TCE e Crea fiscalizam qualidade das obras públicas concluídas no Paraná

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) vão fiscalizar as obras públicas concluídas entre setembro e dezembro de 2012 em todo o Paraná. Serão avaliadas edificações e pavimentações. O objetivo é averiguar a qualidade e a conformidade destes empreendimentos em relação a critérios como acessibilidade. Também será verificado se eles estão, realmente, servindo à população.
Em relação às edificações, os técnicos avaliarão visualmente a condição das estruturas, alvenaria, revestimentos e instalações; quanto às pavimentações, serão verificados itens como o estado das calçadas e se há defeitos no pavimento.  O levantamento usa como base as informações declaradas pelos municípios ao TCE, por meio do módulo de obras públicas do Sistema de Informações Municipais. A relação de empreendimentos a serem visitados pelas equipes está sendo definida.
De acordo com Denise Gomel, analista de controle do TCE que participa da fiscalização, esta ação conjunta com o Crea-PR é minuciosa: apontará o estado de conclusão das obras, se elas respeitam as normas mínimas de engenharia, se permitem o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais e se foram realmente entregues. “Outros dois aspectos importantes a serem verificados é se a qualidade final é a mesma que havia sido prevista no projeto e se os recursos públicos foram bem aplicados”, completa ela.
A troca de informações entre os órgãos envolvidos é fundamental para o bom andamento da fiscalização. A interligação dos bancos de dados vai permitir o cruzamento das informações e a realização de uma espécie de “malha fina” das obras públicas. O resultado final dos levantamentos será apresentado pelo TCE e pelo Crea-PR até o final do ano.
O projeto piloto começou na última segunda-feira (29) e vai até esta quinta-feira (31), em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba). Esta etapa de testes serve para corrigir eventuais falhas de sistemas e ajustar a relação de itens a serem avaliados. A estimativa é que, passada esta fase inicial, o trabalho de campo comece ainda em agosto.
Em São José dos Pinhais, o TCE e o Crea-PR contam com a parceria da Prefeitura Municipal. As obras fiscalizadas no município na tarde da última segunda-feira foram o Horto Municipal, a Escola Padre Pedro Fuss e as casas do conjunto Moradias Vale Verde.
Parceria
O TCE e o Crea-PR vêm atuando em conjunto desde 2006. No ano passado, a parceria rendeu uma ação fiscalizatória que esquadrinhou as obras públicas paralisadas em todo o Paraná. Um total de 750 empreendimentos, espalhados por 209 municípios, foi avaliado. O trabalho resultou num relatório, disponível a toda a população no portal do TCE na internet. Basta clicar na aba “Cidadão”, na parte superior da página e, em seguida, em “Fiscalização de Obras Paralisadas”, no menu da esquerda.

UENP - Novo reitor será escolhido após consulta e lista tríplice

O futuro reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) deverá ser escolhido através de uma consulta feita à comunidade universitária conforme prevê o estatuto da universidade. Os três candidatos mais votados nessa consulta vão formar uma lista tríplice que passará pela escolha o governador Beto Richa. Na prática, quem vai escolher o novo reitor é o governador, no entanto, é provável que Beto Richa acompanhe o resultado da consulta e opte pelo candidato mais votado no processo.
O atual reitor da UENP, Eduardo Meneghel Rando anunciou na segunda-feira, 29, que vai deixar o cargo no dia 30 de agosto em virtude dos problemas de saúde que enfrente desde o começo de 2012. Ontem, 30, porém, Rando retificou a data da sua renúncia e informou através do site da instituição que só deixa o cargo um dia depois, em 1º de setembro.
Com a vacância do cargo, diz os artigos 30 e 28 do estatuto, o vice-reitor Rinaldo Bernardelli assume a reitoria e convoca o Conselho Universitário (Consuni) para preparar a consulta em um prazo máximo de 30 dias.
Assim, a única chance do vice-reitor Rinaldo Bernanrdelli assumir a reitoria da UENP até o final de 2014, quando encerra o atual mandato, é ser indicado e um dos três mais votados no processo, além de ter que passar pelo crivo do governador.
Nos bastidores da UENP, o que se comenta é que até o dia 1º de setembro o atual reitor pretende preparar um candidato de sua confiança para ser indicado à consulta. Essa manobra contraria a lógica, já que por coerência o seu candidato deveria ser o próprio vice, com quem foi escolhido na eleição em 2010.
Mas não é isso que quer o ainda reitor. Um dos nomes que gozam da sua confiança é Rogério Macedo, ligado ao campus de Bandeirantes. Porém, Macedo teria um impedimento: assim como Rando ele não é funcionário estatutário e seu contrato de trabalho com o governo estadual já estaria vencido.
Sem condições de indicar Macedo, Rando, que também preside o Consuni – que tem direito de indicar dois candidatos ao cargo - pretende indicar à consulta a diretora do campus de Cornélio Procópio, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan.
O vice-reitor Rinaldo Bernardelli disse ontem que aguarda a decisão do Consuni, mas reconhece que o estatuto da UENP foge à regra quando o assunto é vacância do cargo. “Pela lógico, o vice-reitor deveria assumir o cargo, mas não é isso que o estatuto diz”, resumiu. Bernardelli não quis fazer críticas e nem comentar o anúncio de renúncia de Rando e apenas justificou que pretende se manifestar sobre as decisões do conselho somente após a renúncia do atual reitor for confirmada.


FONTE: Marcos Martins

Operação Lei Seca na festa “Bom Jesus da Cana Verde”

