Educação de Ribeirão Claro divulga ações do PNAIC



A Secretaria de Educação da prefeitura de Ribeirão Claro divulgou essa semana as ações que integram o Pacto Nacional pela Alfabetiza ção na Idade Certa (PNAIC), desenvolvidas nas escolas da Rede Pública Municipal. O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, estados e municípios para assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao concluírem o 3º Ano do Ensino Fundamental.
Com o intuito de melhorar o ensino oferecido em Ribeirão Claro e que nos últimos anos se tornou referência na região, as professoras alfabetizadoras, que atuam nas turmas de 1º ao 3º Ano, participam de formação continuada periodicamente. Nesses encontros, são discutidos assuntos que fazem parte do cotidiano do professor alfabetizador, através da leitura e discussão do conteúdo presente no material disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC). Artigos, vídeos, experiências de aulas, comentários de estudiosos do campo da educação, assim como de trechos de filmes, músicas e obras literárias foram incluídos nesse material de apoio.
O investimento feito pela secretaria e o empenho dos professores em sala de aula já começa a se refletir em mudanças nas escolas, com o aumento na leitura e a dinamização das aulas. Segundo a Professora Orientadora do PNAIC, Tatiana Paschoal Chagas, é fácil perceber essas mudanças, acompanhando o site do município (www.ribeiraoclaro.pr.gov.br), os jornais e outros veículos de comunicação que têm mostrado diariamente os projetos de leitura, atividades lúdicas e o desenvolvimento de professores e alunos. “As professoras estão conscientes dos benefícios que as brincadeiras propiciam às crianças nas áreas física, social e cognitiva, assim como da importância do brincar, de jogar e de ler na escola como formas de levar as crianças a imaginar, sonhar, divertir-se e, sobretudo, aprender, pois como já dizia Carlos Drummond de Andrade ‘Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo’”, contou.
No último encontro de formação, realizado no dia 18 desse mês, as professoras compartilharam com as colegas uma aula sobre a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. Cada uma escolheu um tema e desenvolveu atividades lúdicas e desafiadoras com as crianças.
Depoimentos
A professora do 1º Ano da Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar, Elizete Bonato Victor desenvolveu atividades como alfabeto móvel e os jogos de alfabetização Bingo da Letra Inicial e caça rimas. “Os jogos e as brincadeiras sempre fizeram parte da minha prática pedagógica, gosto muito de trabalhar com jogos porque as crianças aprendem”, lembra.
A docente recomenda o uso do lúdico dinâmico, que segundo ela, garante resultados eficazes na educação, apesar de exigir planejamento e cuidado na execução da atividade elaborada. “Nessa aula fiz um jogo de adivinhas em que eu dava dicas e eles tinham que escrever as palavras com o alfabeto móvel, trabalhei palavras com NH e posso dizer que todos, hoje, sabem escrever e ler palavras com NH dentro do nível de alfabetização em que se encontram”, comemora.
A educadora Marcia Aparecida Saad Correa, do 2º Ano da mesma escola, está desenvolvendo um trabalho de leitura com sua a turma. Sua aula foi continuidade desse projeto, que valoriza a leitura e incentiva os estudantes a buscarem sempre a companhia dos livros. Leitura de livros com registro, contação de histórias, momento da leitura diário no final da aula, caixa da leitura, atividades relacionadas à leitura e leitura compartilhada fazem parte das ações desenvolvidas com os alunos. Para ela "É necessário que o valor da leitura seja resgatado como ato de prazer”, afirmou. “Meu objetivo é fazer com que os alunos percebam que a leitura é o instrumento chave para alcançar uma vida de qualidade, produtiva e com muitas realizações”, resumiu.
A professora Kariza Vita Salvalaggio, do 1º Ano da Escola Municipal José Gavioli, tem apostado nas experiências práticas em suas aulas, ela acredita que a experiência faz com que o aluno se interesse mais pelo conteúdo dado em sala de aula, com compartilhamento de suas dúvidas com o professor, estimulando a criatividade e criticidade.
Para a Secretaria Municipal de Educação, Cleuza Molini Ormeneze, é possível perceber que as ações do PNAIC estão acontecendo e os resultados já estão chegando. “É muito bom que as professoras tenham esse momento de aprendizagem, reflexão e bate papo, resultando na reavaliação e replanejamento pedagógico”, frisou. “E é esse comprometimento das professoras com a prática pedagógica que faz com que a educação de Ribeirão Claro brilhe tanto”, finalizou.

FONTE: Diógenes Gonçalves

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