Escola da região é alvo de vandalismo



Uma escola de Bandeirantes foi alvo de vandalismo nessa sexta-feira (28). Quando a zeladora chegou ao local, deparou-se com objetos quebrados, bagunça e ovos jogados pelo estabelecimento.
A ocorrência foi registrada no Colégio Cecília Meireles, localizado na Rua Zulmira de Albuquerque, na Vla União. No refeitório, vários ovos haviam sido quebrados e a porta de um dos armários estava danificada.
Segundo informações da Polícia Militar, a grade de segurança de uma das janelas havia sido arrancada, o que possivelmente possibilitou que os autores do vandalismo entrassem no estabelecimento. A princípio, nada foi furtado da escola.

FONTE: Pauline Almeida – O diário.com

Realizadas mesas redondas com comunidades escolares



O Núcleo Regional de Educação de Ibaiti está realizando visitas às comunidades escolares para conversar em mesa redonda. Envolve direção das escolas, membros da APMF e Conselho Escolar, pedagogos, professores e representantes dos alunos.
As reuniões aconteceram de forma envolvente onde os participantes dialogaram sobre a organização do trabalho, planejamento educacional, resultados de aprendizagem e do SAEP, recursos públicos, necessidades e encaminhamentos de cada instituição. Já aconteceram em Ibaiti, Figueira, Tomazina e Conselheiro Mairinck. Em breve será ser realizada nas cidades de Guapirama, Jaboti, Japira, Pinhalão e Siqueira Campos (área de abrangência).

Novos vereadores mirins de Ribeirão Claro tomam posse



Os novos vereadores mirins de Ribeirão Claro tomaram posse na última quinta-feira, 27, numa sessão solene na Sede Mariana (Salão Paroquial). Instituído na cidade por Carlos Henrique Molini, o Kalé, a intenção é dar oportunidade para as crianças e jovens exercerem o papel de vereador.
Durante as reuniões que são mensais eles debatem sobre situações cotidianas que acontecem em Ribeirão Claro. Entre os assuntos que já foram debatidos pelos ‘pequenos parlamentares’ estão: a deterioração do patrimônio, pois rabiscam carteiras e paredes, causando entupimento nos sanitários e danos nas torneiras.

Emater - PR capacita profissionais da piscicultura em Pinhalão



Técnicos do Instituto Emater e de prefeituras da região participaram da primeira etapa de um curso sobre piscicultura em Pinhalão, entre os dias 25 a 27. Os 39 participantes conheceram técnicas para a elaboração de projetos técnicos e construção de tanques escavados, preparando-se para dar assistência aos piscicultores da região.
De acordo com Miguel Antonucci, do Instituto Emater de Itambaracá e um dos orientadores do curso, os técnicos tiveram a oportunidade de debater aspectos da legislação ambiental, ponto chave do inicio de qualquer trabalho com piscicultura. Esta capacitação é resultado de uma parceria entre o Instituto Emater, e prefeituras.
Antônio Carlos Nadalete, do Instituto Emater de Santo Antônio da Platina e que também repassou conteúdo técnico durante o curso, disse que a atividade foi importante, pois os participantes puderam lidar com ferramentas novas para este trabalho, como o GPS e nível óptico. Além das aulas teóricas, os participantes visitaram uma propriedade para fazer o levantamento de dados e montar um projeto, bem como atender a todas as exigências do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Para o gerente regional do Instituto Emater de Santo Antônio da Platina, Mauricio Castro Alves, o curso também serviu para fortalecer o grupo de técnicos que lidam com a cadeia produtiva da piscicultura. “Com a capacitação eles passam a ter mais conteúdo técnico e podem contribuir decisivamente para os rumos da piscicultura regional. Acreditamos também que a Emater está cumprindo seu papel de articulador do processo de extensão rural na região”, observou Alves. O processo de capacitação terá continuidade com mais um módulo prático, em agosto, quando os extensionistas vão conhecer propriedades que aplicam alta tecnologia de produção em Andirá. 

Trabalhadores de Sertaneja participam de capacitação à classificação de milho, soja e trigo



O Sindicato dos Produtores Rurais de Cornélio Procópio (Sindirural), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/PR) e a Secretaria Municipal da Agricultura e do Meio Ambiente, promoveu, na segunda quinzena de junho, um curso de capacitação e aperfeiçoamento referente à classificação de milho, soja e trigo para trabalhadores do município de Sertaneja. O curso tem como objetivo proporcionar aos participantes condições básicas e suficientes para que os mesmos desempenhem com destreza a classificação de grãos e, consequentemente, viabilizem um maior rendimento agrícola.
Ricardo Almeida, zootecnista, instrutor do SENAR/PR, membro da Diretoria do Sindirural e secretário da agricultura e meio ambiente de Sertaneja, salienta o expressivo potencial que o município tem em termos agropecuários. “Buscamos, com a realização contínua de cursos, capacitar o produtor e/ou trabalhador rural de modo que o mesmo execute um bom trabalho no campo e extraia deste trabalho lucratividade significativa”, explicou Ricardo, complementando ainda que a meta para este ano é realizar mais de 30 cursos no município direcionados a agricultura familiar e ao pequeno e médio produtor.
Sob o comando da engenheira agrônoma e instrutora do SENAR/PR, Maria de Fátima Cavalheiro Marcondes, o curso teve duração de três dias e, em cada dia, foi tratado de um grão específico, sendo eles milho, soja e trigo. Os conteúdos trabalhados, como um todo, foram a legislação da classificação vegetal; identificação dos defeitos encontrados no grão; enquadramento no padrão básico; qualidade do produto; determinação da umidade determinação das impurezas e matérias estranhas; fora do padrão básico; desclassificado; amostragem para classificação do grão e certificado de classificação.

