A
Secretaria de Educação da prefeitura de Ribeirão Claro divulgou essa semana as
ações que integram o Pacto Nacional pela Alfabetiza ção na Idade Certa (PNAIC),
desenvolvidas nas escolas da Rede Pública Municipal. O PNAIC é um compromisso
formal assumido pelos governos federal, estados e municípios para assegurar que
todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao concluírem
o 3º Ano do Ensino Fundamental.
Com
o intuito de melhorar o ensino oferecido em Ribeirão Claro e
que nos últimos anos se tornou referência na região, as professoras
alfabetizadoras, que atuam nas turmas de 1º ao 3º Ano, participam de formação
continuada periodicamente. Nesses encontros, são discutidos assuntos que fazem
parte do cotidiano do professor alfabetizador, através da leitura e discussão
do conteúdo presente no material disponibilizado pelo Ministério da Educação
(MEC). Artigos, vídeos, experiências de aulas, comentários de estudiosos do
campo da educação, assim como de trechos de filmes, músicas e obras literárias
foram incluídos nesse material de apoio.
O
investimento feito pela secretaria e o empenho dos professores em sala de aula
já começa a se refletir em mudanças nas escolas, com o aumento na leitura e a
dinamização das aulas. Segundo a Professora Orientadora do PNAIC, Tatiana
Paschoal Chagas, é fácil perceber essas mudanças, acompanhando o site do
município (www.ribeiraoclaro.pr.gov.br),
os jornais e outros veículos de comunicação que têm mostrado diariamente os
projetos de leitura, atividades lúdicas e o desenvolvimento de professores e
alunos. “As professoras estão conscientes dos benefícios que as brincadeiras
propiciam às crianças nas áreas física, social e cognitiva, assim como da
importância do brincar, de jogar e de ler na escola como formas de levar as
crianças a imaginar, sonhar, divertir-se e, sobretudo, aprender, pois como já
dizia Carlos Drummond de Andrade ‘Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo’”,
contou.
No
último encontro de formação, realizado no dia 18 desse mês, as professoras
compartilharam com as colegas uma aula sobre a apropriação do Sistema de
Escrita Alfabética. Cada uma escolheu um tema e desenvolveu atividades lúdicas
e desafiadoras com as crianças.
Depoimentos
A
professora do 1º Ano da Escola Municipal Zuleika David Chammas Cassar, Elizete
Bonato Victor desenvolveu atividades como alfabeto móvel e os jogos de
alfabetização Bingo da Letra Inicial e caça rimas. “Os jogos e as brincadeiras
sempre fizeram parte da minha prática pedagógica, gosto muito de trabalhar com
jogos porque as crianças aprendem”, lembra.
A
docente recomenda o uso do lúdico dinâmico, que segundo ela, garante resultados
eficazes na educação, apesar de exigir planejamento e cuidado na execução da
atividade elaborada. “Nessa aula fiz um jogo de adivinhas em que eu dava dicas
e eles tinham que escrever as palavras com o alfabeto móvel, trabalhei palavras
com NH e posso dizer que todos, hoje, sabem escrever e ler palavras com NH
dentro do nível de alfabetização em que se encontram”, comemora.
A
educadora Marcia Aparecida Saad Correa, do 2º Ano da mesma escola, está
desenvolvendo um trabalho de leitura com sua a turma. Sua aula foi continuidade
desse projeto, que valoriza a leitura e incentiva os estudantes a buscarem
sempre a companhia dos livros. Leitura de livros com registro, contação de
histórias, momento da leitura diário no final da aula, caixa da leitura,
atividades relacionadas à leitura e leitura compartilhada fazem parte das ações
desenvolvidas com os alunos. Para ela "É necessário que o valor da leitura
seja resgatado como ato de prazer”, afirmou. “Meu objetivo é fazer com que os
alunos percebam que a leitura é o instrumento chave para alcançar uma vida de
qualidade, produtiva e com muitas realizações”, resumiu.
A
professora Kariza Vita Salvalaggio, do 1º Ano da Escola Municipal José Gavioli,
tem apostado nas experiências práticas em suas aulas, ela acredita que a
experiência faz com que o aluno se interesse mais pelo conteúdo dado em sala de
aula, com compartilhamento de suas dúvidas com o professor, estimulando a
criatividade e criticidade.
Para
a Secretaria Municipal de Educação, Cleuza Molini Ormeneze, é possível perceber
que as ações do PNAIC estão acontecendo e os resultados já estão chegando. “É
muito bom que as professoras tenham esse momento de aprendizagem, reflexão e
bate papo, resultando na reavaliação e replanejamento pedagógico”, frisou. “E é
esse comprometimento das professoras com a prática pedagógica que faz com que a
educação de Ribeirão Claro brilhe tanto”, finalizou.
FONTE: Diógenes Gonçalves
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