Jacarezinho realiza campanha do teste rápido de HIV durante a semana


A vigilância epidemiológica da Prefeitura de Jacarezinho iniciou na última quarta-feira (3) a campanha do teste rápido contra o vírus HIV. A campanha acontecerá até terça-feira (9). Durante toda a semana, equipes farão os testes nos postos de saúde do município, conforme cronograma.
Todos os dias, menos sexta-feira, sábado e domingo, os testes são realizados pela manhã na vigilância epidemiológica. A tarde na quarta-feira foram feitos testes no posto de saúde do Jardim São Luiz. Nesta quinta-feira (4) no período da tarde a campanha segue no bairro Aeroporto.
Na sexta-feira pela manhã é a vez do bairro Marques dos Reis e no período da tarde no posto de saúde central na rua Paraná. O posto de saúde do Parque Bela Vista receberá a campanha na segunda-feira (8) no período da tarde. Já na terça-feira, novamente os testes serão feitos no posto de saúde central à tarde e à noite das 19h às 22 horas.
Os testes rápidos
Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em um dispositivo de testagem. Para chegar ao resultado, o profissional que o realiza segue um fluxo determinado cientificamente. Se o resultado for negativo, o diagnóstico é fechado. Em caso de resultado positivo, é feito outro teste para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.
O processo completo consiste na coleta de sangue e no aconselhamento antes de depois do teste. Distribuído gratuitamente para serviços de saúde da rede pública, é utilizado na maior parte das ações do Fique Sabendo, principalmente pela agilidade e praticidade. Não deixe de pegar seu resultado.

INFORMAÇÕES ÚTEIS
Se der negativo... Se cuide, use sempre camisinha.
E se der positivo? Lembre-se que você não está sozinho. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento e acompanhamento gratuitos. 
Por que você deve fazer o teste?
Saber se tem o HIV precocemente permite começar o tratamento no momento certo e ter uma melhor qualidade de vida.  Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.
O teste de aids é gratuito, sigiloso e um direito seu!
O HIV pode ser transmitido:
• Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais;
• Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas;
• De mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação;
• Por transfusão de sangue.
Mas é bom lembrar que o HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas. Portanto, toda pessoa soropositiva pode e deve receber muito carinho e atenção!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???