O 2º Batalhão “Guardião do Norte Pioneiro” vem realizando constantemente operações policiais para garantir a segurança nos grandes eventos de nossa região.
Durante a Fescafé de Ribeirão Claro e Fetexas de Jacarezinho, neste ano, foi empregado um grande aparo policial com fiscalizações de trânsito, sobretudo em combate a embriaguez ao volante, que resultaram positivamente, pois não foram registrados acidentes graves e a preservação da ordem pública foi mantida.
Desta forma, com o início da renomada festa religiosa “Senhor Bom Jesus da Cana Verde” na cidade Carlópolis e Siqueira Campos, o policiamento nestes locais já foi reforçado, tanto no local do evento, quanto no perímetro urbano.
Somente ontem (30/07/2013), foram realizadas blitze de trânsito na cidade de Carlópolis, objetivando o cumprimento da Lei Seca, alcançando como resultado a apreensão de 02 veículos, 29 autos de infração de trânsito, dentre os quais 05 foram por condutor não habilitado e 05 por embriaguez ao volante.
Dos motoristas embriagados, 03 foram presos em flagrante, sendo que um deles ainda estava portando 02 tabletes de maconha. Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia local.  
O Comandante do 2º Batalhão afirmou que estas operações policiais serão constantes no Norte Pioneiro “Aconteceram grandes eventos recentemente que reuniram milhares de pessoas, mais 140 mil na Fescafé de Ribeirão Claro e 80mil na Fetexas de Jacarezinho, e , devido a intensificação no policiamento preventivo, principalmente as blitze de trânsito, alcançamos resultados extremamente positivos na manutenção da ordem pública, pois considerando o grande volume de pessoas neste locais, não foram registrados acidentes graves e demais ocorrências proveniente o oportunismo nestas ocasiões. Desta forma, continuaremos atuando com firmeza em todos os eventos no Norte Pioneiro do Paraná”, finalizou o comandante.

Data: 31/07/2013
Revisado e autorizado divulgação: 2º Ten. Renan – Chefe P5/2ºBPM.
SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO 2ºBPM.


Vereadores de Cambará apoiam criação de faculdade de medicina

A iniciativa do vereador por Santo Antônio da Platina, Aguinaldo Roberto do Carmo (PSL) de implantar uma faculdade de medicina na cidade obteve o apoio de quatro vereadores de Cambará: Walcir Joaquim (PSDB), Claudinei Guimarães Tironi, o Tuta (PT), Márcio Albertini (PR) e Rogério Frutuoso, o Rogerinho Karatê (PSL).
Segundo Joaquim, o sonho poderá se tornar realidade se houver união e empenho dos políticos da região. “O vereador Tuta tem um bom relacionamento com o deputado federal André Vargas (PT), eu sou amigo do deputado federal Alex Canziani e outros vereadores mantêm contatos com deputados que podem ajudar na luta pela implantação de uma faculdade de medicina na nossa região”, comentou.
Para o vereador Aguinaldo do Carmo, a implantação de uma faculdade de medicina em Cornélio Procópio é inadmissível. “Cornélio Procópio fica a cerca de 60 quilômetros de Londrina onde já há faculdades de medicina. Precisamos de uma faculdade que atenda os municípios do Norte Pioneiro mais distantes dos grandes centros”, justificou.
Carmo agradeceu o apoio dos colegas de Cambará e lembrou que também conta com o apoio de várias lideranças como o presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), Guilherme Cury Saliba Costa (PSD), prefeito de Tomazina, assim como outros prefeitos que já elogiaram a iniciativa.
O vereador, no entanto, lamentou a falta de apoio do prefeito de Santo Antônio da Platina, Pedro Claro de Oliveira Neto (DEM), bem como do vice, Jorge Garrido (PMDB). “Até hoje não ouvi uma declaração de apoio do prefeito em relação à iniciativa. O vice-prefeito, Jorge Garrido, que é médico, também não se manifesta”, alfinetou.
Aguinaldo do Carmo aposta no projeto por conta do momento delicado em relação ao panorama da Saúde no país. Ele vê com otimismo a intenção do ministério da Educação de investir na expansão de cursos de medicina no interior do país e acredita que a região tem potencial para receber um investimento desta envergadura.

Para o vereador, se concretizada, a iniciativa vai gerar uma parceria com os hospitais da região que, além dos benefícios para a população, também vai gerar economia para as prefeituras. Ele alega que, somente com transporte para cirurgias e exames, cinco prefeituras da região chegam a gastar mais de R$ 1 milhão.

FONTE: Luiz Guilherme Brandani

Vereadores se mobilizam para criar associação

O vereador por Santo Antônio da Platina, Francisco Faustino Proença Júnior, o Chiquinho Net (MD), afirmou, na manhã de ontem, que mantém contatos com vereadores da região para reativar a Associação das Câmaras do Norte Pioneiro (Acanaorpi). A entidade está desativada há aproximadamente quatro anos.
Segundo o vereador, já existe até um terreno doado pela então prefeita Maria Ana Pombo (PT), em 2012, ao lado do Centro de Eventos no parque de exposições Alício Dias dos Reis, disponível para a construção da sede da entidade.
Durante a sessão ordinária realizada na Câmara dos Vereadores na noite de segunda-feira, 29, aventou-se a hipótese de criar uma nova associação cujo nome seria União dos Vereadores do Norte Pioneiro (Uvenorpi). A ideia foi apoiada por quatro vereadores de Cambará, Walcir Joaquim (PSDB), Claudinei Guimarães Tironi, o Tuta (PT), Márcio Albertini (PR) e Rogério Frutuoso, o Rogerinho Karatê (PSL) que acompanharam a sessão. No entanto, durante uma conversa ocorrida na manhã de ontem entre o vereador Chiquinho e o presidente da entidade desativada, Eduardo da Cruz Ribeiro, ficou decidido que o melhor é reativar a associação já existente.
Segundo Ribeiro, que é ex-vereador por Ribeirão do Pinhal, a entidade foi desativada por falta de verbas. Ele conta que havia a possibilidade da construção de uma sede própria em Santo Antônio da Platina e que a iniciativa tinha o apoio do então deputado federal Chico da Princesa. Antes de ser desativada, a entidade era administrada da cidade onde o presidente morava. Ele usava um escritório particular em Ribeirão do Pinhal para administrar a associação.
De acordo com o vereador Valdir Domingos de Souza, o Valdir do Foto, que presidiu a entidade por três anos em meados dos anos 90, a associação era mantida por meio de uma taxa paga pelas 28 Câmaras que compunham a entidade e este seria o modelo para que a associação voltasse a funcionar.
Chiquinho também comentou sobre a possibilidade de ampliar o número de câmaras que compõem a entidade. “A Câmara de Bandeirantes pode fazer parte da nossa associação e assim como ela, outras também poderão integrar a Acanaorpi no futuro”, ressaltou. Atualmente a Acanorpi é composta por 28 municípios, dois a mais que a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), integrada por 26 prefeituras do Norte Pioneiro.

