O
Comitê Gestor da Lei Geral da Microempresa propôs na manhã desta quinta-feira,
5, um programa permanente de incentivo e capacitação das empresas locais
interessadas em participar nas compras efetuadas pelos órgãos públicos.
O
evento que aconteceu na Câmara Municipal contou com o prefeito Sérgio Eduardo
de Faria, Dr. Sérgio, o vice-prefeito José Carlos Molini, os vereadores Diogo
Augusto Biato Filho, Fabiano Saad, Fúlvio Boberg, José Izaías Gomes e Luciane
Alves, além de representantes de vários órgãos públicos.
“Estimamos,
em caráter preliminar, um potencial de compras públicas de R$ 50 milhões ao
ano. Isso significa que a economia do município pode movimentar R$ 300 milhões
graças às compras governamentais, com reflexos positivos sobre o nível de
emprego, aumentos na lucratividade e na produtividade das empresas”, avalia
Odemir Capello, consultor do SEBRAE em Jacarezinho. “O desafio é levantar o
valor dessas compras e ampliá-las”, ressaltou Capello.
Jacarezinho
é um dos 13 municípios do estado do Paraná em que o Programa irá funcionar. Foi
decisiva para a escolha a adesão do Município ao Programa Cidade Empreendedora,
iniciado no mês de abril. A iniciativa conta com a parceria de diversas
entidades, coordenadas pela Secretaria Municipal do Comércio, Indústria,
Turismo e Serviços.
Para
o prefeito de Jacarezinho a ação é muito importante. “Estamos em contatos com
empresas para a instalação em Jacarezinho. Este programa é muito importante,
pois a soma de esforços torna o trabalho mais leve para cada um dos parceiros e
faz com que os objetivos sejam alcançados mais rapidamente”, ressalta Dr.
Sérgio.
Segundo
José Carlos Molini as iniciativas desenvolvidas pelo Comitê Gestor se tornam
importantes para atrair novas empresas. “O empresário primeiro ele estuda a
cidade para ver se é rentável para seus negócios. Estamos começando com a base
que são os pequenos e micro empreendedores para estamos fortalecidos cada vez
mais”, argumenta o vice prefeito.
Como funciona
Na
primeira etapa, o Programa necessita da criação de um ambiente favorável para
que as ações possam acontecer. Gestores dos órgãos públicos existentes na
cidade foram convidados para a reunião desta quinta-feira quando sensibilizou a
importância do Programa, mostrar suas vantagens econômicas, tirar dúvidas e
constituir um grupo de trabalho.
O
SEBRAE vai identificar o real potencial de compras públicas em Jacarezinho por
meio da aplicação de pesquisas. O próximo passo é relacionar as empresas
interessadas em participar de licitações e vender seus produtos ou serviços,
identificar entraves e apontar soluções.
“Muitas
empresas deixam de aproveitar oportunidades de negócios por falta de
conhecimento. A ACIJA vai oferecer suporte aos empresários, em parceria com o
SEBRAE, e estruturar um escritório de compras públicas, onde eles saberão quem
está comprando o que, quando, e principalmente, auxiliando-os a entender os
editais de licitações”, explica Laércio Taborda, presidente da entidade.
O
Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Homero Pavan Filho, ressalta que
a oferta de serviços de suporte a entidades e órgãos públicos interessados faz
parte das ações do Compra Jacarezinho. “Já realizamos dez encontros do Comitê
Gestor e todos os órgãos estão convidados para trabalharmos em conjunto neste
projeto de fortalecimento das empresas locais”, finaliza Homero Pavan Filho.
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