Vereadores se mobilizam para criar associação

O vereador por Santo Antônio da Platina, Francisco Faustino Proença Júnior, o Chiquinho Net (MD), afirmou, na manhã de ontem, que mantém contatos com vereadores da região para reativar a Associação das Câmaras do Norte Pioneiro (Acanaorpi). A entidade está desativada há aproximadamente quatro anos.
Segundo o vereador, já existe até um terreno doado pela então prefeita Maria Ana Pombo (PT), em 2012, ao lado do Centro de Eventos no parque de exposições Alício Dias dos Reis, disponível para a construção da sede da entidade.
Durante a sessão ordinária realizada na Câmara dos Vereadores na noite de segunda-feira, 29, aventou-se a hipótese de criar uma nova associação cujo nome seria União dos Vereadores do Norte Pioneiro (Uvenorpi). A ideia foi apoiada por quatro vereadores de Cambará, Walcir Joaquim (PSDB), Claudinei Guimarães Tironi, o Tuta (PT), Márcio Albertini (PR) e Rogério Frutuoso, o Rogerinho Karatê (PSL) que acompanharam a sessão. No entanto, durante uma conversa ocorrida na manhã de ontem entre o vereador Chiquinho e o presidente da entidade desativada, Eduardo da Cruz Ribeiro, ficou decidido que o melhor é reativar a associação já existente.
Segundo Ribeiro, que é ex-vereador por Ribeirão do Pinhal, a entidade foi desativada por falta de verbas. Ele conta que havia a possibilidade da construção de uma sede própria em Santo Antônio da Platina e que a iniciativa tinha o apoio do então deputado federal Chico da Princesa. Antes de ser desativada, a entidade era administrada da cidade onde o presidente morava. Ele usava um escritório particular em Ribeirão do Pinhal para administrar a associação.
De acordo com o vereador Valdir Domingos de Souza, o Valdir do Foto, que presidiu a entidade por três anos em meados dos anos 90, a associação era mantida por meio de uma taxa paga pelas 28 Câmaras que compunham a entidade e este seria o modelo para que a associação voltasse a funcionar.
Chiquinho também comentou sobre a possibilidade de ampliar o número de câmaras que compõem a entidade. “A Câmara de Bandeirantes pode fazer parte da nossa associação e assim como ela, outras também poderão integrar a Acanaorpi no futuro”, ressaltou. Atualmente a Acanorpi é composta por 28 municípios, dois a mais que a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), integrada por 26 prefeituras do Norte Pioneiro.

FONTE: Mauricio Reale – Jornal Tribuna do Vale


Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???