Regulamentação da Lei Geral é tema de reunião

O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, Dr. Sérgio, (Democratas), convocou secretários e servidores municipais para uma reunião de trabalho, a ser realizada nas dependências da Câmara Municipal no dia 30 de agosto (sexta-feira), para tratar de assuntos referentes à regulamentação da Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (LC n.° 48). A reunião acontece das 8h às 11h30 e contará com as presenças dos consultores do Sebrae Odemir Vieira Capello, Alcione Marques Fernandes e Rúbia Lisboa Martoni. Com isso Dr. Sérgio atende a solicitação da Câmara Temática Ambiente Legal, do Comitê Gestor de Desenvolvimento Empresarial. O objetivo do encontro é trocar informações sobre os procedimentos adotados quanto à abertura de empresas em Jacarezinho, regulamentá-los por meio de decretos do Chefe do Executivo, adequando-os às exigências da citada legislação.
A Lei Geral estabelece o tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e às empresas de pequeno porte no âmbito municipal, conforme normas gerais previstas na Lei Complementar Federal n. 123, de 14 de dezembro de 2006, que instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
Um dos pontos que necessita ser regulamentado por meio de Decreto é o que define as atividades de alto risco, o que servirá para conceder às demais atividades o Alvará de Funcionamento Provisório e dispensa de vistoria prévia, com a finalidade de funcionamento imediato. Outro Decreto fundamental é o que regulamenta o critério da fiscalização orientadora por meio de dupla visita. Em todas as constatações de irregularidades que não sejam de alto risco para os consumidores e para os trabalhadores, os fiscais da prefeitura, antes de multar, devem orientar e acertar prazo para a solução do problema.

O Município deve providenciar também local único para que os empreendedores deem entrada em documentos e estimular as compras públicas junto às MPEs locais. “Tratar bem a micro e a pequena empresa é coisa de país desenvolvido”, lembra Dr. Sérgio. “Desejamos cumprir todos os requisitos para que os empreendedores individuais e as microempresas prosperem em Jacarezinho”, avisa o prefeito, “pois elas geram a maioria dos empregos, distribuem renda, mas enfrentam muitas dificuldades desde a abertura, sobrevivência e até mesmo na hora do fechamento. Esse quadro precisa mudar, e para muito melhor”, finaliza Dr. Sérgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???