A
reclamação de descumprimento da oferta da Telefonia é a principal queixa na Agência
do PROCON de Jacarezinho. Do dia 2 de janeiro até maio já foram protocoladas 1099
solicitações, sendo 501 atendimentos nesta área, ou seja, 45,58%. A segunda
maior reclamação é em relação às instituições financeiras que atingiu a marca
de 246 (22,38%). Outras atividades chegaram a 352 atendimentos (32,02%).
Segundo
Maiara de Souza Guimarães, chefe de divisão do PROCON, apesar da telefonia ser
a mais reclamada é solucionada via atendimento geral. “Não precisamos abrir um
processo administrativo ou notificação formal, conseguimos solucionar o
problema por telefone ou e-mail”, comenta. Ela também explica que em
contrapartida as instituições financeiras são acionadas, na grande maioria, via
notificação formal. “O objeto dessas reclamações, em regra, consiste no pedido
de boleto para quitação antecipada de contratos de outorga de crédito (empréstimo)”,
ressalta Maiara de Souza Guimarães.
Procedimento
A
chefe de divisão do PROCON explica que com a abertura do processo
administrativo é convocada uma audiência conciliatória. A sessão é presidida
pelo Diretor Geral e/ou pelo Chefe de Divisão.
Nessa ocasião, as partes são esclarecidas sobre os benefícios da
conciliação, bem como estimuladas a compor um acordo. “Verificamos a grande
importância desses momentos, visto que consumidor e fornecedor, frente a
frente, reconhecem a necessidade da solução do conflito, harmonizando a relação
de consumo”, explica Maiara Guimarães.
Ela
ainda lembra que primeiro é importante o cliente tentar um contato com o
fornecedor, pois muitas vezes a situação é solucionada rapidamente. “Caso não
tenha efeito isto, é importante que o consumidor procure o órgão para podermos
intermediar”, analisa. A pessoa que se sentir lesada pode procurar o PROCON que
fica na Rua Antônio Lemos, 916, na área central de Jacarezinho ou pelo telefone
(43) 3911-3100.
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