Aumento no número de sessões gera debate entre vereadores

Aumento no número de sessões gera debate entre vereadores



Um projeto de lei apresentado na Câmara de Vereadores de Cornélio Procópio, no norte do Paraná, que pretende aumentar o número de sessões semanais tem gerado discussão. Atualmente, a Casa realiza apenas uma sessão por semana, toda terça-feira, com início às 20h e duração prevista de quatro horas. A proposta é passar para duas sessões, com mais uma sendo realizada às segundas-feiras, a partir das 15h.
Ao todo, a Câmara conta com 11 vereadores. Destes, o autor do projeto e outros quatro assinaram aprovando o aumento de sessões. Sem o apoio a maioria, o relator do projeto, o vereador Bruno Magalhães (PV), decidiu retirar o projeto de pauta. “Estamos conversando para conseguir mais um voto e colocar em tramitação”, explicou. A nova sessão não aumentaria o salário, que é de aproximadamente R$ 4,2 mil.
O vereador explicou que o aumento de sessões seria para aumentar a participação da população nos trabalhos da Câmara. “É uma flexibilidade de horário para a camada da população que não pode vir à noite. Além disso, os vereadores têm apresentado muitas proposições. São muitas ideias e assuntos discutidos”, disse.
Para o presidente da Casa, o vereador Edimar Gomes Filho (PSB), o aumento de sessões é necessário, devido o aumento de projetos e matérias. “Uma sessão é muito pouco para você debater e poder entrar a fundo em cada projeto. Não só para votação, mas para deixar aberta a palavra para a população”, opinou.
Entre os motivos apresentados pelos vereadores que não demonstraram apoio ao projeto está a dificuldade em conciliar as profissões com o trabalho realizado na Câmara. No caso de funcionários públicos, segundo o artigo 38 da Constituição Federal, não pode haver incompatibilidade da função com o mandato de vereador.
“Como sou funcionário público, se o projeto for aprovado, eu vou ter que optar entre o trabalho e o mandato de vereador”, disse o vereador Fernando Peppes (PMDB), que é favorável ao acréscimo de mais uma sessão, porém no período noturno.

FONTE: Revelia Notícias
Marcinho Eiras dá show em workshop dos 25 anos da Vilórgão

Marcinho Eiras dá show em workshop dos 25 anos da Vilórgão

O guitarrista autodidata Marcinho Eiras que trabalhou durante seis anos no Domingão do Faustão e por quatro meses no Programa do Jô na Rede Globo, esteve na noite desta quinta-feira (29) em Jacarezinho em comemoração ao aniversário de 25 anos da Vilórgão, escola de música.
O workshop aconteceu no Cine Teatro Iguaçu a partir das 20 horas e contou com presença de pelo menos 500 pessoas. Atualmente, Marcinho faz shows pelo Brasil e pelo mundo, além de atuar na peça “O melhor melhor show do mundo com Eduardo Sterblitch do Pânico na Band”. Eiras é considerado o guitarrista mais rápido do Brasil.
Durante a apresentação, o guitarrista conversou com a platéia e respondeu perguntas sobre sua carreira, sobre os equipamentos e ao final recebeu o publico para fotos e autógrafos, além da distribuição de palhetas personalizadas.


Jivago França / JDS Comunicação
Prefeitura assume a partir da próxima semana Estação Ferroviária

Prefeitura assume a partir da próxima semana Estação Ferroviária

As prefeituras de Jacarezinho e Andirá assumem oficialmente a partir da próxima semana a manutenção das Estações Ferroviárias reformadas pela América Latina Logística (ALL). A intenção jacarezinhense é fazer um memorial para dar maior oportunidade cultural à comunidade.
A reunião na tarde desta quarta-feira, 28, contou com o Procurador da República, Diogo Castor de Mattos, o prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, o prefeito de Andirá, José Ronaldo Xavier, Dr. Xavier, e os representantes da ALL, Renata Franco Trevisan e Renata Strapasson.
“Estamos planejando instalar no local um museu, a biblioteca municipal e ainda teremos espaços para cursos e outras atividades que beneficiarão diretamente nossa população”, ressalta o prefeito Dr. Sérgio. Ele ainda lembra que também está sendo formulado um projeto para a Estação Ferroviária de Marques dos Reis.
A atual administração encontrou os livros da Biblioteca Municipal Rui Barbosa empacotados no prédio da Secretária de Educação. “Queremos dar mais um local de leitura e conhecimento para nossos moradores”, enfatiza Dr. Sérgio. O prefeito também argumenta que o município está com um projeto para a instalação de um telecentro comunitário com 12 computadores. “O que estava travando todo o processo era um espaço físico”, complementa.
O diretor municipal de Cultura, Jucelino Biagini, explica que será elaborado um projeto oficial de destinação em até 45 dias e apresentado ao Ministério Público Federal. “A partir desta segunda-feira (2 de setembro) será responsabilidade da Prefeitura a contratação de segurança para zelar pelo local”, argumenta Jucelino Biagini.
Reformas
Através de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) a América Latina Logística começou as restaurações das estações em Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Joaquim Távora, Andirá e Bandeirantes. Ele é um acompanhamento do MPF dos desdobramentos da ação civil pública nº 2006.70.13.001025-3, proposta em maio de 2006, pela qual a  ALL foi condenada a recuperar as linhas férreas e as estações de trem. De acordo com a sentença, a ALL estaria descumprindo seu dever legal e contratual de preservar aqueles bens - muitos dos quais patrimônios tombados pelo Estado do Paraná e cuja paisagem ferroviária, tão significativa para o desenvolvimento da região, foi reconhecida de interesse do IPHAN.
Como houve apelação da sentença, iniciou-se uma execução provisória, em 2008, no bojo da qual foi firmado o presente TAC. Com esse acordo, após dois anos de intensa negociação e audiências judiciais e extrajudiciais, pôs-se fim à instância recursal e foram fixadas penalidades para o caso de seu descumprimento. Nesse ponto, ressalta-se a participação ativa e permanente de todos os municípios envolvidos que, ao final, tiveram a guarda das estações restauradas.