FONTE: Laiz Auriglietti/ Assessoria de Comunicação

“Reparo da ponte é responsabilidade do DER”, esclarece Maurício‏



O prefeito de Ribeirão Claro, Geraldo Maurício Araújo (PV) falou ontem (27) sobre o andamento do pedido de restauração da ponte próxima ao trevo de acesso principal do município. A obra, de responsabilidade exclusiva do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), foi solicitada ao governo do estado em fevereiro desse ano, após a cidade ser castigada por um período chuvoso com um total de quase 300 milímetros de precipitações em pouco mais de três dias. Durante os últimos quatro meses, o mandatário cobrou o início da obra através de ofícios e pessoalmente durante dezenas de viagens oficiais feitas ao governo do estado e ao DER, em Curitiba.
Engenheiros do DER estiveram no local no dia 5 de março e deram parecer favorável à reconstrução da estrutura com urgência. A estimativa inicial era de que a reforma fosse iniciada em cerca de duas semanas, já que os estragos poderiam ser aumentados em caso de novas tempestades. Com mão-de-obra escassa, o órgão público optou por terceirizar o serviço, para ganhar mais agilidade, no entanto, após quatro meses o serviço ainda não foi iniciado.
A proximidade da 17ª edição da Fescafé, entre os dias 4 e 7 de julho, aumenta a preocupação do executivo municipal com relação às condições de trafegabilidade do local. Milhares de veículos devem passar pela ponte em direção ao Centro Municipal de Eventos Barão Victor Von Rainer Harback. A rua Coronel Emílio Gomes, que tem início após a ponte, serve como interligação da PR 151, nos trechos entre Chavantes/Ribeirão Claro e Ribeirão Claro/Carlópolis, onde passam centenas de carros, caminhões e motocicletas diariamente. Apenas meia pista está liberada para tráfego de veículos.
Em contato com a direção do DER em Curitiba, Maurício ouviu que a ordem de serviço que autoriza o início da obra pela empresa Garra, vencedora da licitação, ainda não foi emitida. Sem o documento, a empreiteira não pode executar o trabalho, fato que dificulta ainda mais a situação. “Entrei em contato com o DER e eles assumiram o compromisso de apressar a emissão da ordem de serviço”, revelou. “Não teremos tempo hábil para restaurar a ponte até a Fescafé, mas uma iluminação especial, tapume, placas de advertência e sinalização informativa serão instalados no local essa semana”, concluiu.

População do Norte Pioneiro ganhará Centro de Assistência Social



A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, esteve nesta sexta-feira (28) em três municípios do Norte Pioneiro. Em Abatiá, Fernanda anunciou a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Ela visitou também os municípios de Ribeirão do Pinhal e Jundiaí do Sul onde participou de atividades de atenção a crianças e adolescentes e da Campanha do Agasalho do Provopar Estadual.
Segundo a secretária da Família, a ampliação da rede socioassistencial de Abatiá vai contribuir para o melhor atendimento das pessoas em situação de vulnerabilidade social no município. “Faz parte da nossa estratégia investir na construção de novas unidades de Cras. Assim fortalecemos o desenvolvimento de programas como o Família Paranaense”, afirmou Fernanda Richa.
A prefeita do município, Maria de Lurdes Yamagami, agradeceu os investimentos do Governo do Estado na cidade. “Estamos honrados de receber a visita da secretária e ficamos ainda mais felizes com a notícia da construção de um novo Cras aqui em Abatiá”, disse a prefeita.
O município já recebeu investimentos de R$ 2,8 milhões para obras e melhorias na infraestrutura do município. A prefeitura também vai receber R$ 380 mil, a fundo perdido, do Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM) para aplicação em projetos que serão definidos junto com a população.
Na visita em Ribeirão do Pinhal, Fernanda Richa lançou a campanha Viva a Infância, ao lado do prefeito Dartagnan Fraiz. A meta da campanha é fortalecer as redes de proteção e, principalmente, chamar a atenção da sociedade sobre as situações de violência contra crianças e adolescentes, além de reforçar como é possível combatê-las. A campanha, em veiculação em todo o Estado, é financiada com recursos do Fundo Estadual da Infância e da Adolescência (FIA).
“Queremos agradecer a atenção e o respeito que o Governo do Estado tem com o nosso município”, destacou o prefeito Fraiz.
Em Jundiaí do Sul, a secretária visitou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A entidade está em processo de formalização de convênio com a Secretaria da Família para receber recursos que poderão ser investidos em atividades de desenvolvimento, compra de equipamentos, reforma ou ampliação da unidade.
O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) já destinou este ano R$ 7 milhões do Fundo Estadual da Infância e da Adolescência a entidades sociais que prestam atendimento a crianças e adolescentes com deficiências em todo Paraná.
CAMPANHA DO AGASALHO – Fernanda Richa também participou da entrega da Campanha do Agasalho do Provopar Estadual nos três municípios. Foram atendidas 1,9 mil família com a entrega de 3,8 mil cobertores.
A presidente do Provopar, Carlise Kwiatkowski, também atendeu a população em mais três municípios do Norte Pioneiro. Em Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz foram distribuídos 5,6 mil cobertores para 2,8 mil famílias.
A meta do Provopar Estadual é distribuir 180 mil cobertores para cerca de 90 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. Até agora, a Campanha do Agasalho esteve em 108 municípios e realizou a entrega de 82,6 mil cobertores para 41,3 mil famílias. Em todas as entregas também são distribuídas peças de roupas e agasalhos doados pela população e ajustadas por voluntárias.

