A
unidade do PROCON de Jacarezinho fechou até o mês de setembro com 2.878
atendimentos. Telefonia fixa com 21,19% (610 atendimentos) e Financeira com
26,78% (771 atendimentos) lideram a lista de atendimento realizados no local
nos primeiros novos meses do ano.
Segundo
Maiara de Souza Guimarães, chefe de divisão do PROCON, apesar da telefonia ser
uma das mais reclamadas é solucionada via atendimento geral. “Não precisamos
abrir um processo administrativo ou notificação formal, conseguimos solucionar
o problema por telefone ou e-mail”, comenta. Ela também explica que em
contrapartida as instituições financeiras são acionadas, na grande maioria, via
notificação formal. “O objeto dessas reclamações, em regra, consiste no pedido
de boleto para quitação antecipada de contratos de outorga de crédito (empréstimo)”,
ressalta Maiara de Souza Guimarães.
Neste
período apenas 42 processos administrativos foram gerados, sendo realizado um
total de 44 audiências. A chefe de divisão do PROCON explica que com a abertura
do processo administrativo é convocada uma audiência conciliatória. A sessão é
presidida pelo Diretor Geral e/ou pelo Chefe de
Divisão.
Nessa
ocasião, as partes são esclarecidas sobre os benefícios da conciliação, bem
como estimuladas a compor um acordo. “Verificamos a grande importância desses
momentos, visto que consumidor e fornecedor, frente a frente, reconhecem a
necessidade da solução do conflito, harmonizando a relação de consumo”, explica.
Ela
ainda lembra que primeiro é importante o cliente tentar um contato com o
fornecedor, pois muitas vezes a situação é solucionada rapidamente. “Caso não
tenha efeito isto, é importante que o consumidor procure o órgão para podermos
intermediar”, analisa. A pessoa que se sentir lesada pode procurar o PROCON que
fica na Rua Antônio Lemos, 916, na área central de Jacarezinho ou pelo telefone
(43) 3911-3100.
Dos 2.878 atendimentos no PROCON:
SERVIÇOS:
Telefonia Móvel: 249
Telefonia Fixa: 610
TV por assinatura: 198
Demais assuntos: 315
PRODUTOS:
Informática: 28
Geladeira: 31
Celular: 76
Demais assuntos: 135
ASSUNTOS FINANCEIROS:
Cartão de Crédito: 96
Financeira: 771
Banco: 156
Demais assuntos: 120
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???