Ribeirão Claro envia projetos que concorrerão ao Agrinho 2013

Ribeirão Claro envia projetos que concorrerão ao Agrinho 2013

A Secretaria de Educação da prefeitura de Ribeirão Claro postou ontem (29) os dois volumes que compõem o projeto Município Agrinho. O material engloba todos os trabalhos feitos nas escolas, pelos professores e alunos com o envolvimento da comunidade ribeirão-clarense, que mais uma vez participou das ações realizadas pelos estabelecimentos de ensino.
Dezenas de projetos foram desenvolvidos desde o início do ano letivo com o intuito de conscientizar alunos e toda a comunidade e de transformar comportamentos, realidades e realizar sonhos. O título do projeto do Município foi "O direito de sonhar e a prática pedagógica como instrumento de transformação". Os títulos dos trabalhos feitos pelas escolas podem ser conferidos no site www.ribeiraoclaro.pr.gov.br.
Segundo a chefe do Departamento de Educação, Tatiana Paschoal Chagas os trabalhos favoreceram o desenvolvimento do empreendedorismo coletivo, no qual, alunos, comunidades escolares e moradores do município se uniram para atingirem objetivos comuns. “E esse trabalho de interação temos que agradecer imensamente aos professores que vêm aplicando nas salas de aula estratégias de ensino que favorecem a aprendizagem e que são mais condizentes com a atualidade, com a era tecnológica em que vivemos hoje", afirmou.

De acordo com a secretária de Educação, Cleuza Molini Ormeneze, cada projeto desenvolvido, foi fruto de pesquisa, planejamento e dedicação das professoras e dos alunos. “E isso só contribui para o crescimento do município, pois favorece que nossos alunos sejam preparados para atuarem na sociedade de forma consciente hoje e não apenas no futuro”, avaliou. “Muitas empresas e pessoas se envolveram nos projetos, vivenciaram as ansiedades dos alunos e contribuíram para os resultados positivos”, concluiu.
Câmara aprova “Moção de Repúdio” a advogado por declarações

Câmara aprova “Moção de Repúdio” a advogado por declarações



Os Vereadores de Conselheiro Mairinck aprovaram manifesto de repúdio ao advogado Dr. Moacir Alves de Almeida, porque este, no Programa “César Mello” apresentado pela Rádio Colinas de Ibaiti de segunda-feira (26), manifestou sua opinião, dizendo que considerava que os Vereadores haviam se “acovardado”, rejeitando Projeto de Lei de autoria do Prefeito Carlinhos, que pretendia modificar ou suprimir direitos de servidores municipais.
Ainda durante o Programa houve reclamação, pois vereador sentiu-se ofendido, por considerar que havia sido tachado de COVARDE. No entanto o advogado Dr. Moacir, representando o Prefeito Carlinhos, disse que não se retratava e que mantinha suas palavras, ditas ”ao vivo”.
Durante a sessão na Câmara, realizada na noite terça, 27, o Vereador Doneli Said Capote fez duro pronunciamento, reclamando da postura da defesa do Prefeito e disse que “o dr. Moacir está disseminando um clima de tensão e revanchismo ao querer ressuscitar um tema que já está definido no Legislativo com amparo da legalidade e que é na justiça que ele tem provar que está correto e sustentar sua defesa”.
Entre nove vereadores, somente o Vereador Dinovan deixou de aprovar o repúdio. Dinovan era até recentemente o Secretário de Viação e Obras do Município. Ele é irmão de DinoRan, que era o Secretário Municipal de Saúde. Os irmãos são considerados os principais articuladores políticos do Prefeito Carlinhos. Diante de denúncias de nepotismo ao Ministério Público, ambos foram exonerados de seus cargos na Prefeitura.

POSIÇÃO DO ADVOGADO DR. MOACIR:
Programa “César Mello” apresentado nesta quarta-feira, 28, o Advogado Dr. Moacir reagiu com bom humor em relação à Nota de Repúdio. Ele inclusive brincou com o caso, dizendo que se quiserem expulsar ele da cidade, ele terá de mudar-se para um recanto, que possui as margens do Lago de Carlópolis, em um ambiente aconchegante, curtindo a natureza. No mais ele disse que não tem do que se retratar e que sua opinião continua a mesma, concluindo que ele não tem preocupação se a sua atuação vai agradar ou desagradar, seja quem for.

FONTE: Blog do Cesar Mello
Câmara promove reunião da UENP em Ibaiti

Câmara promove reunião da UENP em Ibaiti



Ocorreu nesta quarta-feira (28), na sede na Câmara Municipal de Ibaiti, uma reunião sobre a extensão da UENP para o nosso Município com a presença do Prefeito Roberto Regazzo e do Pro-Reitor da Universidade Estadual do Norte Pioneiro Fernando Antonio Sorgi, dos demais os Membros da Comissão Regional e Vereadores. Desse modo, foi dado mais um passo para extensão da Universidade na cidade de Ibaiti, sendo que os assuntos em pauta foram os cursos ofertados e a sede da UENP para assim, iniciarem os trabalhos e os projetos de implantação da mesma. 
O Pro-Reitor sugeriu como proposta técnica o curso de Engenharia de Produção, pois o mesmo não possui na região e, a princípio, o curso nesta área mais próximo para os estudantes está em Londrina. Ressaltou que o curso possui uma grande extensão tanto na área de Engenharia quanto na área de Produção e que ajudaria muito os alunos em sua formação. Como proposta, sugeriu ainda que o Município entrasse com uma ajuda de custo, o que seria a parte física do projeto. Neste caso, o prédio para implantação da extensão da Universidade no Município.
A Professora Leila Bonfim Torres, coordenadora do pólo de ensino a distância do Município de Ibaiti, dispôs da sede da UAB para situar a extensão da UENP e enfatizou que o prédio já possui 5 salas de aulas e laboratório de informática. Observou que o espaço local é suficiente para construção de laboratórios necessários para o curso de Engenharia de Produção e biblioteca.
Desta feita, o próximo passo para a extensão da UENP seria uma visita técnica no Prédio sugerido, para então dar início ao estudo e confecção do projeto pedagógico para a implantação da extensão da Universidade estadual do Norte Pioneiro aqui em nossa cidade de Ibaiti.

Fonte: Câmara de Vereadores de Ibaiti

UTI da Santa Casa de Bandeirantes tem 80% das obras

O diretor da 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio, Edimar Santos, visitou na última sexta-feira (23) as obras de ampliação da Santa Casa de Bandeirantes, que conta com R$ 500 mil em recursos do Governo do Estado. Cerca de 80% das obras já estão concluídas e possibilitarão a implantação de 10 leitos de UTI no hospital. “As obras estão bem avançadas e esperamos que a nova ala seja entregue ainda este ano”, destaca o diretor. Com os novos leitos de UTI, a Santa Casa poderá ser referência regional para a Rede Paraná Urgência. 