Tomazina vai ganhar sistema de alerta de enchentes

Depois da enchente no Rio das Cinzas, em janeiro de 2010, as vidas das famílias que moram nas regiões mais baixas de Tomazina nunca mais foram as mesmas. Apreensão durante o dia, vigília durante a noite. Qualquer centímetro a mais que ganha o leito do rio, é motivo de preocupação. Por sorte, depois de uma semana em que a média de precipitações foi quase o dobro do normal para o período, a chuva deu trégua ontem. Segundo a Defesa Civil, o nível do Rio das Cinzas, que chegou a dois metros de atingir a ponte da PR-272, próximo a rodoviária, recuou.
A família da dona de casa Andressa Ramos, 32 anos, assistiu comovida às imagens da cheia do Rio Tibagi, no início desta semana, que deixou vários desabrigados em Jataizinho, município próximo a Londrina. “Há três anos e meio a tragédia acontecia aqui. É preciso investimentos para evitar desgraças poupar a população de tanto sofrimento”, cobra.
No início do mês, o governador Beto Richa (PSDB) anunciou investimentos de R$ 53 milhões para modernizar o sistema de prevenção de desastres naturais em todo o Estado. Tomazina é um dos municípios do Paraná que vai receber um sistema de monitoramento de enchentes. De acordo com o prefeito, em alguns meses, um equipamento cedido pelo governo estadual deverá ser instalado e emitirá um alerta com antecedência em caso de enchente.
O prefeito Guilherme Saliba Costa (PSD) contou que segundo monitoramentos, as chances de uma nova enchente na área urbana são remotas. “A previsão para o fim de semana indica chuva, mas não o suficiente para que o rio suba tanto. Nosso monitoramento em Jaguariaíva e Arapoti, cidades mais altas que a nossa, é constante, pois qualquer alteração lá reflete aqui em Tomazina”, explica o prefeito, citando o curso do rio.
Segundo Saliba Costa, se o centro da cidade não registrou prejuízos, várias pontes e estradas rurais não foram poupadas. “Ainda estamos calculando o prejuízo e nos preparando para começar as obras assim que o tempo firmar”, garante. Com as estradas rurais avariadas, o escoamento da safra fica prejudicado, principalmente o leite, que é um produto muito perecível.
Norte Pioneiro
Na região, as chuvas também causaram transtornos e prejuízos. Em Siqueira Campos, o comandante da Defesa Civil, cabo Marco Antônio Brodowski, relatou que na quarta-feira, as chuvas provocaram deslizamentos e duas casas foram interditadas. As famílias ficaram desalojadas, sendo abrigadas na casa de parentes. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) registrou um afundamento de pista na PR-431, no trecho entre Jacarezinho e Ribeirão Claro.


FONTE: Celso Felizardo – Jornal Tribuna do Vale

Jacarezinhenses participam de Congresso Paranaense de Cidades Digitais



O Secretário Municipal de Administração, Conrado Segalla, e o Assessor de Imprensa, Marcos Junior, da Prefeitura de Jacarezinho participaram nesta quinta-feira, 27, da etapa regional do I Congresso Paranaense de Cidades Digitais. O evento aconteceu n Auditório David Dequêch, da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).
Participaram gestores públicos, lideranças empresariais, prestadores de serviço, especialistas, representantes de organizações sociais e pesquisadores inscritos para a segunda das cinco rodadas regionais que têm proporcionado discussões e debates sobre soluções, desafios e oportunidades geradas a partir da conexão digital de qualidade nos municípios paranaenses. A primeira rodada regional aconteceu em maio, na capital paranaense reunindo mais de 100 pessoas de mais de 20 municípios entre região metropolitana e litoral paranaense.
A iniciativa é da Rede Cidade Digital (www.redecidadedigital.com.br) em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e está reunindo informações e subsídios para os debates e painéis do I Congresso Paranaense de Cidades Digitais, a ser realizado nos dias 21 e 22 de novembro, em Curitiba - PR.
O Secretário Municipal de Planejamento de Bandeirantes, Wanderson de Oliveira, explicou a experiência que o município tem realizado. “Implantamos internet gratuita para as famílias da zona rural e também estamos interligando todos as unidades de saúde”, enfatiza.
A programação da etapa londrinense contou com o painel "Políticas Públicas de Cidades Digitais", com as iniciativas de Londrina, apresentadas pelo Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Daniel Pelisson, e as iniciativas do Governo Federal, apresentadas pela Secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto.