FONTE: Mauricio Reale – Jornal Tribuna do Vale


Jogadores de Jacarezinho irão fazer treinamento em equipes profisisonais



Os atletas de Jacarezinho Bruno de Oliveira Souza e Murilo Henrique de Oliveira Cossini deverão em breve fazer treinamentos em equipes profissionais por 15 dias. O destino ainda é incerto entre as equipes sub-17 da Sociedade Esportiva Palmeiras (SP) ou Clube Atlético Paranaense.
O técnico Edemílson Franco, mais conhecido como Pateta, revelou a informação durante a final dos Jogos da Juventude em Bandeirantes, quando a equipe jacarezinhenses ficou com o vice-campeonato. “Eles estavam certo para irem para o Palmeiras, mas com esta competição eles acabaram voltando”, enfatiza Pateta.
Edemílson Franco ainda destaca que caso não seja concretizado o treinamento na equipe paulista, eles deverão ficar duas semanas na capital paranaense. “Eles foram os destaques da equipe na competição regional. Terão uma oportunidade de demonstrar o seu futebol numa equipe profissional”, explica Pateta.
Ele ainda explica que em parceria com a Prefeitura de Jacarezinho a intenção é reativa a Esportiva Jacarezinho. “Não iremos disputar a terceira divisão neste ano porque estamos montando equipes de base. Tenho certeza que no próximo ano já estaremos bem melhor e com uma equipe forte e competitiva”, finaliza Pateta.

Caso do empréstimo do livre ganha repercussão estadual



O adolescente Guilherme Pascoal Correia Nunes, de 17 anos, esteve hoje (30 de julho) as 14h40 na delegacia de polícia fazendo a devolução do livro "Asterix - A foice de ouro". Ele estava acompanhado de seu pai, Elias Pascoal Nunes e do irmão Gustavo de 12 anos. Ainda meio assustado com a repercussão que o caso ganhou, Guilherme deu entrevistas e disse que jamais imaginou que um simples livro virasse caso de polícia.
"Já emprestei vários livros da biblioteca, todos devolvi, este em questão eu havia emprestado para meu irmão Gustavo. Viajei para Minas Gerais e meu irmão acabou esquecendo de devolver" disse Guilherme. Gustavo, 12 anos, está traumatizado com o caso e garantiu que "nunca mais vou emprestar um livro".
O caso do livro ganhou repercussão nacional e vários sites brasileiros comentaram sobre o assunto. A RPC, afiliada da Rede Globo, foi atraída pela matéria e esteve na cidade acompanhando o desdobramento do caso. 

Com informações: Blog Notícias de Arapoti

Polícia Civil de Ibaiti transfere presos para outras regiões do Estado

Agentes da Polícia Civil de Ibaiti transferiram na semana passada um preso do Secat ibaitiense para a comarca de Cantagalo, região Centro Sul do Estado. A viagem de mais de 800 quilômetros foi realizada com a nova viatura Renault/Duster, adquirida recentemente pela Polícia Civil ibaitienses. O transporte é realizado por uma equipe de agentes especializados.

Deste quando incorporou à frota de veículos da 37ª DRP, a nova viatura já possibilitou a transferência de vários presos para outras regiões do Estado. “A nova viatura, mais moderna, facilita o transporte e torna a operação de transferência mais segura”, disse o delegado Pedro Dini Neto.

Prefeitura e Laticínios Carolina assinam convênio de R$ 15 mil

O prefeito de Ribeirão Claro, Geraldo Maurício Araújo, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Cleuza Molini Ormeneze e o diretor da empresa Laticínios Carolina, Luiz Henrique Oliveira, assinaram na última quinta-feira (25) um convênio no valor de R$ 15 mil. A assinatura do documento aconteceu durante reunião com professoras, diretoras e equipes pedagógicas da Rede Pública Municipal, no Sindicato Patronal, às 14h. Outros convênios da empresa com a Secretaria de Educação garantem o funcionamento de projetos esportivos e premiação em concursos feitos no município.
As premiações serão dadas aos participantes do Profissionais da Educação 2013 e Escola Modelo 2013. Os primeiros lugares em nove categorias receberão mil reais, enquanto os segundo lugares em oito categorias levarão R$ 500. A melhor escola garante o prêmio de R$ 2,5 mil. A ideia é aumentar o valor da premiação nos próximos anos como forma de valorizar o esforço dos educadores do município e incentivar a criação de projetos pedagógicos.
Esse ano, além do aumento no valor da premiação, os vencedores receberão os valores em dinheiro, ao invés de prêmios como acontecia até 2012. O objetivo é que cada docente ou gestor escolar decida em que empregar o prêmio. A notícia foi recebida com festa por professores, diretores e equipes pedagógicas. Os critérios usados para definir os vencedores em cada categoria foram divulgados durante a capacitação pedagógica que aconteceu entre os dias 25 e 26 de julho e estão disponíveis para consulta na Secretaria de Educação.
Segundo o diretor da empresa Laticínios Carolina, Luiz Henrique de Oliveira, a parceria é parte da filosofia da fabricante de produtos lácteos, de investir parte de seus lucros no desenvolvimento do município. “Ser professor é um dom de Deus que poucos têm e somos parceiros da educação de Ribeirão Claro porque entendemos que a formação de nossos funcionários começa na sala de aula”, afirmou. “Vamos trabalhar para dobrar esse valor em 2014”, planejou.
Para a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o convênio com a empresa é fundamental para vários projetos executados pela pasta. “A empresa tem um papel fundamental para desenvolver a educação no município”, disse. “Temos diversos projetos que só são possíveis com o apoio da Laticínios Carolina”, completou. “Os professores estão sendo avaliados desde o início do ano para a premiação”, revelou.

De acordo com o prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV), a empresa fundada por ele sempre teve a preocupação de fazer a sua parte para melhorar o município. “Hoje estou afastado da empresa para me dedicar integralmente à prefeitura, mas o Luiz e a Cleide (Maria Baggio Araújo, primeira-dama e presidente da empresa) estão sempre apoiando os projetos da educação”, declarou. “Nós só temos que elogiar e agradecer pela qualidade do ensino, todos que se mudam para cá se impressionam com o nível educacional de nossas escolas”, concluiu.