FONTE: Blog Edimar dos Santos
Professora realiza projeto para coleta de pilhas

Professora realiza projeto para coleta de pilhas

O Projeto “Pilhas Usadas Não Fazem Parte do Meio Ambiente” foi desenvolvido pela professora Maria Aparecida Lobo, com turmas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Euclides Barbosa de Oliveira de Santana do Itararé. A professora Maria Lobo trabalhou o tema em sala de aula e conscientizou seus alunos que estes materiais não devem ser descartados com o lixo comum. A grande dificuldade, segundo a Professora, foi encaminhar o material coletado para um destino adequado, visto que na região não existem postos de coleta. O material foi entregue a responsável pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente que se comprometeu a encaminhar o material para um local adequado. 



Campanha de multivacinação vai até sexta-feira no Paraná


A campanha para atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos do Paraná acaba nessa  sexta-feira (30). Estima-se que 600 mil crianças estejam na faixa etária alvo da campanha. O objetivo, no entanto, é atingir as que estão com o esquema vacinal incompleto.

A campanha foi aberta, sábado (24),nos postos de saúde de todos os municípios do Paraná. O horário de atendimento no prosseguimento da vacinação varia de acordo com cada município, mas a maioria fica aberta das 8 às 17 horas.

"Quem não pôde levar seu filho para se vacinar durante semana tem ainda hoje sexta-feira (30). A vacina é uma importante proteção para nossas crianças e auxiliam para que cresçam como devem, saudáveis", lembrou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Os postos de saúde estão oferecendo 11 tipos de vacina: BCG, hepatite B, pentavalente, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Algumas delas protegem contra doenças que não circulam mais no Brasil, mas ainda têm registro de casos em outros países da Europa e África. A imunização garante que essas doenças não sejam reintroduzidas em território brasileiro.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, os pais que estiverem em dúvida sobre o esquema vacinal de seus filhos devem comparecer a unidade de saúde mais próxima de casa. "É importante que não esqueçam a caderneta de vacinação das crianças, mas mesmo sem ela, a vacina pode ser aplicada. Basta levar um documento de identificação da criança", afirmou.

Paraná deve passar dos 12 milhões de habitantes em 2030, aponta IBGE



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (29) uma projeção da população paranaense para o ano de 2030. Pela pesquisa, o número de habitantes deve passar de 10.997.465 para 12.045.491 em 17 anos, apontando para uma desaceleração contínua do número de nascimentos por ano.
Segundo o IBGE, atualmente nascem 150.321 pessoas no estado por ano, mas esse número deve cair para 122.467 em 2030 – diminuindo a taxa de fecundidade de 1,68 filho por mulher para 1,45 em 17 anos. Em contrapartida, o número anual de óbitos deve aumentar de 63.537 para 86.762, acompanhando uma tendência de aumento na expectativa de vida ao nascer da população.
Enquanto a expectativa atual é de 76,15 anos, em 2030 deve chegar a 80,47 anos por habitante. Já a taxa de mortalidade infantil no período deve diminuir de 10,57 para 5,60 a cada 100 mil nascimentos. Da população atual, o IBGE aponta que 5.557.212 são mulheres, enquanto os demais 5.440.253 são homens. Em 2030, o cálculo aponta para 6.135.890 mulheres, contra 5.909.601 homens.

Professores do PR fazem protesto e relembram repressão policial de 1988



Professores da rede estadual de educação fazem um protesto nesta sexta-feira (30), em todo o Paraná, para relembrar os 25 anos da repressão policial aos educadores, ocorrida em Curitiba, em 1988. Cerca de 1,5 milhão de alunos ficarão sem aula. Os professores também reivindicam várias questões que envolvem melhorias para a categoria. Entre elas estão pagamento das promoções e progressões em atraso, que se acumulam mês a mês e já chegam a R$ 48 milhões, segundo ela, sistema de atendimento à saúde para todos os servidores.
Além disso, os educadores também aderem à luta nacional, que tem como pontos prioritários a
aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), com aplicação de 10% do PIB em educação pública e a destinação dos royalties do petróleo à educação.
Padre engravida fiel e anuncia abandono da batina, no Facebook

Padre engravida fiel e anuncia abandono da batina, no Facebook



Uma história digna de folhetim televisivo tem se desenrolado no município de Nova Fátima, no nordeste da Bahia. Após conhecer os prazeres do mundo pagão e saber que havia engravidado uma fiel, o padre Gerônimo Moreira, de 22 anos, decidiu renunciar à batina para engatar um romance com Emília Carneiro, também 22.
A decisão foi anunciada através do Facebook, em um comunicado publicado pelo jovem, que conta a inusitada história do casal e pede perdão pela infração do celibato imposto aos sacerdotes católicos. "Tinha consciência que para ser padre era necessário renunciar à vida familiar e viver o celibato. O que procurei fazer durante este tempo, mesmo diante de todas as dificuldades", relata.
Segundo o pároco, que comandava a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da cidade, o namoro começou em 2007, quando ele ainda era seminarista. "Com o tempo fui observando que na nossa amizade tinha algo a mais: o amor, mas sempre procuramos deixá-lo só no nível da amizade”, relatou.
Nesta segunda-feira (26), o ex-religioso apresentou o pedido de dispensa dos deveres do estado clerical ao bispo da diocese de Serrinha, Dom Ottorino Assolari. Em entrevista à TV Bahia, Gêronimo afirmou que aguarda a liberação do Papa para se casar na Igreja Católica com Emília, grávida de três meses.

Orçamento prevê salário mínimo de R$ 722,90 em 2014

Orçamento prevê salário mínimo de R$ 722,90 em 2014



A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, informou que o valor do salário mínimo para 2014 previsto no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) entregue na manhã desta quinta-feira, 29, ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), é de R$ 722,90.
A previsão representa um aumento em relação ao que já tinha sido apontado pelo próprio governo. O valor anteriormente indicado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) era de R$ 719,48. Os demais dados da proposta orçamentária de 2014 serão detalhados ainda hoje por Miriam Belchior e pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Prefeitura terá R$ 250 mil para aplicar no trânsito de S.A.Platina

