Polícia Civil comemora 160 anos com solenidade em Jacarezinho

A 12ª Subdivisão Policial, sediada em Jacarezinho, realizou na manhã desta sexta-feira, 27, uma solenidade no salão da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Estiveram presentes delegados de toda a região, o juiz Roberto Arthur David, o promotor Paulo Bonavides, o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, o vereador Fabiano Saad, representando a Câmara Municipal, e representantes de vários segmentos da sociedade.
“Quero agradecer a todas as pessoas que participam e auxiliam o trabalho policial em todos os municípios do Norte Pioneiro”, comenta Marcos Fontes, Delegado Chefe da 12ª Subdivisão Policial. Durante o evento, foram homenageados três policiais Roque Bacon, Gustavo Jespersen e Márcio Mendes pelos trabalhos que realizam na corporação.
O prefeito de Jacarezinho recentemente esteve acompanhado pelo deputado estadual Pedro Lupion em conversa com o Secretário Estadual de Segurança, Cid Vasques, e na pauta estava à construção de uma nova sede administrativa para a Delegacia de Policia. 
“Quando o governador Beto Richa autorizou estas obras destacou que é um fortalecimento da estrutura de segurança em Jacarezinho”, ressalta Dr. Sérgio. Uma grande preocupação do prefeito é que no início deste ano, cinco presos fugiram após uma rebelião. “A carceragem fica na área central da cidade. Numa situação desta, a insegurança afetou a toda comunidade jacarezinhense”, comenta o prefeito.
Histórico Polícia Civil
O Rei de Portugal D. José I cria em 1760, o cargo de Intendente Geral de Polícia da Corte e do Reino, com amplos poderes e ilimitada jurisdição, estendendo-se, portanto, ao Brasil, com o objetivo de garantir a ordem, a segurança e a paz públicas. Nas vilas haviam os Delegados e Subdelegados do Intendente, como seu representante. No início as atividades jurídicas confundiam-se com as policiais. Por Decreto Imperial, é nomeado o primeiro Chefe de Polícia do Paraná, o Bacharel Antonio Manoel Fernandes Júnior que veio do Rio de Janeiro, juntamente com o Presidente da Província, Zacarias de Goes e Vasconcelos.
Em 22 de novembro de 1871, por Decreto Imperial nº 4824, foi instituído o inquérito policial. Em 17 de junho de 1911, pelo Decreto nº 262, foi criada a Guarda Civil do Paraná, órgão civil, incumbido de auxiliar na manutenção da ordem e segurança públicas, e teve honrosa atuação, sendo considerada corporação de elite da Polícia Civil.
É publicada em 1918 a obra "O Agente Policial", de autoria de Antonio Francisco Nauffal que se constitui numa das primeiras manifestações sobre o desempenho, a utilidade e os meios necessários para a missão policial, enriquecida com a divulgação de técnicas de polícia científica, cujo uso na época era considerado heresia. Essa obra, hoje raríssima, foi publicada pela Tipografia da Penitenciária do Estado e republicada no volume 6 (1978) da Revista da Polícia Civil do Paraná.
Somente em 1922, pela Lei nº 3052 é criada a polícia de carreira. A Emenda Constitucional nº 03 de 1971 fixou a organização da Polícia Civil com carreiras funcionais, criou o Conselho da Polícia Civil e determinou o provimento da carreira de Delegado de Polícia por Bacharel em Direito, aprovado em concurso público.

O primeiro Estatuto da Polícia Civil foi determinado pela Lei Complementar nº 03 de 1974, estabelecendo a organização da Polícia Civil. Segue-se em 1978 o regulamento e a estrutura da Polícia Civil. A Lei Complementar nº 14 de 1982 - Segundo Estatuto da Polícia Civil - muda a denominação do órgão para Departamento da Polícia Civil, com a mesma subordinação, tendo como titular, o Delegado Geral, cargo a ser exercido obrigatoriamente por um Bacharel em Direito, preferencialmente ocupante do cargo de Delegado de Polícia, da classe mais elevada (História do Site da Polícia Civil). 





Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???