FONTE: Diógenes Gonçalves

Jacarezinho inclui mais três veículos novos para transporte escolar

O município de Jacarezinho incluiu nesta segunda-feira (29) mais um ônibus e dois microônibus adaptados para cadeirantes que irão compor a frota do transporte escolar municipal. Os veículos novos já estão segurados pelo Seguro do Banco do Brasil e Gente Seguradora S/A, através de licitação. A aquisição dos veículos foi através de investimentos do FNDE/MEC, sem nenhuma contrapartida do município.
Ao todo o transporte escolar municipal de Jacarezinho tem 23 linhas de zona rural e segundo a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Magda Cristina de Souza Nogueira, neste segundo semestre, sete das 23 serão realizadas com veículos da secretaria. O restante continuará sendo com empresas terceirizadas, contratadas pelo processo licitatório que ocorreu nesse mês de julho. As empresas que ganharam a licitação foram: Hélio Pereira da Silva & Cia Ltda; J. A. Generoso de Oliveira & Cia Ltda; E. C. Lima & Souza Ltda; Kátia da Costa - Transportes ME; J. A. de Castro Transporte Eireli – Me; J.V. Oliveira & Cia Ltda ME e Pedro Juvenil Leite.

Para o diretor de transporte escolar da secretaria municipal de educação, André de Souza Melo, a iniciativa de colocar mais três ônibus novos nas linhas, trarão economia para o setor. A secretária Magda lembra que acompanhará os serviços prestados pelas empresas, conforme Manual de Normas para Gestão do Transporte Público e edital de licitação, para garantir o melhor andamento do transporte escolar. “Iremos acompanhar tudo para garantir que o serviço será prestado da melhor maneira possível”, afirmou a secretária.

Intimado pela polícia por não devolver livro de Biblioteca Cidadã

Um adolescente de 17 anos de Arapoti foi intimado pela Polícia Civil a devolver um livro infantil que pegou emprestado na Biblioteca Pública em janeiro deste ano. Segundo a polícia, o menor tem até esta terça-feira,30, para efetuar a devolução, caso contrário, receberá outra intimação e poderá responder pelo crime de desobediência.
Em entrevista,o  pai do adolescente, Elias Pascoal Nunes, disse que a Biblioteca Pública não entrou em contato anteriormente com a família para alertar sobre o atraso e pedir a devolução. “O meu filho empresta livro na biblioteca a cada 15 dias, eles poderiam ter ligado que a gente levava o livro até lá, não precisava dessa atitude abusiva”, critica. Ainda de acordo com ele, a intimação com o nome do filho foi entregue para um pedreiro que fazia obras na casa da família e não nas mãos dele ou do próprio filho. “Isso revoltou ainda mais, deu a impressão que somos bandidos, que o meu filho fez algo de grave”, alega.
Nunes conta ainda que um representante da secretaria municipal de Educação ligou para ele nesta segunda-feira e fez um convite para que ele comparecesse ao departamento para que pudesse explicar a situação. No entanto, ele recusou e afirmou que terça-feira irá até a Delegacia com o filho e o livro e depois fará uma reclamação na Procuradoria de Justiça. “Essa atitude abusiva desestimula a leitura e faz com que os adolescentes não queiram mais ir até a biblioteca emprestar livros”, finaliza.
A secretária municipal de Educação de Arapoti, Rosi Rogenski, explica que a funcionária da biblioteca tomou a atitude de ir até a delegacia e fazer um Boletim de Ocorrência sem consultá-la. “Hoje pela manhã ela me disse que ligou para a mãe do rapaz algumas vezes, mas como o livro não foi devolvido decidiu fazer o Boletim de Ocorrência”, explica.
Ainda segundo Rogenski, a bibliotecária adotou o procedimento que é estipulado pelo Manual da Biblioteca Cidadã. Em um dos tópicos, o manual indica que se a devolução de livros demorarem a acontecer, a biblioteca pode tomar atitudes mais sérias e rigorosas, como a realização de um Boletim de Ocorrência, para não correr o risco de perder definitivamente a obra.

“Esse não é um procedimento aconselhado pelo município, se ela tivesse conversado com a gente teríamos indicado que ela fosse até a casa do adolescente para recuperar o livro e de jeito nenhum fosse até a delegacia”, afirma a secretária. Ela disse ainda que vai ser reunir com a  administração do município para decidir qual procedimento tomar em relação a esse caso e inclusive com a funcionária(Texto: Luciane Cordeiro).

Equipe pedagógica de EMEF acompanha palestra com psicólogo

A equipe pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Vera Cecília Lamim em Jacarezinho, acompanhou na última sexta-feira (26) uma palestra com o psicólogo José Francisco. Ele palestrou sobre “Fatores Psicológicos que interferem na aprendizagem e no comportamento da criança”.

Segundo a diretora da escola, Luciana de Oliveira, Francisco abordou o assunto de uma maneira prática, e retratou fatos do cotidiano escolar e familiar. “Ele nos orientou a visualizar e resolver as situações de uma forma mais simplificada. O intuito deste convite foi ofertar aos profissionais da educação um momento de reflexão na busca da qualidade de Ensino. Esse encontro foi muito proveitoso, veio saciar alguns anseios dos professores”, afirmou Luciana.

PM aprende segundo carro clonado em menos de 24 horas

Mais um veículo clonado foi apreendido pela Polícia Militar de Santo Antônio da Platina, na noite de sábado, 26, no jardim Campestre. O carro, um Volkswagen Voyage, placas de Rio do Sul-SC, apresentava numerações diferentes do chassi, além de documentação falsa. Foi o segundo veículo apreendido no município pela PM em menos de 24 horas.
Depois de receberem a informação sobre a atitude suspeita de um homem em uma pizzaria, a PM foi até o local e abordou o suspeito no momento em que ele se dirigia ao estacionamento do comércio. Depois de checarem os documentos pessoais do suspeito, identificado como Roque Mendes Ferreira, nada de ilícito foi encontrado, porém, os policiais desconfiaram de um amassado no capô do seu carro e também das placas.
Ao consultarem a documentação do veículo os policiais encontraram várias irregularidades. A numeração do chassi gravada no motor não era a mesma dos vidros, as placas (MGA-5225) de Santa Catarina apresentavam lacres do Paraná, e a documentação (impressa em papel sulfite) não apresentava os ícones de segurança do Detran. Além de tudo ainda havia um comunicado de venda para Moacir Bilk, preenchido no último dia 23, em Santa Catarina.
Questionado sobre as irregularidades, Ferreira se disse desconhecer, e informou que havia comprado o carro de um rapaz identificado apenas como Daniel, morador de Siqueira Campos, a quem teria pago a quantia de R$ 25 mil além de assumir parte financiada do veículo.
Ferreira, que trabalha como mascate, recebeu voz de prisão por falsificação de documento e foi conduzido junto com o veículo para a 38ª Delegacia Regional de Polícia, onde permanece preso.
Na tarde de sexta-feira, 25, Cleison Alves de Oliveira, 25 anos, também foi preso por falsificação de documentos quando dirigia um veículo Renault Megâne com placas de Eldorado (RS) clonado. Ele também permanece preso.