Prefeitura terá R$ 250 mil para aplicar no trânsito de S.A.Platina

A prefeitura de Santo Antônio da Platina terá R$ 250 mil para aplicar no trânsito da cidade. A verba foi uma solicitação do prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto (DEM) ao deputado Pedro Lupion (DEM) que conseguiu um convênio com o Departamento de Trânsito/PR para liberação dos recursos. Segundo o chefe de gabinete da prefeitura, José Antônio Silva, o dinheiro será aplicado na sinalização viária, tanto vertical quanto horizontal. Além dessa melhoria, o prefeito quer a ajuda de uma equipe de engenharia de trânsito para organizar o fluxo de veículos na cidade, e conseguir, também, abrir mais vagas para estacionamento no centro comercial.
Com o aumento do número de veículos, estacionar no centro está se tornando uma tarefa árdua, e muitas vezes, impossível, já que além de poucas, muitas das vagas são ocupadas irregularmente com cones para carga e descarga de produtos em locais não autorizados, caçambas para depósito de entulhos de construção, estacionamento de motocicletas fora do local específico. Isso sem falar nos espaços reservados aos taxis, como ao redor da praça São Cristovão (da matriz).
Para o chefe de gabinete, todas essas questões devem ser resolvidas por profissionais da área. “Por isso o prefeito quer a avaliação de engenheiros especialistas em trânsito. Temos algumas ideias para melhorar o problema da falta de vagas, mas é preciso uma opinião abalizada para que as coisas não piorem”, disse.
Uma das ideias seria aproveitar os canteiros da avenida Oliveira Motta para abrir algumas vagas. A outra é fazer uma campanha de conscientização dirigida aos comerciantes para que eles colaborem com a situação, deixando seus próprios veículos fora da área comercial. “O que se deve pensar é que o consumidor tem que ter prioridade. Se ele não conseguir estacionar pelo menos próximo de onde quer ir, é provável que desista da compra”, comentou o chefe de gabinete.
A questão de fiscalização irregular do uso de vagas, é outro problema que a administração pública tem que enfrentar. Segundo Silva, a prefeitura tem apenas três fiscais. Um deles foi destinado, exclusivamente, para cuidar das obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que estão sendo executadas no Jardim Bela Manhã e Álvaro de Abreu. “Essas obras necessitam de acompanhamento, e escalamos um fiscal para cuidar disso, para que nada saia errado”, disse. Os outros dois que restam têm que cuidar de todas as irregularidades da cidade, como obstrução de calçadas por lojistas e lanchonetes, depósito de lixo em calçadas e meio fio, e outras tantas. “Para se ter uma ideia, tem moradores que jogam colchões, geladeiras, fogões na calçada ou em terrenos baldios. Isso sem falar nas galhadas e entulhos. Por isso, não podemos contar com os fiscais para organizar o trânsito e a ocupação das vagas no centro da cidade”, explicou salientando que a prefeitura não pode fazer novas contratações por conta do índice de comprometimento da folha de pagamento tolerado pelo Tribunal de Contas. “Estamos no limite. Se contratarmos teremos problemas com a justiça”.


FONTE: Gladys Santoro / Jornal Tribuna do Vale
Projovem Trabalhador incentiva cidadania e compromisso social

Projovem Trabalhador incentiva cidadania e compromisso social

Estudantes de 18 a 29 anos de 135 municípios estão sendo qualificados para o mercado de trabalho, através do ProJovem Trabalhador.Com recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT), o Governo do Paraná está investindo R$ 10,3 milhões na qualificação profissional de 6200 jovens.
Em sete municípios do Norte Pioneiro do Paraná , 267 trabalhadores frequentam cursos de qualificação profissional nas áreas de Alimentação, Administração, Serviços Pessoais, Agroextrativismo, Madeira e Móveis, Telemática, Metalmecânica, Construção e Reparos e Serviços Domésticos.
Além de receber instruções que garantem a inserção do jovem no mercado de trabalho, os estudantes também são incentivados a promover a cidadania e desenvolver o compromisso social. Desta forma, eles participam de projetos sociais, onde atendem pessoas carentes, colocando em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula.
O secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli destaca que a qualificação profissional garante a inserção do jovem no mercado de trabalho, ampliando as vantagens e melhorando a renda do trabalhador. “O trabalhador qualificado tem um rendimento até 24% maior que aquele que não recebeu qualificação. Além disso, a qualificação profissional aumenta as chances de o trabalhador ser contratado, por estar informado e preparado para ocupar as milhares de vagas disponíveis hoje em todo o Paraná”, comenta.
O professor Lucas Ruela de Oliveira, do curso de Serviços Domésticos, ministrado a jovens de Jacarezinho explica que esse trabalho de qualificação possibilita ao trabalhador não somente o conhecimento dos conceitos do mercado de trabalho mas, sobretudo, oportuniza a prática de bons relacionamentos com a comunidade.
Oliveira esclarece que as aulas práticas do curso por ele ministrado são aplicadas em internos do Asilo São Vicente de Paulo. “Eles têm a oportunidade de colocar em prática os conteúdo aprendido, com atendimento aos idosos, acompanhando-os em passeios, cuidados com higiene e beleza e, acima de tudo, devolver a esses internos atenção, carinho e respeito que eles não têm no dia a dia. Isso ajuda bastante na melhoria da qualidade de vida dos idosos”, observa.
Alessandra Ferreira, 29 ano, é estudante do Ensino Médio no Colégio Estadual Rui Barbosa, onde frequenta o curso de Técnico em Enfermagem. Ela optou pelo curso do Projovem Trabalhador para ampliar o conhecimento técnico da área, especificamente no cuidado aos idosos. Segundo ela, os idosos têm muitas limitações, como a dificuldade de sair de casa sozinhos, muitas vezes devido ao uso de cadeira de rodas e, sobretudo, a falta da companhia e atenção de alguém com quem possam conversar e compartilhar fatos. “O convívio com os idosos me possibilitou identificar necessidades que antes eu não percebia, por exemplo, de como é importante para o idoso receber um pouco de carinho e atenção pelo simples fato de ter alguém com quem conversar. Além disso, esse curso também me ajuda a agregar conhecimento à profissão que eu escolhi”, relata a estudante.
PROJOVEM — O Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), executado em parceria com o Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETS). O Projovem tem o objetivo de contribuir na formação intelectual, técnica e cultural do cidadão paranaense. Os cursos têm duração de 350 horas/aulas, sendo 100 horas de qualificação social e 250 de qualificação profissional.
O estudante recebe também uma bolsa auxílio no valor de R$ 100/mês, lanche, transporte, kit escolar, material didático e camisetas com a identificação do programa. No Norte Pioneiro, a qualificação profissional atende jovens dos municípios de Curiúva, Ribeirão Claro, Jaboti, Ibaiti, Jacarezinho, Joaquim Távora e Siqueira Campos.
Segue para sanção do Executivo projeto que proíbe emissão de boleto sem autorização do cliente

Segue para sanção do Executivo projeto que proíbe emissão de boleto sem autorização do cliente

Para virar lei, o projeto de nº 512/12, do deputado Pedro Lupion (DEM), que estabelece a proibição da emissão de boleto de oferta, sem solicitação prévia do consumidor, para contratação de produtos e serviços, depende agora apenas da sanção do Governo do Estado. A matéria foi aprovada na sessão da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (28), em redação final, concluindo o trâmite pelo Plenário do Legislativo.