Alimentação Adequada é discutida na UBS da Vila Santana



Os pacientes hipertensos e diabéticos participaram na Unidade de Saúde da Família Vila Santana em Cambará de uma palestra sobre Alimentação Adequada. A nutricionista do Município Jaqueline Rodrigues orientou aos participantes sobre uma alimentação baseada nos 3 Q-  Quando comer, quantidade de alimentos e qualidade dos alimentos, lembrando aos presentes a importância de alimentar-se pelo menos a cada três horas.
Ela explicou como realizar cada refeição do dia de uma forma mais saudável e livre de muitas gorduras, lembrando também sobre o controle e diminuição da ingestão de carboidratos para pacientes diabéticos e redução de óleos e sal para os pacientes hipertensos. Relatou também sobre o grande bem que a água faz para o organismo. A Equipe esclareceu algumas dúvidas dos pacientes e logo após foi servido um lanche aos participantes. Os agentes de saúde realizaram um belo trabalho de prevenção.








Termina nesta sexta-feira prazo para alistamento militar



O prazo para o alistamento militar obrigatório termina nesta sexta-feira (28 de junho). O cadastro é destinado aos jovens nascidos em 1995 e que já tenham completado 18 anos do sexo masculino. Além de pessoas de anos anteriores que ainda não tenham se alistado até o momento. Em Jacarezinho o jovem deve comparecer na Junta Militar levando consigo os seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Casamento ou Carteira de Identidade original, Certidão de Naturalização (para os brasileiros naturalizados), Registro de Emancipação (no caso dos índios), 2 fotos 3×4 (sem data e recente) e um comprovante de residência.
O prefeito de Jacarezinho e Presidente da Junta Militar, Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, destacou a importância do alistamento. “Aprendemos muito na época em que servimos o Tiro de Guerra. Respeito e disciplina são temas que levamos para o resto da vida. Fui cabo do TG quando servi”, enfatiza Dr. Sérgio. 
A seleção é feita em diferentes etapas e antes de ser convocado, o jovem passa por uma Comissão de Seleção que tem como objetivo avaliar todos os alistados levando em consideração seus aspectos físicos, mentais e morais. Também são formadas comissões fixas e volantes que se distribuem pelo país durante o mês de Setembro.
“É importante que o cidadão procure regularizar a sua situação militar para esteja em dia com o serviço militar”, enfatizou Tenente Menezes Delegado da 9ª Delegacia de Serviço Militar.

Firmada parceria para Programa de Leite



O prefeito Roberto Regazzo, o Betão, juntamente com o secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Turismo, Luiz Celso Gonçalves e do técnico Valdir Aparecido de Souza estiveram reunidos com Marcelo Rezende, diretor-presidente da COOPERIDEAL – Cooperativa para a Inovação e Desenvolvimento da Atividade Leiteira, dia 20 último.  O objetivo do encontro foi de elaborar o convênio do Plano de Trabalho de Atendimento Técnico a propriedades leiteiras do município de Ibaiti, na metodologia do Projeto Balde Cheio.
A COOPERIDEAL atua em 13 estados brasileiros com sede na cidade de Londrina e estará prestando assistência técnica aos produtores leiteiros de Ibaiti.
“Em todo o país a pecuária leiteira representa uma importante fonte de recursos para a agricultura. O programa Ibaiti Mais Leite já conta com a parceria do Sistema Faep, SENAR, Sindicato Rural, Emater e laticínios e mais essa parceria estará fortalecendo ainda mais”, explicou o secretário Luiz Celso.
Ainda segundo o secretário, alguns produtores que aderiram à assistência técnica de empresas que coletam leite para comercialização no município, tiveram crescimento bastante significativo nesta atividade.
O Programa Ibaiti Mais Leite parte de um volume de leite inicial de 18.500 litros por dia, com elevado número  de produtores com pequena produção. “nosso objetivo é de incentivar o aumento na produtividade, fazendo com que o produtor se torne um profissional do leite, fixando os jovens no meio rural, proporcionando uma vida mais digna”, disse o prefeito Roberto Regazzo, o Betão.

FONTE: Pinheiro de Moura / ASSESSORIA

Inaugurado Centro de Educação Infantil



O prefeito de Cambará, João Mattar (PSB) e seu Vice Luís Dias (PSDB), inauguraram na tarde desta segunda-feira, 24, o Centro de Educação Infantil Algodão Doce. A nova entidade funcionará no mesmo prédio onde atuou a Creche Casa da Criança, fechada no início do ano por conta de irregularidades na documentação e percalços administrativos.
Participaram da Cerimônia diversas autoridades da política local, empresários e comerciantes de diversas áreas, além de representantes do Lions, Rotary e Maçonaria. O Pastor Carlos, da Igreja Quadrangular, abençoou o novo ambiente que irá atender diariamente mais de 100 crianças com idade de zero a cinco anos.
Em seu discurso, o prefeito foi categórico ao afirmar que o novo espaço visa oportunizar as crianças um ambiente aconchegante, onde elas possam receber carinho e atenção enquanto seus pais trabalham.
O prefeito recomendou a nova equipe de profissionais que irão atuar na instituição, que dêem seu melhor e garantam que cada criança sinta-se na extensão de sua própria casa quanto estiver no Centro Municipal de Educação Infantil Algodão Doce.  
João Mattar também lembrou que todos os profissionais que atuarão na entidade, são pessoas que passaram no concurso público, como recomenda a lei que rege a gestão pública.  
A Secretária Municipal de Educação, Francielli Axman Tavares Duarte, lembrou dos transtornos causados pelo inevitável fechamento da Casa da Criança e do esforço aplicado para sua completa recuperação. “Queríamos que fosse inaugurada em maio, como anunciamos na imprensa, no entanto não foi possível por conta dos entraves burocráticos, porém, agora possamos garantir que nossas crianças têm de volta este espaço, todo reformado e dentro das normas legais de funcionamento” contou a Secretária.
Juliana Lima Cavalcanti de Moraes reforçou que a prioridade do Prefeito João Mattar é a de atender as crianças matriculadas quando a antiga creche fora fechada. “A recomendação do Prefeito João Mattar é que o centro de educação Algodão Doce receba prioritariamente as crianças que já eram atendidas pelo órgão antes de seu fechamento por motivos de documentação” contou Juliana.
A Casa da Criança foi fechada no início do ano por conta da falta de documentações e pendências judiciais deixadas pela da antiga gestão da escola. Por conta disto, as crianças tiveram que ser remanejadas para outras escolinhas, o que causou irritação em muitos pais. Superado os transtornos, Juliana informou que tinha conhecimento do imbróglio, porém não quis comentar o caso. “Quero comentar sobre a nossa expectativa de ver este ambiente cheio de crianças” frisou. 
A Diretora afirmou ainda que o prédio foi todo reformado e algumas salas receberam investimentos para que estivessem dentro dos padrões exigidos pelos órgãos competentes. “Este prédio é maravilho, tem estrutura impecável e o espaço físico é ótimo, fizemos algumas adaptações para atender as novas normas de segurança, só isto” finalizou com entusiasmo
As aulas começam na próxima segunda-feira, (01), de julho e a recomendação para os pais que ainda não fizeram a matrícula de seus filhos, é para que levem documentos pessoais e uma conta de luz como comprovante de residência.