FONTE: Luiz Guilherme Brandani


Reitor da UENP anuncia que renunciará cargo a partir de 1º de setembro

O reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), professor-doutor Eduardo Meneghel Rando, anunciou, na tarde desta segunda-feira, (29/07), durante a reunião do Conselho Universitário da UENP (CONSUNI), que renunciará ao cargo a partir de 1º de setembro. A notícia foi dada com muita emoção pelo reitor. Eduardo recebeu, no início do segundo ano de sua gestão na Universidade, diagnóstico de câncer no intestino e, desde meados de abril de 2011, se submete a difícil tratamento. Durante a fala, o reitor disse que sua decisão foi tomada após longo exame de consciência e apelos insistentes de sua família.

A seguir, segue a integra da fala do reitor durante a reunião do CONSUNI:
"A Universidade Estadual do Norte do Paraná, apesar de criada em 2006, pela Lei Estadual 15.300, teve seu processo de institucionalização efetivamente iniciado em 2010, com a constituição dos seus Conselhos Superiores, e a realização de eleições para escolha do primeiro reitor, cujo encargo me coube.
A despeito das inúmeras dificuldades desde início, que tem sido marcado pela falta de investimento do governo do Estado, em pessoas e em recursos financeiros, para o atendimento completo das demandas da Universidade, temos conseguido bons resultados.
Houve ampliação dos cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu, ampliação das bolsas de iniciação científica, apoio institucional para a capacitação docente pelo desenvolvimento de uma política clara, entre outras inúmeras conquistas, cuja história por certo irá reconhecer.
No início do segundo ano de gestão, como é de conhecimento público, fui surpreendido pelo diagnóstico de câncer no intestino, e desde meados de abril de 2011, me submeto a um custoso tratamento.
Nesse período, apesar das minhas limitações físicas, tenho cumprido com orgulho o meu dever e trabalhado dia e noite, sem rancores ou prevenções, para a consolidação desta Universidade.
Nessa difícil tarefa tenho contado com o apoio de inúmeras pessoas, as quais agradeço indistintamente, sejam estudantes, agentes ou professores.
Contudo, ante os apelos insistentes da minha família, e tendo examinado por diversas vezes minha consciência, já não posso continuar o meu mister.
A convocação desta reunião do Conselho Universitário, por isso, é para anunciar, de forma irretratável, que renuncio, a partir do 30 de agosto de 2013, a função de Reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná, para a qual fui nomeado pelo Decreto Estadual nº 8744, de 16 de novembro de 2010, sendo que o Conselho Universitário deverá se reunir, no prazo máximo de 30 dias, daquela data, para indicar o meu sucessor, para completar o mandato em curso, ao Governador do Estado do Paraná, conforme o disposto no artigo 30 do Estatuto da UENP".


FONTE: ASSESSORIA

Equipe pedagógica de EMEF acompanha palestra com psicólogo

A equipe pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Vera Cecília Lamim em Jacarezinho, acompanhou na última sexta-feira (26) uma palestra com o psicólogo José Francisco. Ele palestrou sobre “Fatores Psicológicos que interferem na aprendizagem e no comportamento da criança”.

Segundo a diretora da escola, Luciana de Oliveira, Francisco abordou o assunto de uma maneira prática, e retratou fatos do cotidiano escolar e familiar. “Ele nos orientou a visualizar e resolver as situações de uma forma mais simplificada. O intuito deste convite foi ofertar aos profissionais da educação um momento de reflexão na busca da qualidade de Ensino. Esse encontro foi muito proveitoso, veio saciar alguns anseios dos professores”, afirmou Luciana.

Pré-conferência municipal de cultura destaca importância do conselho

A Pré-conferência Municipal de Cultura realizada na última sexta-feira (29) no Cine Teatro Iguaçu em Jacarezinho contou com participação de representantes de diversos órgãos públicos, privados e clubes de serviços da cidade e região. O evento que teve inicio no período da tarde destacou a importância do Conselho Municipal de Cultura que terá nova eleição nesta sexta-feira (2).
Além do destaque para o município ter o conselho, na pré-conferência foram explanadas ações desenvolvidas pelo Departamento Municipal de Cultura. “A participação de municípios já envolvidos com as nossas artes foi satisfatório e também dos representantes de diversas entidades de nosso município e não governamentais como os clubes de serviços”, destacou Jucelino Biagini, diretor municipal de cultura.
A Conferência Municipal de Cultura que acontecerá nesta sexta-feira (2) a partir das 13 horas no Cine Teatro Iguaçu terá como foco a votação do novo Conselho Municipal de Cultura, cujo mandato é de dois anos. “Estaremos também apresentando o plano de criação do fundo municipal de cultura e do plano municipal de cultura”, explicou Biagini.

Jucelino revelou que qualquer pessoa pode se candidatar para montar as chapas de candidatos à serem membros do conselho. As chapas serão constituídas de seis representantes da sociedade civil e cinco indicados pelo poder público.