Segundo Lupion, essa prática é considerada abusiva pelos órgãos de defesa do consumidor de todo o país. “A eventual permissão do ato de enviar aos consumidores boletos para contratação de produtos ou serviços, sem solicitação prévia, em especial produtos financeiros, legitima prática considerada abusiva pelos órgãos de defesa do consumidor de todo o país”, justifica.

Também serão encaminhados para sanção (ou veto) do Executivo o projeto de lei de nº 225/13, do deputado Stephanes Junior (PMDB), que declara de utilidade pública a Associação dos Meliponicultores de Mandirituba, com sede no município de Mandirituba e foro regional de Fazenda Rio Grande, da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba; e o nº 304/13, de autoria do Governo do Estado. A proposição autoriza o Governo do Estado a efetuar a doação da edificação do Centro Cultural de Irati à Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO).

Saúde – Em segunda discussão passou pelo Plenário o projeto de nº 246/13, do deputado Alexandre Curi (PMDB). A proposição institui a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Síndrome do X Frágil.  Essa síndrome é uma doença genética considerada a causa mais comum de retardo mental herdado, com uma incidência estimada de um caso em cada dois mil meninos e um em cada quatro mil meninas. Essa síndrome ocorre em virtude de uma mutação no gene FMR1 (Fragile Mental Retardation), localizado no cromossomo X. Os homens afetados por essa síndrome a apresentam em grau moderado; enquanto as mulheres a apresentam em grau leve, podendo ter o funcionamento mental normal.

Na justificativa do projeto, Curi explica que as pessoas portadoras da síndrome podem apresentar retardo mental e motor, hiperatividade, déficit de atenção, dificuldade de contato físico com outras pessoas, repetir informações e as confundir, e registrar histórico de retardo mental na família, sem diagnóstico preciso. Na fase escolar, demonstram distúrbios no aprendizado, dificuldade na leitura, interpretação, escrita e cálculos.

Duas proposições autorizando o Poder Executivo a efetuar doações de imóveis foram aprovadas pelos deputados: uma é a de nº 306/13, tratando da transferência de imóvel ao município de Matinhos, foi aprovada em segunda discussão; e a segunda, a de nº 328/13, permite a doação de imóveis à Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (AFECE), e passou em primeira discussão.
Transporte coletivo será regularizado até o final do ano

Transporte coletivo será regularizado até o final do ano

A prefeitura de Santo Antônio da Platina está preparando o processo licitatório para contratar uma nova empresa para fazer o transporte público da cidade. A atual - Três Estrelas - está atuando com contrato vencido, embora o proprietário garanta que está trabalhando regularmente. Segundo o chefe de gabinete José Antônio da Silva, o prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto (DEM), está empenhado em oferecer aos moradores transporte de qualidade e seguro, com veículos em bom estado de conservação e abertura de novas linhas para atender mais bairros. “Estamos estudando o funcionamento do transporte coletivo de municípios vizinhos, de porte semelhante ao nosso, para elaborar o edital. Se a atual empresa estiver em condições de atender as exigências, ela poderá participar da licitação, mas é certeza que até o final do ano, essa situação esteja resolvida”, disse.
José Antônio disse, ainda, a empresa que ganhar a licitação terá também que se comprometer com o atendimento aos usuários. “Hoje, chega até a prefeitura, uma enormidade de reclamações sobre o mal atendimento dos motoristas com os usuários, principalmente, com os idosos. Isso é inaceitável. O prefeito quer disponibilizar um transporte que, além de atender mais moradores e oferecer carros mais seguros, também respeite o platinense”, contou.
Assim que a elaboração do edital estiver pronta, a prefeitura abrira o processo de licitação. “Temos que cumprir todos os trâmites e prazos legais para fazer melhorias em todas as áreas que são necessárias. Por isso, parece que o andamento é lento, mas na verdade, é preciso cumprir a lei e passar por todas as etapas”, comentou.
Perigo – Na manhã do dia 27, uma mulher de 60 anos caiu de um dos ônibus circulares, ao descer pela porta traseira. Segundo o boletim de ocorrência, o motorista saiu com o coletivo antes mesmo que ela tivesse acabado de sair. O motorista nega a versão da idosa, mas a polícia ainda descobriu que o veículo estava com a documentação atrasada, e chegou a ser recolhido no pátio da 4ª Companhia. O proprietário precisou pagar impostos e taxas para liberar o ônibus.

FONTE: Gladys Santoro / Jornal Tribuna do Vale
Jacarezinho recebe Wenceslau Braz em casa pela Copa AMUNORPI

Jacarezinho recebe Wenceslau Braz em casa pela Copa AMUNORPI

O time de Jacarezinho recebe no próximo domingo, 1, no Estádio Municipal Pedro Vilela o time de Wenceslau Braz. A partida será o reencontro das equipes na competição deste ano. No primeiro turno, vitória brasense por 2x0 após um jogo muito truncado e poucas oportunidades de gols.
O reencontro da equipe jacarezinhense com a torcida foi no dia 16 de agosto com uma vitória por 5x0 contra o time de São José da Boa Vista. Na oportunidade mais de 500 torcedores incentivaram a equipe que busca o bi-campeonato da competição.
Ambas as equipes estão no grupo A da competição, juntamente com São José da Boa Vista. Entre os três times, dois se classificam para as quartas de finais da competição. Até o momento Wenceslau Braz está em 1º com seis pontos (três jogos), pelos critérios de desempate, Jacarezinho aparece em segundo com três pontos (dois jogos) e em último São José da Boa Vista com três pontos (em dois jogos).
Campeonato
Idealizada e promovida pela própria Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) com o apoio da Secretaria Estadual de Esporte, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Polícia Militar, a competição chega esse ano à sua sétima edição.
A fórmula de disputa do campeonato é a mesma das edições anteriores com as equipes sendo divididas em grupos de quatro times (um dos grupos terá apenas três equipes), jogando entre sei em turno e returno. Os dois melhores colocados de cada grupo se classificam para as oitavas de final. A partir daí a competição segue sendo disputada no sistema de mata-mata, até a final.
Assim como no ano passado, a competição vai premiar com troféu e medalhas o campeão e vice da competição, assim como artilheiro e goleiro menos vazado. O campeão também será premiado com kits esportivos destinados às escolas de formação de atletas desenvolvido no município.


