Lei de Lupion instituí o primeiro crédito para juventude rural



O Governador Beto Richa (PSDB) sancionou, na última semana, Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Pedro Lupion (Democratas) que institui, no Paraná, o Programa Primeiro Crédito para juventude rural. O objetivo é financiar atividades agropecuárias, turismo e artesanato rural, entre outras atividades ligadas ao setor, nas modalidades custeio, investimento e aquisição de propriedades.
De acordo com o deputado, presidente do Bloco Agropecuário da Alep, a Lei busca implementar no estado o primeiro crédito para a juventude rural como forma de apoiar financeiramente as atividades agropecuárias ou não agropecuárias exploradas mediante o emprego da força de trabalho do jovem rural e sua família. “Serão beneficiados jovens entre 18 e 32 anos de idade. Nossa proposta é um instrumento de apoio à agricultura familiar e uma maneira de fomentar a produção agropecuária e organizar o abastecimento alimentar”, explica o parlamentar.
O êxodo rural verificado no Estado, segundo Pedro Lupion, se dá principalmente em virtude da falta de incentivos à agricultura familiar e à dificuldade encontrada pela juventude em adquirir terras, custear a produção e adotar novas tecnologias que aumentem a produtividade nas propriedades rurais. “O atual quadro reduz as chances de sucesso e a competitividade do jovem no mercado agropecuário, que se encontra cada vez mais globalizado e dinâmico”, compara.
O Programa Primeiro Crédito daria suporte a um setor fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Paraná, considerando-se que a agropecuária é o setor econômico que responde mais prontamente aos investimentos realizados. De acordo com Lupion, o custo de geração de um emprego na área agrícola é 28 vezes menor que no meio urbano.
A proposta fortalece ainda a atuação dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais ao conceder a essas entidades a prerrogativa de fornecimento de carta de aptidão ao crédito, juntamente com o Instituto Emater.

FONTE: ASSESSORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???