Ribeirão Claro é exemplo na prestação de contas



O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) divulgou uma nota na última semana destacando que já realizou a análise e julgamento de 48 contas municipais de 2012. Entre os exemplos em todo o Estado está o município de Ribeirão Claro.
Os números (48 processos) significa que o tempo entre o recebimento, a análise e a votação em plenário das contas de prefeituras e câmaras (cujo prazo de envio é 31 de março) não chegou a quatro meses. Em relação aos órgãos da administração indireta (que têm prazo de encaminhamento até 30 de abril), esse tempo foi ainda menor: inferior a três meses.
Dar agilidade à análise dos processos que tramitam na corte é uma das metas do presidente do TCE, conselheiro Artagão de Mattos Leão, durante sua gestão, no biênio 2013-2014. As outras são ampliar os investimentos em capacitação de técnicos e gestores públicos e em tecnologia da informação. “Queremos tornar o Tribunal de Contas cada vez mais conhecido e reconhecido pelo cidadão paranaense”, afirma Artagão. “A melhor forma de obter esse reconhecimento é melhorando nossa eficácia como órgão de controle externo”.
O diretor de Contas Municipais, Akichide Walter Ogasawara, informa que boa parte dos apontamentos é de natureza formal, passível de regularização durante o trâmite dos processos. Após a defesa, os processos receberão nova análise da DCM e parecer do Ministério Público de Contas antes de serem votados em plenário, pelos conselheiros e auditores.
Entre as principais causas de irregularidade apontadas pelos técnicos da DCM nas prestações de contas de 2012 estão a remuneração de prefeitos e vereadores em valores acima dos permitidos por lei; gastos superiores às receitas; exercício do cargo de contador em desacordo com as normas vigentes; além de ausência e atraso no envio de documentos ao Tribunal. “O que mais nos preocupa, no entanto, são aqueles municípios que não aplicaram o percentual mínimo constitucional em educação (25% da receita corrente líquida, oriunda de impostos e transferências) e um certo  descaso com a questão previdenciária dos servidores municipais”, afirma o diretor.

Lei da Ficha Limpa deverá ser votada em breve em Santo Antônio



Nas próximas sessões da Câmara Municipal de Santo Antônio da Platina deverá ser votada a “Lei da Ficha Limpa”. A proposta do vereador Francisco Faustino de Proença Junior, o Chiquinho Net (MD), que caso aprovada veta a contratação de “ficha sujas” tanto na Prefeitura como no Poder Legislativo.
“Entramos em contato com vários municípios que já possuem esta Lei aprovada para podermos apresentar ao plenário a votação também em Santo Antônio da Platina”, comenta. Durante sua explicação na justificativa do Projeto de Lei ele parabenizou o prefeito Pedro Claro (DEM) e o Presidente da Câmara Santinho Furtado (PMDB). “Durante as escolhas de funcionários de confiança, nenhum caso de ficha suja foi convidado para ocupar cargo público”, analisa.
Num dos artigos do projeto está vedada a nomeação para os que tenham contra sua representação julgada procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, desde a decisão até o transcurso do prazo de oito anos.
Chiquinho Net ressalta que o jurídico da Câmara Municipal também está vendo a legalidade de incluir na Lei, locais que recebem subvenção da Prefeitura. “Algumas entidades recebem dinheiro da Prefeitura e estamos vendo se existe legalidade de incluí-las na Lei da Ficha limpa, pois é recurso do povo”, finaliza Chiquinho Net.

Teste do Coraçãozinho será obrigatório na maternidade de Jacarezinho

A Lei 2886/2013 de 22 de julho de 2013 torna obrigatória a realização do Teste do Coraçãozinho em todos os recém-nascidos nos berçários das Maternidades do Município de Jacarezinho. Ela é autoria do vereador Diogo Augusto Biato Filho e foi sancionado pelo prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio.
O Teste do Coraçãozinho deverá integrar o rol de exames obrigatórios a serem realizados nos recém-nascidos atendidos nas maternidades do Município de Jacarezinho. Para os fins desta Lei, entende-se por Teste do Coraçãozinho o exame de oximetria de pulso que consiste na verificação da saturação periférica de oxigênio, ou seja, da impregnação de oxigênio no sangue.
Além disto, o exame deverá ser realizado nos membros superiores e inferiores dos recém-nascidos, ainda no berçário, após as primeiras 24 (vinte e quatro) horas de vida da criança e antes da alta hospitalar. Caberá à Secretaria Municipal de Saúde, por meio de ato próprio, baixar as demais normas necessárias ao integral cumprimento da presente Lei.

“É uma ação muito importante para prevenir as crianças que nascerem em nosso município de futuros problemas de saúde. Uma ação que se tornará obrigatória com a publicação da lei”, enfatiza o vereador Diogo Augusto Biato Filho. 

Jacarezinho tem novo Plano Diretor após vários anos

O Prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, publicou nesta semana em diário oficial a Lei Complementar 51/2013 que institui o Plano Diretor Municipal (PDM) de Jacarezinho. Após vários anos o município conta com um documento eu é parte integrante do processo de planejamento municipal.
“O Plano Diretor é um instrumento básico de um processo de planejamento municipal para implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados”, comenta Dr. Sérgio. O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal no mês de julho.
Esta Lei, com fundamento na Constituição Federal, em especial no que estabelecem os Artigos 30 e 182; na Lei Federal n. 10.257/01 - Estatuto da Cidade, na Constituição do Estado do Paraná e na Lei Orgânica do Município, institui o Plano Diretor Municipal de Jacarezinho e estabelece as normas, os princípios básicos e as diretrizes para sua implantação.
O Plano Diretor Municipal aplica-se a toda extensão territorial do Município de Jacarezinho. Ele é parte integrante do processo de planejamento municipal, devendo o Plano Plurianual, as Diretrizes Orçamentárias, o Orçamento Anual e os planos, programas e projetos setoriais incorporarem as diretrizes e as prioridades nele contidas.

Integram o Plano Diretor Municipal, instituído por esta Lei, as seguintes leis: “do Uso e Ocupação do Solo”; “do Parcelamento do Solo”; “do Perímetro Urbano”; “do Sistema Viário”; “do Código de Obras”; “do Código de Posturas”.

Artista Plástico de Curiúva mostra a beleza do entalhe em madeira



Madeira seca, nó de pinho, e outros dejetos que a natureza produz são alguns materiais que o artesão curiuvense Valdeci de Jesus Camargo (49) transforma em arte. Sua primeira obra data de quase 20 anos atrás, deste então produz objetos de beleza rara e que desafiam o olhar do receptor. 
Valdeci conta que sempre gostou muito de desenhar, em viagens que fez começou a observar artesanatos feitos com madeira e se sentiu desafiado a tentar. “Comecei a desenhar em alguns pedaços de madeira e depois esculpir ou entalhar, outras vezes desenhava na própria folha de papel e depois transmitia para a madeira, mais tarde tentei reproduzir algumas figuras interessantes que vi em revistas e livros, deu certo, a cada dia aprendo mais um pouco”, diz o artista. 
Em 2013 já foram mais de 20 obras. As maiores, como “A face de Cristo” e “Têmis – a deusa a justiça” levam até um mês para serem finalizadas. O artesão utiliza os fundos da própria casa para criar. “Cada pedaço de madeira que encontro ou que me trazem é um desafio, às vezes enxergo de imediato o que pode ser esculpido ou entalhado nele, outras vezes a inspiração demora, mas sempre vem”, finalizou.

