A
informação que o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) divulgou na última
semana a relação dos municípios notificados pelo pagamento de subsídios
recebidos no exercício de 2012 caiu como uma ducha de água fria em muitos
administradores.
Na
lista estão incluídas Prefeituras (Abatia, Carlópolis, Conselheiro Mairinck,
Figueira, Jacarezinho, Jundiaí do Sul e Quatiguá) e Câmaras Municipais
(Carlópolis, Conselheiro Mairinck e Ribeirão do Pinhal). O texto enviado pelo
TCE-PR para os órgãos de imprensa não colocava “Prefeitura” e sim “Município” o
que causou confusão para muitas pessoas.
O
levantamento feito pelo TCE analisou a validade das revisões monetárias dos
valores pagos aos agentes públicos, acumuladas entre 2009 e o ano passado. Os
técnicos do Tribunal levaram em consideração os atos de fixação da remuneração
e as atualizações legais aplicadas aos vencimentos. No total, são 105
prefeituras e 77 câmaras municipais que estão recebendo a comunicação do órgão
de controle. Em dezenas de municípios, o problema ocorreu no Executivo e no
Legislativo. Os dados são declaratórios, ou seja, foram prestados pelos
próprios órgãos municipais.
Segundo
o presidente do TCE, conselheiro Artagão de Mattos Leão, todos os agentes
políticos notificados tiveram prazo de 15 dias, contado a partir da data de
notificação, para o exercício do contraditório. Caso não o façam, correm risco
de ter suas contas desaprovadas, ser obrigados a devolver os subsídios
recebidos a maior e até ser inscritos na lista de inelegíveis para as próximas
eleições. Também estarão sujeitos a multa.
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