Fernanda Richa lança Campanha do Agasalho em mais três cidades da região



A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participará na próxima sexta-feira (28) da Campanha do Agasalho do Provopar Estadual em três municípios do Norte Pioneiro. No período da manhã, ela passa por Abatiá e à tarde em Ribeirão do Pinhal e Jundiaí do Sul. Nos três municípios, serão atendidas 1,9 mil família com 3,8 mil cobertores. Desde 2011, o Provopar entregou mais de 256 mil cobertores para 140 mil famílias e mais de 940 mil peças de roupas e agasalhos em todo Paraná.

Data: 28/06/13 - sexta-feira
Hora: 11h – Abatiá
Local: Câmara Municipal. Av. João Carvalho de Melo, s/n

Hora:13h30– Ribeirão do Pinhal
Local: Ginásio de Esportes Marcionílio Reis Serra. Rua Silveira Pinto, s/n

Hora:14h30- Jundiaí do Sul
Local: Quadra do Colégio Estadual Luiz Petrini. Rua Nicolau Chama, 542 – Centro

FONTE: Agência Estadual de Notícias

Rotary Club de Jacarezinho empossa Conselho Diretor 2013-2014



A cerimônia de posse do Conselho Diretor do Rotary Club de Jacarezinho, para o biênio 2013-2014, foi realizada no último sábado, 22, no Cittá Alta Hotel. A nova diretoria tem como presidente Nilton José de Souza e como vice Conrado Rodrigues Segalla. O evento também marcou a despedida do ex-presidente do Rotary e empresário Carlos Eduardo Simeão.
Além dos membros do Rotary de Jacarezinho, estiveram presentes caravanas de municípios da região. Na programação também estiveram a entrega de homenagens aos “Companheiros 100%” (presentes em todas as reuniões da entidade) e a admissão de novos sócios.
Em seu discurso de despedida, Simeão lembrou que entrou no Rotary cheio de ideiais e fez o melhor possível como presidente. “Mudo de Jacarezinho para o Rio Grande do Sul a partir do próximo mês e nesta oportunidade, quero agradecer a diretoria e a todos os companheiros do Rotary, que na verdade são todos amigos hoje. O novo presidente é uma pessoa extremamente competente e que sempre pensa em prol da comunidade, afinal, nós do Rotary estamos aqui para servir”, destacou.
Na noite em que assumiu a presidência do Rotary Club Jacarezinho, Nilton José de Souza disse que a comemoração era muito especial, pois no dia 21 (um dia antes da posse), celebrou cinco anos desde a sua admissão na entidade. Para o novo presidente, esta função é de muita responsabilidade, pois é através das atividades desenvolvidas que o Rotary tem seu reconhecimento.
“O presidente é um observador, deve descobrir as potencialidade de cada um dos companheiros e as necessidades da comunidade, para assim enxergar o Rotary pode fazer. É através da união e do exercício do companheirismo que juntos vamos fazer com que se cumpra o nosso objetivo básico que é servir”, concluiu Souza.

CONSELHO DIRETOR 2013-2014
Nilton José de Souza – presidente
Conrado Rodrigues Segalla – vice-presidente
José Roberto Souza de Assis – 1º secretário
Anette Garrido Sparemberg – 2º secretário
Edmilson Kazumi Moraes Imanobu – 1º tesoureiro
Paulo César Lopes – 2º tesoureiro
José Luiz Saad – diretor de Protocolo
Jenaro Pedroso de Souza – 2º diretor de Protocolo