FONTE: ASSESSORIA

Quedas constantes do FPM vêm afetando municípios

Vários municípios de todo o Norte Pioneiro vem mantendo cautela em suas contas para não ficar no vermelho no final do mês. O principal motivo é a queda constante nos repasses financeiros feitos às prefeituras, em especial o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O FPM é a principal fonte de receita de 70% das prefeituras paranaenses, inclusive da região. Recentemente os prefeitos estiveram em Brasília para debater sobre a diminuição da arrecadação e a situação dos programas do Governo Federal. “Além da diminuição da arrecadação, os programas do Governo federal são empurrados goela abaixo nos municípios e muitas vezes fogem da realidade e da necessidade de cada um”, desabafou Guilherme Cury, prefeito de Tomazina e Presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) na ocasião.
O Secretário de Finanças da Prefeitura de Tomazina Luciano Eduardo de Assis ressalta que as constantes quedas comprometem todas as despesas mensais. “Fazemos um cronograma mensal e acaba não conseguindo cumprir à risca. Vamos se virando como podemos”, desabafa Luciano de Assis.
O prefeito de Tomazina explicou que, os municípios são obrigados a investir os percentuais exigidos por lei, mas isso nem sempre acontece. “O percentual exigido por lei para o investimento na Saúde é de 15%, mas em Tomazina eu invisto 22%, o Governo Estadual também exige mais do que é exigido por lei, mas o Governo Federal não investe nem o que é exigido. Dessa forma, fica desequilibrado”, explica Guilherme Cury.


Prefeitura conclui serviços de manutenção na Praça José Albano dos Santos



Os trabalhos de conservação de logradouros, praças e jardins, executados pela Prefeitura de Andirá, mesmo com escassez de recursos, prosseguem de acordo com cronograma da Secretaria Municipal de Viação e Serviços Públicos. As ações compreendem poda de árvores, capina e roçagem de terrenos, poda de gramas limpeza de canteiros, entre outras.
No inicio da semana foram concluídos os trabalhos na Praça José Albano dos Santos, entre a Av. Goiás e a Ruas Pará e Espírito Santo. O local é freqüentado principalmente por moradores das imediações e é utilizado diariamente como ponto de embarque e desembarque de estudantes que utilizam o serviço municipal de transporte coletivo. Com a revitalização, a praça ficou mais agradável e mais segura.

FONTE: Assessoria de Imprensa

Guapirama se prepara para festa de São Roque



A tradicional Festa de São Roque em Guapirama oficialmente terá início no próximo dia 8 de agosto. Mas desde o dia 31 de julho às 19 horas serão celebradas Santas Missas com Novenas em Louvor a São Roque, padroeiro do município, na Igreja Matriz e Bairros.
No dia 8 de agosto haverá às 20 horas show de roda de viola com duplas de toda a região com premiação de R$ 1.000 (mil reais). No dia 9 de agosto haverá show ao vivo com a cantora Anadark no Salão Paroquial, onde ela está divulgando seu novo CD.
No dia 10 de agosto acontecerá a partir das 20 horas um show com João Neto e Matheus no Salão Paroquial e a partir das 23 horas um Trio Elétrico com muita animação com o Locutor Fabiano Churrasco e SC Som + DJ. No encerramento da festa (11 de agosto) às 9 horas acontecerá uma missa solene com benção dos cavalos e cavalgada. Logo após o almoço Leilão de Gado. Às 19 horas grande bingo de uma moto FAN 125 0km.
Recentemente a jovem Fátima Nunes da Silva de Carlópolis foi eleita a Rainha da Festa de São Roque na cidade de Guapirama. Participaram candidatas de Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Joaquim Távora e Quatiguá. A comissão organizadora do evento buscou candidatas dos municípios que fazem parte da AMUNORPI.

Vereador solicita construção de albergue



Com o inverno é uma situação preocupante o que algumas pessoas passam nas ruas de Santo Antônio da Platina. O vereador Aguinaldo do Carmo, o Professor Aguinaldo (PSC), solicitou nesta semana que a Prefeitura construa um albergue municipal para acolher estas pessoas.
“Muitas delas precisam apenas de um local para passar a noite e também uma refeição. É importante que o nosso município possa estudar esta possibilidade”, comenta o vereador. Ele ainda destaca que é um gesto simples, mas que é de grande valia para a pessoa que necessita.
Professor Aguinaldo ressalta que é importante enfrentar o problema com seriedade e respeito na questão da dignidade do ser humano. “A Assistência Social auxilia estas pessoas com passagens para voltar a sua cidade de origem. Mas este algo a mais que nossa cidade pode oferecer é importante”, finaliza o vereador.

SAAE tem um compromisso com a população ribeirão-clarense



Um trabalho constante e diário. É assim a rotina dos funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Ribeirão Claro (SAAE) para o atendimento dos moradores que precisam de algum serviço nestas áreas. Nos últimos anos o diretor Francisco Carlos Molini, o Kiko, destacou que foi criado um site para atendimento à comunidade.
Através do endereço www.saaeribeiraoclaro.com.br, o consumidor pode imprimir a segunda via de suas contas, emitir certidões, entender os valores cobrados nas faturas e conhecer os locais disponíveis para o pagamento dos talões.
A página também mostra informações sobre a autarquia e canais de comunicação entre a população e o órgão público. “As atividades da SAAE cada vez é mais transparente e acessível para a população. Além disto, de fácil acesso para toda a comunidade ribeirão-clarense que precisa dos nossos serviços”, comenta Kiko.
Preservação
Com total apoio do Prefeito Geraldo Maurício Araújo, recentemente foi lançado um projeto para a preservação da água nas escolas municipais. Desenvolvido nas escolas da Rede Pública Municipal, as turmas que conseguirem os melhores índices de economia de água ganharão prêmios. O mesmo acontecerá com os professores que mais se empenharem em prol da conscientização sobre a economia de água. Um periódico sobre a preservação da água foi entregue para todos os 1,5 mil estudantes do município.
A parceria entre o SAAE, prefeitura e Secretaria de Educação trabalha com foco no esgotamento dos recursos naturais, incluindo a água. A perspectiva de escassez de água potável será usada para motivar os alunos a fiscalizarem os pais e familiares nas residências. O mesmo deve acontecer nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Em troca da contrapartida dada pelos alunos, as escolas receberão melhorias como limpeza de caixas d’água. As turmas que obtiverem maior destaque no projeto receberão passeios culturais como incentivo. O acompanhamento será feito mensalmente nas casas dos estudantes.
Segundo o diretor do SAAE, Francisco Carlos Molini, o “Kiko”, a situação é grave e precisa de atenção imediata. “Temos que deixar claro que se não preservarmos os recursos naturais, eles vão acabar e a água faz parte desse contexto”, alertou. Kiko alertou sobre as dificuldades de extração de água mesmo com o aumento de captação.