Comitiva política pressiona por Medicina

Comitiva política pressiona por Medicina

Comitiva, liderada pelo prefeito Pedro Claro (DEM) e o vice-prefeito Jorge Garrido (PMDB), junto com vereadores,esteve nesta quarta e quinta-feiras, dias 28 e 29, em vários gabinetes de Brasília gestionando para viabilizar o curso de Medicina em Santo Antônio da Platina.
Foram visitados o presidente do senado, Renando Calheiros(PMDB), os senadores Álvaro Dias(PSDB) e Sérgio Souza(PMDB), os deputados federais João Arruda(PMDB), Alex Canziani(PTB), Odílio Balbinotti(PMDB), André Vargas, Rubens Bueno(PPS),entre outros.
Casamento Comunitário em Jacarezinho será em outubro

Casamento Comunitário em Jacarezinho será em outubro

O momento do tão esperado SIM. Para dezenas de casais de Jacarezinho o dia 26 de outubro ficará marcado para sempre na memória. A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social já começou os preparativos para o Casamento Comunitário. Ele acontecerá no Cine Iguaçu a partir das 9 horas.
O Secretário Municipal, Sidnei Ferreira, explica que as pré-inscrições podem ser feitas de segunda à sexta-feira na sede do PROVOPAR até o dia 10 de outubro. “A definitiva será feita no cartório, pois é necessário quinze dias para a documentação ficar pronta”, ressalta Sidnei Ferreira.
Esta iniciativa é para reduzir os custos dos noivos e dar aquela ‘força’ no momento mais importante da vida do casal. A expectativa é que mais de 100 casais participem do evento. Para os que são solteiros é preciso levar: a Certidão de nascimento (original) e atualizada, comprovante de residência (somente no nome da própria pessoa ou dos pais), levar duas testemunhas (maiores de idade, com RG).
Os Divorciados precisam levar: Certidão de casamento com averbação do divórcio (original) e atualizada, cópia do documento que conste a partilha de bens (sentença ou petição) (documento indispensável), comprovante de residência (somente no nome da própria pessoa ou dos pais), duas testemunhas (maiores de idade, com RG).

Para os viúvos é preciso levar: Certidão de casamento e certidão de óbito (atualizada), comprovante de residência (somente no nome da própria pessoa ou dos pais), duas testemunhas (maiores de idade, com RG).
AUDIÊNCIA PÚBLICA

AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Prefeitura Municipal de Guapirama realiza às 16 horas desta quinta-feira, 29, uma Audiência Pública para avaliação dos Programas contidos no Plano Plurianual exercício 2014-2017. A reunião acontecerá na sede da Câmara Municipal.


Deputado Pedro Lupion e prefeito Geraldo Maurício comemoram obras em trecho da PR151

A regional de Londrina do Departamento de Estradas e Rodagem (DER),  confirmou, na terça-feira (27), ao deputado estadual Pedro Lupion (Democratas) a construção de uma área de escape e da sinalização na PR 151, especificamente no trecho localizado nas proximidades do Bairro São Sebastião, Km 22.
A confirmação atende aos pedidos feitos pelo deputado estadual Pedro Lupion ao departamento, no início deste ano - protocolo 11837612-9, de 27/02/2013 e outro na semana passada, protocolo -12092018-9.
O pedido mais recente do parlamentar ao DER, de 22 de agosto, ocorreu logo após o grave acidente na PR-151, entre Ribeirão Claro e Carlópolis, quando um caminhão despencou de uma ribanceira causando a morte de duas pessoas. Ambas as solicitações acolhem o apelo do prefeito municipal de Ribeirão Claro, Geraldo Maurício (PV) que recorreu ao deputado Lupion, no início deste ano, para intermediar, junto ao DER, mais segurança para os motoristas que trafegam pelo trecho, já conhecido como Serra da Morte, uma vez que já vitimou oito pessoas.
Segundo o departamento, os procedimentos técnicos para o início das obras já foram autorizados e a construção será iniciada assim que concluídos todos os trâmites para a execução do projeto. De acordo com o DER, serão reforçadas a sinalização horizontal e vertical e será construída uma área de escape em brita à margem da rodovia
O prefeito, Geraldo Maurício comemora a conquista em parceria com o deputado Pedro Lupion. “Fico satisfeito ao saber que fomos atendidos nessa importante solicitação que visa salvaguardar a vida de inúmeras pessoas que circulam pelo trecho todos os dias. Saber que esses acidentes não serão mais uma rotina é motivo para comemoração. Agradeço ao deputado Pedro Lupion e ao diretor geral do DER, Nelson Leal que atendeu nossas solicitações”, deslumbra o chefe do executivo municipal.
“Passado seis meses da nossa primeira intermediação junto ao DER, com satisfação recebo a notícia que nossa solicitação foi acolhida”, confessa Pedro Lupion.
Presidente da Amunorpi recebe Moção de Aplausos do legislativo ibaitiense

Presidente da Amunorpi recebe Moção de Aplausos do legislativo ibaitiense

O prefeito de Tomazina e presidente da associação dos Municípios do Norte Pioneiro - Amunorpi, Guilherme Cury Saliba Costa, foi homenageado na noite de ontem (27) com uma Moção de Aplausos durante a Sessão Solene da Câmara Municipal de Ibaiti.
Guilherme Cury recebeu uma placa das mãos do presidente do legislativo Adauto Cunha (PC do B). O prefeito foi homenageado na mesma sessão que concedeu também a Moção de Aplausos do delegado de polícia Pedro Dini Neto pelos trabalhados desenvolvidos à frente da 37ª Delegacia Regional de Polícia.
O presidente da Amunorpi foi indicado a honraria e votado por unanimidade na Câmara ibaitiense pelos trabalhos a frente do projeto para trazer para Ibaiti, uma extensão da Universidade do Norte do Paraná – Uenp. Em seu breve discurso o prefeito de Tomazina disse que sente-se orgulhoso pela homenagem. Ele agradeceu a presença do prefeito de Ibaiti, Roberto Regazzo, o Betão, e a primeira dama Giovana Magalhães, aos vereadores presentes e toda a imprensa.
“Receber uma homenagem é sempre muito bom. Num momento desse em que a política brasileira passa por muito descrédito, a honraria tem que ser mais valorizada”, disse. Ao falar sobre o projeto de extensão da Uenp para a região de Ibaiti, o prefeito disse que todas as cidades circunvizinhas ganharão. Ele falou que com a homenagem da Câmara Municipal ibaitiense esse compromisso da Amunorpi com Ibaiti aumenta.
“Me sinto muito orgulhoso por esta homenagem e aumenta o compromisso para a concretização desta extensão para Ibaiti, por ser pólo da nossa região”. “A extensão da Uenp em Ibaiti trará ainda mais desenvolvimento para nossa região”, concluiu Guilherme Cury.