FONTE: Marina Lukavy – Jornal Pérola do Norte

CENOPAR se destaca em Pós Graduação on line



O Centro Educacional do Norte do Paraná (CENOPAR) em parceria com a Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) oferece vários cursos de Pós Graduação on line com até seis meses de duração. Para Marcelo Mendonça, responsável pela representação em Jacarezinho, é uma grande oportunidade para os graduados. “São cursos realizados em pouco tempo e com excelente qualidade”, enfatiza.
Na área de Educação (“Coordenação Pedagógica”, “EaD e Novas Tecnologias”, , “Educação e Escola em Tempo Integral: desafios e Perspectivas”, “Educação Especial e Inclusiva”, “Educação Infantil”, “Educação, Diversidade e Cidadania”, “Gestão Escolar”, “Libras”, “Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura”, “Metodologia do Ensino de Matemática”, “Metodologia para o Ensino Superior na EaD” e “Psicopedagogia Institucional”.
Na área de Gestão (“Auditoria e Perícia Contábil”, “Gestão de Negócios Comerciais”, “Gestão em Finanças Empresariais”, “Gestão em Marketing Organizacional”, “Gestão em Negócios Imobiliários”, “Gestão em Processos Gerenciais”, “Gestão Empreendedora”, “Gestão Estratégica de Pessoas”, “Gestão Estratégica na Área da Saúde”, “Gestão Estratégica na Área Social” e “Gestão Pública”.
Para maiores informações os interessados podem entrar em contato pelo telefone (43) 3525-6176 ou pelo site http://www.fael.edu.br/. O CENOPAR fica na Rua Padre Melo, 155, bem no centro de Jacarezinho.

Palestra sobre Hipertensão e Diabetes em Cambará



Recentemente aconteceu na Unidade de Saúde Estação em Cambará uma palestra sobre Hipertensão e Diabetes. A palestra teve inicio com apresentação de um vídeo sobre as doenças acima citadas, logo após o Médico da Unidade Dr. Antonio Mano e a enfermeira da Unidade Melissa, orientaram os pacientes nas dúvidas pertinentes às doenças e explicaram sobre as consequências de uma pressão muito alterada e uma glicemia muito elevada. Após as orientações a enfermeira da unidade aferiu a pressão arterial e a glicemia dos participantes, sendo que, logo em seguida foi servido um lanche aos mesmos.





Ribeirão Claro inicia programa Família Paranaense



A Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Ribeirão Claro iniciou na última terça-feira (25) a primeira etapa do programa Família Paranaense no município. Mais de 80 famílias compareceram à reunião de apresentação do programa no Salão Nobre da prefeitura durante todo o dia e puderam tirar dúvidas sobre o projeto. O prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV), a primeira-dama, Cleide Maria Baggio Araújo e a secretária de Assistência Social, Regina Margareth Nogueira Fernandes participaram do encontro.
Maurício garantiu o apoio da prefeitura ao programa que atenderá inicialmente 40 famílias que terão até dois anos para alcançar autonomia e emancipação. As famílias receberam o convite para participarem das atividades desenvolvidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Inicialmente, a secretaria e o CRAS têm contado com os assistentes sociais Carolina Carvalho e Rafael Campoi para auxiliar nas ações do Família Paranaense.
A coordenação do Programa Família Paranaense está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, tendo o CRAS como a referência para o atendimento das famílias. As equipes do CRAS e das comissões estão bastante otimistas com o novo programa.
O objetivo do Programa Família Paranaense é atender as famílias com os maiores índices de vulnerabilidade social no município, visando garantir a elas o acesso à direitos e serviços públicos. Para que o atendimento seja feito com qualidade, o município dispõe de dois comitês que decidirão com a família quais ações serão desenvolvidas para garantir a emancipação de seus integrantes.
Um comitê é formado por gestores dos diversos setores da prefeitura, que decidirão quais ações serão priorizadas para atender as necessidades das famílias. O outro é formado por técnicos das secretarias municipais e de algumas entidades, que terão maior contato com as famílias e que construirá juntamente com os membros das famílias o Plano de Atendimento Familiar.
Segundo o assessor Rafael Campoi, o programa começa com a apresentação de toda a estrutura de assistência social disponibilizada pela prefeitura. “Muitos aqui não conhecem nem mesmo o Cras e os programas que ele realiza, então vamos começar a palestra falando sobre o Cras e os projetos que estão sendo realizados nesse momento”, disse.
A secretária de Assistência Social, Regina Margareth Nogueira Fernandes, revelou parte da própria história durante a reunião. “Eu venho de uma família em situação de vulnerabilidade, minha mãe era viúva e criou os filhos sozinha, numa época em que não existiam programas do governo municipal, estadual e federal”, lembrou. “Se hoje chegamos onde chegamos foi através de trabalho e capacitação profissional”, completou.
A primeira-dama, Cleide Maria Baggio Araújo parabenizou a equipe do Cras e da Assistência Social pelo trabalho desenvolvido em prol das famílias carentes do município. “Toda a equipe está fazendo um trabalho brilhante em prol das famílias carentes, trabalhando incansavelmente para que todos tenham uma qualidade de vida melhor”, afirmou.
Segundo o prefeito Maurício, o objetivo da prefeitura e dos programas governamentais não tem caráter unicamente assistencialista. “Nossa meta final é dar suporte às famílias e através dos programas oferecidos pelo município proporcionar que elas sejam estruturadas e se desenvolvam economicamente”, concluiu.

