Livros arrecadados são recolhidos nas escolas



Os livros e revistas arrecadados nas escolas da Rede Pública Municipal de Ribeirão Claro foram recolhidos durante essa semana pela chefe do Departamento de Educação da prefeitura, Tatiana Paschoal Chagas. As obras serão disponibilizadas para a população nas estantes do projeto Livro Livre, espalhadas pela cidade. Todos os estabelecimentos de ensino participaram da ação que durou cerca de 15 dias. A turma responsável pela maior arrecadação de livros ganhará um passeio cultural ao cinema na cidade de Ourinhos-SP. O resultado será divulgado no dia 18, data em que é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil.
Durante as duas últimas semanas os alunos percorreram a cidade em busca de livros que pudessem ser doados para a o projeto. A campanha serviu também para abrir as atividades organizadas pelas escolas referentes aos projetos de leitura que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo, com o intuito de estimular a leitura entre os alunos como fonte de entretenimento e informação. Os professores querem ampliar o domínio dos alunos sobre diferentes gêneros textuais, além de desenvolver o raciocínio, compreensão de textos e fluência na leitura.
Os melhores projetos de leitura serão premiados no final do ano letivo, segundo a Secretária de Educação, Cleuza Molini Ormeneze. “Esperamos que com esses projetos, o trabalho e a dedicação que as professoras demonstram nas escolas, possamos construir uma comunidade ribeirão-clarense de leitores, e por consequência de pessoas críticas, criativas e participativas”, antecipou.
A quantidade de livros arrecadados ainda está sendo levantada, mas os organizadores do projeto estão satisfeitos com a quantidade e qualidade do material obtido. “Foi possível perceber que as escolas e algumas turmas em particular se envolveram bastante e levaram a campanha a toda à comunidade de Ribeirão Claro”, avaliou a chefe do Departamento de Educação. “Esse fato de envolver a comunidade é muito importante já que o Projeto Livro Livre é voltado para os moradores, para que todos tenham acesso à leitura”, concluiu.

FONTE: Diógenes Gonçalves


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???