FONTE: Informe Policial

Casas no Nossa Senhora das Graças estão sendo recuperadas



Um trabalho para recuperação e melhorias nas unidades habitacionais do bairro Nossa Senhora das Graças em Jacarezinho. A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano já terminou o trabalho em 36 casas através de recursos provenientes do Ministério das Cidades.
“Também enviamos projetos para a Câmara Municipal e já foram aprovados autorização para obras de infraestrutura urbana e trabalho técnico social com as famílias beneficiadas”, enfatiza Dr. Sérgio. No documento foi realizada a abertura de crédito adicional de R$ 2.711.216,52 (dois milhões e setecentos e onze mil e duzentos e dezesseis reais e cinquenta e dois centavos) para o andamento do projeto. Na execução de Obras de Infraestrutura Urbana a meta é de aproximadamente 18 mil metros quadrados no valor de mais de R$ 1,9 milhão.
Investimentos
Além destas obras de melhorias na parte de infraestrutura, Dr. Sérgio também ressalta que estão sendo liberadas mais unidades habitacionais no bairro. “O presidente da COHAPAR (Mounir Chaowiche) sinalizou que irá autorizar para atender famílias que estão na área de risco e o local será próximo ao Centro da Juventude José Richa”, lembrou o prefeito. Outro ponto são 84 casas no bairro que serão contratadas através da Caixa Econômica Federal.

Receita Federal recebe terreno para construção de nova sede



A Câmara Municipal de Jacarezinho aprovou na última semana o Projeto de Lei 133/2013 que autoriza a Prefeitura a doar um terreno para a construção de uma nova sede da Receita Federal. A referida área é de 954 metros quadrados e está localizada na Rua Dois de Abril.
“Será de extrema importância este novo espaço, onde será uma agência padrão, moderna e que possa atender os usuários que procuram o lugar”, comenta o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio. O prefeito ainda explica que teria sido solicitada ao Poder Executivo através de Ofício, doação de um imóvel urbano que atendesse as suas necessidades.
Além de Jacarezinho, também serão atendidas as cidades de Andirá, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Guapirama, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatiguá, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Santo Antônio da Platina e Siqueira Campos.
Segundo o site oficial da instituição, a Receita Federal é um órgão específico, singular, subordinado ao Ministério da Fazenda, exercendo funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos. É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários e aqueles incidentes sobre o comércio exterior, abrangendo parte significativa das contribuições sociais do País.

Sucesso no Jantar da APAE



Realizou-se no dia 24/08/2013, o 1º Jantar Dançante em prol da APAE. Este Jantar intitulado “Amigos da APAE”, teve como objetivo reunir todos que de alguma forma ajudam a APAE, bem como angariar fundos para a manutenção da Escola, que atualmente costa com 172 alunos. O jantar foi um sucesso. Por isso queremos agradecer todos os companheiros que contribuíram para a realização deste evento e os amigos que compareceram o que com certeza abrilhantaram a noite.

FONTE: Direção da APAE

Prefeitura de Ribeirão Claro instala cinco novas ATIs

Prefeitura de Ribeirão Claro instala cinco novas ATIs

A prefeitura de Ribeirão Claro iniciou a instalação de cinco novas Academias da Terceira Idade (ATI) em vários locais do perímetro urbano e zona rural. As academias fazem parte do programa para melhorar a saúde e qualidade de vida dos idosos de Ribeirão Claro, incluído no plano de governo do prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV). A previsão é que todos os equipamentos já estejam instalados e prontos para o uso nos próximos dias.
Das cinco ATIs adquiridas, quatro foram compradas com recursos próprios pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, no valor total de R$ 24,8 mil. O quinto conjunto foi adquirido através de um convênio com o governo federal, pelo Fundo Municipal de Assistência Social, com custo de R$ 7,9 mil. Além dos aparelhos, a prefeitura arcou com o valor correspondente à instalação das ATIs, trabalho orçado em R$ 8,8 mil, também executado com recursos próprios.
Os locais escolhidos possuem terreno plano, atendendo todos os requisitos necessários para proporcionar uma ótima experiência aos usuários. O chão recebeu uma camada de concreto para nivelar o solo, fixar melhor os aparelhos e facilitar a realização de atividades físicas. 
O objetivo é disponibilizar novas formas de exercício físico entre membros da terceira idade. O município já promove, em parceria com a Secretaria de Saúde, o projeto Caminhada na Praça. Nele, idosos caminham ao redor da praça Padre Max Kley, com acompanhamento de profissionais de saúde. Com a ampliação da rede de ATIs, a expectativa é que o número de pessoas comprometidas com uma rotina de exercícios físicos regulares aumente.
Segundo o secretário de Administração, Fábio de Lucca, a prática de exercícios físicos regulares é essencial para o aumento da expectativa de vida e para melhorar as condições de saúde de idosos do município. “A atividade física é reconhecida por especialistas como fator importante para o controle e prevenção de doenças, além de proporcionar benefícios psicológicos e sociais”, definiu.
O prefeito Geraldo Maurício Araújo esclareceu que as ATIs são destinadas tanto para os idosos quanto para jovens e adultos. “É do conhecimento de todos que hábitos saudáveis refletem em diversos aspectos positivos como a economia na compra de remédios, por exemplo”, explicou. “Nossa administração quer contribuir  oferecendo estrutura para que nossos idosos possam praticar atividades físicas”, concluiu.
Jacarezinho avalia a situação da saúde durante “IX Conferência Municipal de Saúde”

Jacarezinho avalia a situação da saúde durante “IX Conferência Municipal de Saúde”

