Vírus leva contribuinte a pagar IPVA para golpistas
Os contribuintes do Paraná que emitem guias para pagar o IPVA precisam ficar atentos a um golpe que vem sendo aplicado por meio de um vírus de computador. A Secretaria de Estado da Fazenda emitiu alerta, nesta segunda-feira (8), para a ocorrência da fraude, que altera o boleto bancário emitido pelo contribuinte de forma a direcionar o dinheiro à conta dos estelionatários.
O órgão diz que algumas medidas de segurança precisam ser tomadas pelos usuários para evitar cair no golpe. Isso porque as vítimas precisam pagar o IPVA novamente, no caso de caírem na armadilha. Como o dinheiro não é transferido para a conta do governo estadual, o débito não é quitado, e o contribuinte fica com o tributo em aberto.
Quando o contribuinte emite a taxa de IPVA, no site da Secretaria da Fazenda, um boleto com uma série de número fica disponível. O vírus de computador muda parte da sequência de números, fazendo com que o dinheiro vá para a conta dos criminosos, e não para a da secretaria. Na hora de pagar, o contribuinte nem sempre percebe a troca.
O boleto permanece idêntico ao original, o que dificulta a percepção dos contribuintes. Para descobrir se o documento para pagamento está adulterado, é necessário verificar se o começo do código é 00194.5687n5 – sendo que a letra “n” corresponde ao digito verificador, único número que varia de boleto para boleto nos primeiros 11 números.
Os números representam: 001 = código do Banco do Brasil - banco utilizado pela Secretaria da Fazenda; 9 = tipo de moeda (real); 45687n5 = convênio (entre BB e Secretaria da Fazenda/PR) e n = dígito verificador – que varia a cada guia emitida.
A secretaria informa ainda que cuidados de segurança no computador ajudam a evitar que cidadãos caiam no golpe. Manter o antivírus atualizado e ter cuidado nas páginas que são acessadas, além de selecionar páginas seguras para baixar arquivos, são medidas que ajudam a manter dados pessoas em segurança.
0 Comments:
O que você achou desta matéria???