FONTE: Diógenes Gonçalves

Governador libera recurso a fundo perdido para Tomazina

O governador Beto Richa assinou nesta terça-feira, 25, o Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM) de R$ 330 mil para Tomazina. O prefeito Guilherme Cury participou da solenidade acompanhado do Secretário Estadual de Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli.
Com o recurso, a prefeitura irá adquirir terreno para um parque industrial. “Estamos sempre em contato com grandes empresas para que se instalem no nosso município e garantam empregos à população. No entanto, tínhamos dificuldade de onde instalá-las”, disse o prefeito Guilherme Cury, que é presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI).
Nos 26 municípios pertencentes à AMUNORPI serão destinados mais de 9 milhões. Segundo o site da Agência Estadual de Notícias a intenção é auxiliar as cidades com até 50 mil habitantes (que corresponde a 367 municípios). "Estado garante os recursos para obras e projetos de infraestrutura básica e social, máquinas ou equipamentos públicos, desde que haja aval da população", afirmou o governador Beto Richa. 



Secretária da Educação vai prorrogar validade de concurso para professores

A secretária de Educação Lílian Cristina Lemes de Toledo afirmou, na manhã desta terça-feira, que o concurso público realizado em janeiro de 2012 vai ser prorrogado por mais dois anos. A declaração veio depois de uma confusão causada devido a um equívoco publicado na semana passada quando a secretária anunciou medidas adotadas por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo Ministério Público (MP) para que a secretaria ofereça 20 vagas por mês nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) até que o déficit de cerca de 900 crianças entre 0 e 5 anos que não estão matriculadas seja zerado.
Na ocasião, a secretária afirmou que seria necessário contratar mais professores para acompanhar a demanda crescente de alunos, porém, a reportagem, de forma equivocada, informou que, para isso, seria realizado um concurso público – procedimento recomendado pelo MP para contratações de servidores públicos.
Ocorre que em janeiro de 2012, durante a administração da prefeita Maria Ana Pombo, foi realizado um concurso público onde foram aprovados 535 professores, dos quais apenas 86 foram contratados até agora, sendo 13 deles já na administração da secretária Lílian. O concurso é válido por dois anos, mas a secretária já avisou que deverá ser prorrogado por mais dois até que todos os aprovados sejam efetivados no cargo, no entanto, ela afirmou que as contratações serão feitas conforme a necessidade, mas sem comprometer o orçamento da prefeitura.
Críticas
Na noite de segunda-feira, 24, durante sessão ordinária da Câmara dos Vereadores de Santo Antônio da Platina, alguns parlamentares criticaram a gestão da secretária Lílian Cristina Lemes de Toledo. Para o vereador Aguinaldo Roberto do Carmo (PSC) o descontentamento é geral. “uma parte dos professores vai entrar em férias, outra parte vai ficar nas creches, nos CMEIs, isso vai sobrecarregar os professores”, comentou o vereador em relação ao escalonamento dos profissionais anunciado pela secretária para que o TAC firmado com o MP – referente ao funcionamento dos CMEIs também durante o recesso escolar – seja cumprido.

“Também recebi informações de que os estagiários estão sem receber, outros que estavam assumindo sala de aula, professores que não recebem hora-atividade, a Educação em Santo Antônio da Platina precisa caminhar e eu estou percebendo que não está caminhando”, afirmou Carmo.

FONTE: Mauricio Reale - Jornal Tribuna do Vale

Lupion justifica votação a PEC 37

O deputado federal Abelardo Lupion justificou á poucos minutos através do Facebook o seu voto na PEC 37.

“Inicialmente, em relação ao repúdio à PEC 37, deparamos com uma campanha publicitária desprovida de fundamentação técnica e distorcida da realidade, onde prevalece não só a falta de conhecimento do texto constitucional, mas do próprio conteúdo da PEC.
Diferentemente do que foi divulgado os Poderes institucionais do Ministério Público nunca estiveram ameaçados pela “malfadada” PEC. Esta sequer fez menção ao art. 129 da Constituição Federal, que trata das competências do MP. Portanto, sempre estiveram intocados os seus poderes, inclusive o poder/dever de investigar corruptos e de acabar com a impunidade.
A PEC tratou apenas do art. 144 que versa sobre segurança pública e sobre a competência privativa das polícias judiciárias de investigar os crimes previstos no Código Penal, tais como homicídio, roubo, estupro, sequestro, tráfico de drogas, etc.
E mesmo nesta investigação criminal conduzida pela Polícia, permaneceu intocado o poder do MP (previsto no art. 129, não mexido) de requisitar à polícia judiciária a abertura de inquérito criminal, de requisitar diligências investigatórias e até de arquivar o inquérito criminal, se quiser. Isso tudo, além de exercer, com exclusividade, o controle externo da própria atividade policial.
E devemos nos recordar que foi neste contexto – investigação civil conduzida pelo MP e investigação criminal conduzida em parceria (polícia judiciária: executando e Ministério Público: coordenando, requisitando, controlando) – que deparamos com as famosas e televisionadas prisões de grupos organizados, entre os quais verdadeiras quadrilhas de agentes públicos corruptos, lavagem de dinheiro, evasão de divisas. A pergunta deveria ter sido: isso mudou com a PEC 37? A resposta seria simples: NÃO!!!
O que a PEC tentou, em vão, fazer foi assegurar o respeito à competência privativa da polícia judiciária (civil e federal) de realizar a investigação criminal, competência esta que foi “abocanhada” pelo MP em uma norma interna da instituição. Repita-se: norma interna e não competência constitucional.
E tendo sido “internamente” avocada pelo próprio MP, esta investigação não está, como ocorre com a investigação conduzida pela polícia judiciária, sujeita a controle externo e tampouco a seguir as regras processuais do Código de Processo Penal. Não há segurança jurídica e garantia do respeito ao direito de ampla defesa do investigado, pois o próprio MP – investigador – faz suas regras de investigação e se autocontrola.
E o que ainda é mais grave, será o próprio autor da ação penal (MP) que irá fazer SOZINHO a investigação criminal para subsidiar sua acusação. Portanto, serão a mesma pessoa o investigador e o denunciador. Será sempre o interessado investigando. Acabou a regra: policia (investiga), MP (denuncia) e Juiz (julga).
Abriu-se perigoso precedente para que ninguém mais respeite a Constituição. Amanhã, todo mundo se julgará no direito de entrar na esfera de competência do outro, motivado pelo “bem comum”, pondo em risco ao Estado Democrático de Direito.
Por fim, não me oponho à atuação legítima do MP, dentro dos limites constitucionais, mas não podemos conferir a nenhuma instituição um status de divindade, pois todas possuem falhas e mazelas. Infelizmente maus profissionais existem em todas as áreas, porque isso não diz respeito ao cargo, mas ao caráter da pessoa. E, a história já nos deu mostra suficiente do que ocorre quando confiamos um poder ilimitado em mãos erradas... E neste caso, não serão atingidos apenas os corruptos, mas também cidadãos de bem.
Finalizando, não irei apoiar qualquer proposta que entendo cercear o direito de defesa e contraditório do cidadão brasileiro, e tampouco as liberdades individuais. Estou deputado federal enquanto não tenha de abrir mão dos meus princípios e ideais. E coragem é o que não me falta.

