APAEs se mobilizam contra Projeto que prevê fechamento



Um Projeto de Lei que tramita no Senado Federal tem causado debate em todo o Brasil e principalmente no Norte Pioneiro. A Meta 4 do Plano Nacional de Educação, que pode ser responsável pelo fechamento das Associação de Pais e Amigos e Excepcionais (APAE). Segundo o texto, até 2016 haverá o congelamento das matrículas nas escolas especializadas sem fins lucrativos e a partir da data as Apaes não receberão mais recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), o que levaria ao fechamento das Associações por falta de financiamento. Os alunos especiais seriam enviados para escolas regulares.
A reportagem conversou com a Presidente da APAE de Jacarezinho, Ana Silvia Diniz, que destacou que já houve um problema semelhante há uns anos atrás. “É um absurdo isto. Não podemos nunca pegar essas crianças e jogar numa escola de ensino básico. Elas não são mercadorias”, enfatiza Ana Silvia Diniz. Na próxima quarta-feira, 21 de agosto, a Escola Especial Maria de Nazaré (APAE de Jacarezinho) realiza uma manifestação que sairá em frente ao Corpo de Bombeiros às 9h30.
Senado Federal
O projeto que está no Senado Federal determina que alunos com deficiência estudem em escolas regulares, sem a opção de escolherem por escolas especiais como as Apaes. Segundo o texto, até 2016 haverá o congelamento das matrículas nas escolas especializadas sem fins lucrativos e partir da data as Apaes não receberão mais recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), o que levaria ao fechamento das Associações por falta de financiamento. Os alunos especiais seriam enviados para escolas regulares.
Professores e alunos de Associações de Pais e Amigos e Excepcionais de todo o país estiveram em Brasília nesta semana. Inclusive representantes da Escola Especial de Siqueira Campos. De acordo com os manifestantes, o Ministério da Educação deseja que as unidades da APAE funcionem apenas como centros de atendimento especializado, obrigando os jovens ali atendidos a serem matriculados nas escolas regulares, as quais, na avaliação deles, não estão habilitadas a prestar esse atendimento. O assunto é tratado na Meta 4 do PNE, que veio da Câmara dos Deputados, passou pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e está agora na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
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