o uso dos postes para dar sustentação à nova rede de fibra óptica. A ideia é contratar nos próximos dias um novo plano de internet de 20 Mbps para a prefeitura e consequentemente aumentar a velocidade da conexão oferecida por ela gratuitamente para quase 700 famílias.
Segundo o secretário de Administração, Fabio de Lucca, serão instalados dois pontos de internet wi-fi públicos para conexão sem fio de turistas e visitantes. Os pontos ficarão localizados nas praças Rui Barbosa e Max Kley. Os usuários não necessitarão de cadastro junto à prefeitura, com definição de usuário e senha para navegar nas duas localidades. “Temos como meta o aprimoramento do processo de democratização dos meios de acesso à informação e ao conhecimento tanto na área urbana quanto rural”, afirmou.
De acordo com ele, novos bairros rurais serão incluídos no programa municipal de distribuição gratuita de internet sem fio. “A inclusão de novos bairros rurais como patrimônio São Sebastião e bairro Sombreiro estão entre as próximas metas de nossa programação”, concluiu.


FONTE: Diógenes Gonçalves
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???