O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, Dr. Sérgio destacou durante a abertura da IX Conferência Municipal de Saúde realizada na manhã desta sexta-feira (23) no Cine Teatro Iguaçu, alguns aspectos importantes na área da saúde em Jacarezinho.
Segundo Dr. Sérgio, embora a situação da saúde no município tenha evoluído nas últimas décadas e melhorado seus indicadores básicos, muito resta, ainda, a ser feito para uma melhoria efetiva no atendimento das necessidades da população. “Falta ainda um comprometimento maior dos profissionais médicos que atendem nas unidades municipais de saúde. Caso houvesse este maior compromisso dos médicos, teríamos uma redução dos encaminhamentos para as especialidades e diminuiria o fluxo de pacientes em busca de atendimento no Pronto Socorro”, destacou o prefeito.
Para o secretário municipal de saúde, Geraldo Romão, mesmo com a pouca participação da população na conferência, os objetivos foram alcançados. “Os participantes tiveram oportunidade de apresentar suas idéias e sugestões para fundamentar a elaboração do Plano Municipal de Saúde para o período 2014-2017, em complementação às propostas apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde”, disse Romão.
Os temas apresentados nas plenárias revelam a preocupação do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria para o momento atual. A enfermeira Melina Peterson falou sobre a situação da saúde no município e sobre a estrutura de atendimento, além dos vários programas e os indicadores de saúde alcançados. Já o assessor do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS/PR), Wagner Mancuso Faria destacou a importância das redes de atenção a saúde e sobre a abordagem do atendimento integral a saúde.
Durante a conferência, o secretário Romão apresentou os recursos financeiros para a saúde, além de propostas da secretaria para o Plano Plurianual da Saúde de 2014 a 2017. A palestra final ficou por conta do professor da UNESP de Araraquara, Wagner de Melo Romão que falou sobre o papel da comunidade no controle social.
Além das palestras e discussões, a conferencia ainda teve a apresentação e aprovação da moção de apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular, coordenado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no sentido de obrigar a União a aplicar em saúde pelo menos 10% da arrecadação de tributos federais, uma antiga reivindicação da sociedade e dos que lutaram pela implantação da Reforma Sanitária.

A conferência municipal que aconteceu de dois em dois anos, de acordo com uma Lei Municipal de 1997, contou com participação de representantes da área da saúde municipal e estadual, da 19ª Regional de Saúde com sede em Jacarezinho. Dezenas de pessoas acompanharam a conferência.
Tiro de Guerra visita escolas em comemoração ao dia do soldado

Tiro de Guerra visita escolas em comemoração ao dia do soldado

Os atiradores do Tiro de Guerra 05/007 de Jacarezinho visitaram na última semana, duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) da cidade em comemoração ao dia do soldado, ocorrido no último domingo (25). A primeira EMEF a receber a visita foi a Professor Johann Probst no Jardim Panorama na quinta-feira (22).

A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Magda Cristina Souza Nogueira e o Prefeito Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, Dr. Sérgio estiveram presentes e acompanharam a execução do hino nacional com apresentação das bandeiras pelos atiradores da unidade. Na sexta-feira (23) a visita com a mesma programação seguiu para a EMEF Professora Ruth Pimentel Rocha na Vila Rosa.
Melhorias em estrada rural

Melhorias em estrada rural

O vereador de Santo Antônio da Platina, Francisco Faustino de Proença Junior, o Chiquinho Net, solicitou na sessão da Câmara Municipal desta semana que seja feita uma melhoria na Estrada Rural do Lajeado. Ele ressalta que é a terceira vez que já solicita a passagem e empedramento do local. “Hoje será a primeira vez com a nova chefe do departamento de obras que é uma pessoa competente em suas tarefas. Sei que irá seguir uma planilha de trabalho e atender a toda comunidade platinense”, enfatiza. 
Cabo de alta tensão se rompe e corta energia

Cabo de alta tensão se rompe e corta energia

O rompimento de um cabo de alta tensão deixou cerca de 13 mil pessoas sem energia elétrica na noite desta segunda-feira, dia 26,em Santo Antônio da Platina.
O cabo caiu na esquina das ruas 7 de Setembro e Coronel Joaquim Rodrigues do Prado em torno das 21h10m,mas ninguém se feriu.
Os bairros Jardim Saúde e Jardim do Sol, Vila Ribeiro,Aparecidinhos I,II e III e a parte mais baixa da zona urbana, incluindo o Residencial Morumbi e a Vila Rica,ficaram desabastecidos. De acordo com o gerente regional da Copel(Companhia Paranaense de Eletricidade), Edson Bandeira,o corte de luz foi automático como auto-proteção. O fornecimento foi normalizado cerca de 45 minutos depois.


FONTE: NPDIARIO
Regulamentação da Lei Geral é tema de reunião

Regulamentação da Lei Geral é tema de reunião

O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, Dr. Sérgio, (Democratas), convocou secretários e servidores municipais para uma reunião de trabalho, a ser realizada nas dependências da Câmara Municipal no dia 30 de agosto (sexta-feira), para tratar de assuntos referentes à regulamentação da Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (LC n.° 48). A reunião acontece das 8h às 11h30 e contará com as presenças dos consultores do Sebrae Odemir Vieira Capello, Alcione Marques Fernandes e Rúbia Lisboa Martoni. Com isso Dr. Sérgio atende a solicitação da Câmara Temática Ambiente Legal, do Comitê Gestor de Desenvolvimento Empresarial. O objetivo do encontro é trocar informações sobre os procedimentos adotados quanto à abertura de empresas em Jacarezinho, regulamentá-los por meio de decretos do Chefe do Executivo, adequando-os às exigências da citada legislação.
A Lei Geral estabelece o tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e às empresas de pequeno porte no âmbito municipal, conforme normas gerais previstas na Lei Complementar Federal n. 123, de 14 de dezembro de 2006, que instituiu o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
Um dos pontos que necessita ser regulamentado por meio de Decreto é o que define as atividades de alto risco, o que servirá para conceder às demais atividades o Alvará de Funcionamento Provisório e dispensa de vistoria prévia, com a finalidade de funcionamento imediato. Outro Decreto fundamental é o que regulamenta o critério da fiscalização orientadora por meio de dupla visita. Em todas as constatações de irregularidades que não sejam de alto risco para os consumidores e para os trabalhadores, os fiscais da prefeitura, antes de multar, devem orientar e acertar prazo para a solução do problema.

O Município deve providenciar também local único para que os empreendedores deem entrada em documentos e estimular as compras públicas junto às MPEs locais. “Tratar bem a micro e a pequena empresa é coisa de país desenvolvido”, lembra Dr. Sérgio. “Desejamos cumprir todos os requisitos para que os empreendedores individuais e as microempresas prosperem em Jacarezinho”, avisa o prefeito, “pois elas geram a maioria dos empregos, distribuem renda, mas enfrentam muitas dificuldades desde a abertura, sobrevivência e até mesmo na hora do fechamento. Esse quadro precisa mudar, e para muito melhor”, finaliza Dr. Sérgio.