SAMP FIAT de Jacarezinho deverá estar pronta até o final do ano



A nova instalação da concessionária SAMP FIAT em Jacarezinho já está em fase adiantada. O empresário Celso Schmidt recebeu na última semana os Secretários Municipais de Jacarezinho Vicente Estanislau Ribeiro (Planejamento), Sidnei Ferreira (Assistência Social) e Antônio Nalin (Financeiro) e demonstrou o andamento das obras.
A marca, do grupo SB, já está consolidada no município há vários anos e agora ganha um espaço maior que deverá ser inaugurado em novembro deste ano. O novo prédio é na Avenida Brasil, em frente ao prédio do Corpo de Bombeiros. “Até o final do ano estaremos oferecendo veículos novos e usados, além de oficina, assistência técnica, peças e todo o serviço que a FIAT disponibiliza”, argumenta.
“Mesmo estando num mercado tão competitivo, temos uma marca forte e que se traduz em seriedade e compromisso com o cliente”, enfatiza Celso Schmidt. A SAMP Autoveículos é mais do que uma empresa comercial, ela faz parte de um grupo familiar que preza pelas responsabilidades social e ambiental.
SAMP FIAT
Em 1975 começou a pensar na possibilidade de abrir uma concessionária na região. Celso realizou várias viagens a São Paulo e Belo Horizonte, sem obter sucesso. “Não desisti, até que em 1978 recebi um sinal positivo para a instalação da concessionária”, comenta.
Schmidt reuniu um grupo de amigos para expor suas idéias, os primeiros a aderirem foram Jonas Araújo e Osni Serra, mas ainda precisavam de mais capital. Celso conversou com seu tio Sebastião Mota e fez a proposta para a sociedade. Em seguida, da mesma forma aconteceu com Geraldo Pimentel. Com a união deles surgiu a SAMP, que é a abreviatura S de Schmidt e Serra, A de Araújo, M de Mota e P de Pimentel.

Cine Teatro Iguaçu passa por melhorias

O Cine Teatro Iguaçu de Jacarezinho está passando por reformas para melhor atender a população. O diretor municipal de Cultura, Jucelino Biagini, explica que está sendo estruturada a parte hidráulica e elétrica do local. Já foram substituídas as lâmpadas para fluorescentes, que causou uma redução drástica de custo.
“Terminamos de trocar a drenagem do subsolo onde ficam os camarins. Nos últimos dois anos estava acontecendo infiltração no local”, explica Jucelino. Ele ainda ressalta que foi uma questão de segurança a questão no subsolo.
Este é um resgate a história do município, local onde foi o ponto alto da vida social das famílias da cidade na década de 50. Ele foi construído seguindo o estilo dos cinemas europeus da época.
Outro ponto que o diretor municipal de cultura também explica é que no mês de agosto a parte de projeção deverá estar em ordem. “Iremos resgatar uma mesa de iluminação que está em Curitiba desde 2006 e será importante para esta nova fase do Cine Teatro Iguaçu”, enfatiza Jucelino Biagini.

A expectativa é que depois destas melhorias o cinema esteja pronto para levar para as crianças e a comunidade a arte do entretenimento. “Visitamos outros municípios próximos e não são muitas pessoas que frequentam. O cinema é público e sem fim comercial, então queremos proporcionar as pessoas verem grandes clássicos”, finaliza Jucelino Biagini.

Promoção Humana auxilia famílias carentes platinenses



Entre os principais objetivos está à melhoria na condição de vida das famílias carentes do município de Santo Antônio da Platina. Este é o intuito da Associação de Promoção Humana que vem crescendo diariamente. O Presidente Anselmo Vale Luca, à frente do trabalho em seu segundo mandato, explica que são 11 funcionários, além de voluntários e mais de quinhentas famílias cadastradas.
A iniciativa surgiu em 2000, sendo então um projeto de revitalização da Igreja Católica e posteriormente surgindo como entidade filantrópica. “A associação realiza um trabalho de grande importância e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e uma grande parceria com a Assistência Social do Municipio”, comenta Anselmo Luca. Ele ainda destaca que é atendida a população carente em suas necessidades básicas.
O projeto “Lixo que não é lixo” recolhe toneladas de materiais recicláveis das residências na cidade de Santo Antônio da Platina durante o mês. O ideal do projeto é ajudar ao próximo. “Também temos a confecção de sabão a partir da reciclagem do óleo de cozinha que já teve acompanhamento de duas estagiárias e um engenheiro químico da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)”, enfatiza o Presidente da Associação de Promoção Humana.
Assim como o projeto da reciclagem do lixo é fundamental a participação da população para a doação do óleo. Com as roupas em bom estado arrecadados foi criado um bazar que proporciona às famílias a compra de roupas com um preço acessível. Além disto, também existe a coleta de retalhos para a confecção de tapetes e gerando renda.
Estes projetos tornam possível a doação de remédios, roupas, móveis, passagens, fraldas, alimentos e três refeições diárias aos funcionários da entidade e aos que reciclam em troca de cestas básicas e diversos outros atendimentos.
Durante o roteiro de conhecimento pelos projetos, o Presidente da Associação destacou que a população platinense é primordial na manutenção desses projetos. “No final do ano a doação de cesta básica auxilia muitas famílias”, comenta Anselmo Luca. 
Ele ainda destaca que a visão do projeto é dar uma maneira correta de conseguir alimento e suprir a necessidade de uma família com um trabalho digno. “Não é assistencialismo e sim buscar o bem estar e social de toda população carente”, finaliza. Para maiores informações e doações o telefone da Promoção Humana é (43) 3534-7490 ou na Rua Barão do Rio Branco, 1004, Centro de Santo Antônio da Platina.