Abelardo Lupion

Deputado Federal

Excesso de chuva atrapalha serviços de obras no município

Uma das principais dificuldades que o prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, Dr. Sérgio, e a equipe da Conservação Urbana vem enfrentando é o excesso de chuva durante todo o primeiro semestre. Somente na madrugada de terça-feira, 25, choveu 32 mm.
“Infelizmente há mais de 30 anos não chove assim na região e estas condições não contribuem para que possamos fazer uma boa operação tapa-buraco e de recapeamento”, comenta Dr. Sérgio. O agricultor Luiz Roberto Saldanha Rodrigues, diretor da Fazenda Califórnia informa que neste ano as médias de chuvas foram altas: Janeiro (131mm), Fevereiro (283mm), Março (172mm), Abril (241mm), Maio (135mm) e até Junho (102mm). “Com as previsões desta semana o mês deverá fechar em 150mm. Na minha opinião estamos no ciclo de chuvas de 1982 e 1983, recorrência de trinta anos”, comenta o Luiz Saldanha Rodrigues.
No dia 14 de dezembro de 2012 uma forte chuva atingiu o município que fez com que o Ribeirão Ourinho transbordasse em vários pontos da cidade. O então prefeito eleito Dr. Sérgio visitou os bairros mais afetados de Jacarezinho. Nem bem iniciou os trabalhos à frente da Prefeitura, no dia 1º de fevereiro uma outra forte chuva atingiu a Vila São Pedro e outros bairros próximos. “Já passava das 21 horas e funcionários da garagem estavam nas ruas para auxiliar aos moradores que mais precisavam”, analisa.
Planos
Com a primeira operação urgente para auxiliar a população começaram a ser traçados planos para evitar novos problemas. Os secretários: de Conservação Urbana, Guilherme Castanho, Agricultura e Meio Ambiente, João Paulo Carretero, Desenvolvimento Urbano, Nilton Batista do Prado, Indústria, Comércio e Serviços, Homero Pavan Filho, e Luciano Pissu visitaram in loco os pontos afetados. "Estamos enfrentando dificuldades para preparar o Centro de Eventos com vistas à FETEXAS. Temos funcionários dedicados, no entanto, que estão trabalhando sob a chuva a fim de deixar tudo pronto até o dia 11", elogia Pavan.
Mas no início de abril outra forte chuva atingiu Jacarezinho. Entre os pontos críticos estavam às ruas Minas Gerais e São Paulo na Vila São Pedro. "É muito grande a infiltração de água nestas duas localidades devido a construção de um bairro mal projetado no pé do morro", enfatizou Guilherme Castanho. O bairro referido foi inaugurado no ano de 2007 com a construção de 84 unidades populares, mas sem galeria de águas pluviais e muito menos pavimentação asfáltica. Na ocasião também foram mais afetados Vila São Pedro, Jardim Castro, Vila Rosa, Aeroporto e Vila Setti.
Equipamentos sucateados
O Secretário Municipal de Conservação Urbana de Jacarezinho também destacou recentemente que apesar da maior parte dos equipamentos da garagem estar sucateados, a equipe de obras da Prefeitura vem trabalhando constantemente. "Possuímos poucos equipamentos e o orçamento deixado para este ano não irá suprir todos os serviços", enfatiza Guilherme Castanho. Ele ainda afirma que está adequando orçamento para suprir os atendimentos mais urgentes. 

Ele ainda ressalta que nos primeiros meses foram gastos em torno de R$ 300 mil para colocar alguns equipamentos para funcionar. "A Retroescavadeira é um equipamento relativamente novo, mas nunca tinha passado por manutenção. Independente de quando foi comprado é preciso zelar pelo bem público", argumenta.

VEJA A SITUAÇÃO QUE AS CHUVAS DEIXARAM JACAREZINHO NOS ÚLTIMOS MESES: