Município se mobiliza para utilidade do IBC II


O Secretário Municipal de Indústria e Comércio de Jacarezinho, Homero Pavan Filho, esteve nesta semana visitando a Superintendência de Patrimônio da União em Curitiba para tratar sobre o Instituto Brasileiro de Café (IBC II). A conversa com Dinarte Antônio Vaz foi para a possibilidade de o local ser doado ou cedido ao município. Também participou da reunião Márcia Gomes de Oliveira, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia.
“O armazém e a área de terra em seu entorno foram destinados aos movimentos pela moradia. Para esta doação é preciso de um laudo da COHAPAR atestando que o local não é apropriado para a construção de unidades habitacionais”, explica Homero Pavan.
O Secretário ainda explica que o município precisará apresentar um projeto de utilização do espaço. “Cogita-se incubadora de empresas. Após este processo, o local não poderá ser doado a terceiros e a utilização terá que ser institucional, ou seja, programas municipais”, acrescenta Homero Pavan. Ele ainda alerta que todo esse processo é demorado, mas o primeiro passo foi dado. Márcia Gomes de Oliveira já manifestou apoio para a doação do imóvel para o município de Jacarezinho e se dispôs a apresentar o projeto, a ser elaborado, na próxima reunião do Movimento.
IBC II
Uma grande construção para a armazenagem do café e com quase 30 mil metros quadrados tem uma outra serventia. Apenas servir de atalho entre os bairros Vila Setti e Jardim Panorama (distantes 3 km pelo acesso normal).
Durante a visita, foi possível ver vários carros passarem por dentro do antigo IBC como forma de atalho. “Infelizmente o local serve apenas de atalhos e para pessoas desocupadas”, comenta uma senhora que passava pelo local. Ao lado do barracão central, foram roubados telhas e vidros das casas que em outros tempos eram moradias dos administradores do local. Já no pátio central, as portas já não contam mais com cadeados e telhado foi totalmente levado.
Criado em 1952 para definir as diretrizes da política cafeeira, o IBC foi extinto em 1989, durante o governo Collor. Hoje, o espaço serve apenas como acesso aos moradores dos arredores. Em Legislatura passada a situação foi bastante debatida na Câmara Municipal de Jacarezinho, nesta gestão a equipe da Prefeitura já está verificando o que pode ser feito com o local.

Estádio Municipal Pedro Vilela irá receber iluminação


O Secretário Estadual de Esportes, Evandro Rogério Roman, anunciou em sua recente visita a Jacarezinho que o Estádio Municipal Pedro Vilela deverá receber iluminação. A informação foi muito comemorada pelo prefeito Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, o vice-prefeito José Carlos Molini e o diretor municipal de Esportes, José Franco.
“É uma grande surpresa esta informação. Mas será bem recebida, pois assim poderemos proporcionar futebol no período noturno e em horário mais agradável para a população”, comenta o prefeito Dr. Sérgio.
Evandro Rogério Roman destacou que Jacarezinho tem um histórico no cenário estadual com o futebol. “A Associação Esportiva teve destaque em todo o Paraná. Seria importante resgatar este futebol e também proporcionar uma iluminação para o Estádio Pedro Vilela”, comenta o Secretário Estadual de Esportes. Ele ainda destaca que o Governo do Estado também liberou a reforma do Ginásio de Esportes Cássio Arantes Pereira no valor de R$ 1 milhão.
História no futebol
A Associação Esportiva Jacarezinhense foi fundada em 10 de novembro de 1938, liderada por um grande desportista chamado Pedro Villa. A equipe disputou a Liga Norte do Paraná, onde conquistou vários títulos e ganhou o apelido carinhoso de “Leão do Norte”.
Com destaque no cenário estadual, o time se firmou para competições oficiais da Federação Paranaense de Futebol, onde decidiu duas vezes consecutivas o título do campeonato Paranaense contra o Coritiba em 1951/1952. Um fato digno de registro é que no dia 16 de julho de 1950, enquanto o Brasil perdia a Copa do Mundo para o Uruguai no Maracanã. Em terras jacarezinhenses a Esportiva vencia o todo poderoso da época Coritiba pelo placar de 2x1.

Moradores participam de reunião para ligação de casa na rede de esgoto


Os moradores do Jardim Europa em Jacarezinho participaram na noite desta segunda-feira, 29, de uma reunião com funcionários da SANEPAR para receberem orientações sobre a ligação das casas na rede de esgoto. Mais de trinta pessoas compareceram ao Tiro de Guerra (local da reunião) e receberam todas as orientações.
“Dentro do terreno é responsabilidade do proprietário. Mas estamos aqui para demonstrar a forma mais simples e que os moradores não terão dores de cabeça futuramente”, comentaram os funcionários da SANEPAR durante a explicação. Ainda foi destacado que a Companhia de Saneamento enviará um comunicado para os moradores que terão 30 dias para se instalarem à rede. “Não é obrigatório”, ressalta.
No início do mês de março o prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, enviou à Câmara Municipal os Projetos de Leis 19, 20 e 21/2013 para a inclusão no Exercício Financeiro de 2013 do Convênio para Implantação de Sistema de Esgotamento Sanitário em Marques dos Reis e no Jardim Europa.
Os Projetos de Leis foram aprovados pelos veadores Diogo Augusto Biato Filho, Fabiano Saad, Francisco Carlos de Moraes (Chico Serraia), Fúlvio Boberg, José Izaías Gomes (Zola), Luciane Alves, Marcos Aparecido Ganzela (Marcos Colosso), Ricardo Toneti (Fucinho) e Valdir Maldonado em sessão ordinária. 

Prefeitura visa parceria com a ECONORTE


O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, se reuniu na última semana com a assessora de Marketing da ECONORTE, Cássia Romanow, para visar parcerias nas áreas sociais. Também participaram da reunião o vice-prefeito José Carlos Molini, a Secretária de Educação, Magda Cristina, o Secretário de Saúde, Geraldo Romão, Secretário de Administração, Conrado Segalla, e funcionários do Poder Executivo e da concessionária.
“É um primeiro contato com a ECONORTE que é responsável pela BR 153 que corta nosso município. Eles apresentaram projetos que podem ser trabalhados em conjunto com a Prefeitura que é a educação no trânsito, auxílio com as gestantes, entre outras atividades que atinge a toda população”, explica Dr. Sérgio.

Entre as ações já desenvolvidas pela concessionária que poderão ser implantadas em Jacarezinho:

“Cidadania nas estradas”: O projeto prevê ações voltadas para vários públicos e para cada um deles foram desenvolvidas atividades específicas.
“Crianças: incentivo à leitura”: As ações voltadas para as crianças são lúdicas e interativas, com atividades educacionais com foco no meio ambiente e educação para o trânsito. A transmissão do conhecimento será feita através da exibição de filmes, jogos educativos, e da cartilha “Educar para Transformar”. O projeto será conduzido por um monitor indicado pelo município. Ao final das atividades, cada criança ganhará um kit de incentivo a educação, composto por um estojo, dois lápis, um apontador e uma régua.
“Orientação para as Gestantes”: As mulheres grávidas terão acesso à orientação de saúde, bem estar e cuidados durante a gravidez, pós-parto e cuidados com o recém-nascido. Elas também receberão o “Manual de Saúde e Bem Estar da Gestante” - com informações sobre os principais temas desta fase de vida. O conteúdo será abordado por um profissional da área de saúde indicado pelo município. A gestante que comparecer às atividades receberá o kit “Nascer Bem”, com bolsa, trocador e um pequeno enxoval.
“Participação e Convívio com o Idoso”: O Projeto “Cidadania nas Estradas” pretende apontar alternativas de orientação, participação, ocupação e convívio do idoso, especialmente em relação à saúde e bem estar, com ações que proporcionem maior qualidade de vida e integração às demais gerações e a sociedade.

Estudantes participam do grupo de Pesquisa


Os estudantes dos cursos de Alimentos, Informática e Eletromecânica na modalidade integrado participantes do grupo de pesquisa Ensino, Cultura, Linguagens e suas Tecnologias (GECLIT) têm se encontrando semanalmente para debater temas que estejam relacionadas à cultura e identidade. Além dos encontros  que acontecem nas dependências do campus de Jacarezinho, os estudantes Luiz Henrique Procópio, Luiz Matheus Périco, Victório Zanzavo, Bruno Augusto e Eduardo Vilela, têm marcado presença em eventos promovidos pela Universidade do Norte Pioneiro (UENP).
Os encontros e atividades com o grupo de estudantes é uma iniciativa do professor Sergio Vale da Paixão que coordena o grupo de pesquisa. “Nossos encontros são muito mais que oportunidades para estudarmos e pensarmos em produção científica. Ainda que consideremos isso importante, nossas discussões têm nos levado a entender muito sobre o papel do estudante, já no ensino médio, em práticas sociais e, naturalmente, em possibilidades de se fazer a diferença na sociedade desde cedo” comenta Paixão sobre o trabalho desenvolvido. O idealizador do projeto ainda comenta o quanto se surpreende com o grupo de estudantes que encaminham sugestões de leitura e discussões para o grupo via redes sociais. O objetivo do grupo é poder participar de eventos que tenham como enfoque os interesses de discussão do grupo para poder socializar aquilo que tem sido debatido entre eles e poder aprender com outros que estejam, da mesma forma, interessados em tais discussões.

FONTE: ASSESSORIA

Hegemonia de São José da Boa Vista no xadrez convencional


Nesta semana as últimas disputas do xadrez convencional definiram as equipes campeãs de cada categoria, pela fase regional de Sengés nos 60º Jogos Escolares do Paraná. A hegemonia na prova foi do município de São José da Boa Vista que classificou três equipes para a fase Macrorregional. 
No feminino e no masculino, classe B, a escola Newton Sampaio garantiu o ouro. Já no masculino, classe A, foi o colégio Maria Isabel Guimarães, também do mesmo município. 
Com duas medalhas pelo MB, o enxadrista bicampeão regional no relâmpago, Alam Campos, conta por que escolheu o xadrez como esporte. “É um jogo que usa bastante estratégia, exige raciocínio, e ajuda no meu desempenho na escola”. 
O município tem cinco participações na fase final do Jeps. O professor, Rogério Dalmoro, destaca que a equipe do MA conseguiu o quarto lugar na macrorregional no ano passado. O atleta Mateus Rosa conquistou três medalhas, duas de prata e uma de ouro. “Com estas, ele soma 15 no total, desde o ensino fundamental ele vem garimpando medalhas no xadrez”, diz Dalmoro. 
O xadrez tem três categorias relâmpago, rápido e convencional, nos naipes masculino e feminino, nas classes A (de 15 a 17 anos) e B (de 12 a 14 anos). Os campeões e vices se classificam para a macrorregional que acontecerá em Wenceslau Braz. 
A fase regional faz parte da 60ª edição dos Jogos Escolares do Paraná, que é realizado pela Secretaria do Estado da Educação, organizado pela Secretaria do Estado do Esporte, conta com a parceria dos Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte e com o apoio da Prefeitura Municipal. 

FONTE: William Bilches / Assessoria Jogos Escolares

Professoras da Escola de Talento de Ginástica Artística participam de capacitação


As duas professoras da Escola de Talento de Ginástica Artística de Jacarezinho, Nilda Graciliano e Josiane Nascimento de Lima, estiveram recentemente em um curso de capacitação na Federação Paranaense de Ginástica em Curitiba.
A capacitação serve para aprimorar o conhecimento das professoras para serem repassados as crianças que participam do projeto. O diretor municipal de esportes, José Antônio Franco, acompanhou o projeto e prometeu total apoio para ajudar a modalidade a crescer na cidade.
Durante a capacitação, as professoras que se mostraram satisfeitas com o curso, puderam acompanhar os treinos das já consagradas Daniele Hipólito e Jade Barbosa. A Escola de Talento funciona de segunda-feira e quinta-feira feira das 08 às 17 horas. Meninas de cinco à oito anos podem comparecer e conhecer o trabalho para realizar teste e participar do projeto.

Final do Campeonato Municipal na próxima quarta-feira


A final do 4º campeonato municipal de Futebol Suíço de Tomazina acontecerá na próxima quarta-feira (feriado de 1º de maio). Às 15h30 acontece a disputa do terceiro lugar entre Complicado/LCM Móveis x Vila São Vicente/Estilo Presentes. A grande final acontecerá ás 16h30 entre Serrinha/RAG Sports x Depósito Alvorada. O evento já se tornou tradição na administração Guilherme Cury e Betão.
O chefe de divisão de esportes, Luciano Ribeiro de Souza, explica que existe uma parceria com o Cinzas Iate Clube de Campo para a realização do evento. "O Presidente Sérgio Brasil abriu as portas para os clubes e a comunidade", enfatiza Luciano de Souza. Ele destaca que o Departamento Municipal de Esportes tem a oportunidade de efetivar mais um evento para enriquecer o calendário anual.

Senador visita a região e se coloca como pré-candidato a Governo


O senador Roberto Requião visitou na última semana Santo Antônio da Platina e se reuniu com filiados do PMDB das cidades do Norte Pioneiro. O vereador de Jacarezinho Fúlvio Boberg esteve presente no evento para recepcionar o senador que se colocou como pré-candidato ao Governo do Paraná.
“Ele foi o único político que governou nosso Estado por três mandatos. Tem uma história e tem todo o meu apoio para se candidatar a este cargo”, comenta Fúlvio Boberg. Durante a reunião Roberto Requião destacou que pesquisas apontam que o senador teria pelo menos 25% dos votos em qualquer cenário.

Com informações da ASSESSORIA

‘Justiça no Bairro’ presta atendimento em Cornélio Procópio


O Poder Judiciário, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Prefeitura Municipal Cornélio Procópio realizarão no dia 10 e 11 de maio no Centro de Eventos Dr. Emilio Humberto Carazzai o projeto Justiça no Bairro Sesc Cidadão. O evento estará voltado ao interesse da população vulnerável economicamente, por meio de inúmeros serviços já existentes e a disposição, destacando o atendimento jurídico à demanda reprimida de forma consensual, possibilitando com a presença das partes envolvidas, as orientações, esclarecimentos e principalmente a imediata entrega da prestação jurisdicional aos moradores de Cornélio Procópio e região. Os atendimentos estão voltados na área cível, como por exemplo: Divórcio, Alimentos, Guarda e Responsabilidade, Reconhecimento de Paternidade e de Maternidade, Reconhecimento de União Estável ou Dissolução, DNA, Retificação de Registro Civil e Interdição, incluindo as pericias de DPVAT e Previdenciário de processos em trâmite na vara cível.
A população terá acesso ainda confecção de documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho. Orientações preventivas de saúde e prevenção ao câncer de boca farão parte da programação do evento. Todos os serviços são gratuitos (exceto DNA) e o atendimento será organizado por senhas que serão entregues a partir das 8h com início dos atendimentos às 9h.
A organização do evento salienta a importância dos participantes levarem comprovante de renda, já que alguns serviços somente serão disponibilizados para a população com renda máxima de até três salários mínimos, comprovante de endereço e documentação pessoal que é específica para cada serviço pretendido. Para informações sobre a documentação os interessados devem entrar em contato pelo telefone (43) 3904-1600 – Unidade Sesc Cornélio Procópio.
Essa realização conta com o apoio do Instituto Curitiba de Informática - ICI, Hospital Erasto Gaertner, Exército Brasileiro, Amapar, Instituto de Identificação do Paraná, Banco do Brasil, Delegacia Regional do Trabalho e  FAE.

FONTE: Jornal A Cidade Regional

Centro de Hidroterapia é inaugurado em Santo Antônio da Platina


O vice-governador do Paraná e secretário estadual da Educação, Flávio Arns afirmou, na manhã de ontem durante a inauguração do Centro de Hidroterapia da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Santo Antônio da Platina, que a piscina que atende aos alunos da Apae, também pode servir à toda a comunidade por meio de parcerias. O centro de hidroterapia irá completar todas as especialidades médicas e educacionais inerentes à instituição.
Ele citou o exemplo de alunos da rede estadual que precisem, eventualmente, realizar fisioterapia na água, poderem usar o Centro de Hidroterapia da instituição por meio de uma parceria com o Estado e ressaltou o direito das pessoas deficientes de frequentarem e usufruírem os mesmos espaços destinados ao público. “O deficiente merece receber tudo que as pessoas que não têm deficiências recebem”, afirmou.
Já o presidente da Apae, Alexandre Augusto Botarelli Cesar ressaltou que o investimento só foi possível devido a fidelidade dos 1.576 contribuintes que colaboram financeiramente todo mês. Além deles, Botarelli também citou que mais de mil pessoas colaboram com a instituição ocasionalmente.
“Por meio dessas colaborações foi possível desembolsar mais de R$ 200 mil para investir na piscina”, ressaltou. Durante seu discurso, o presidente fez questão de chamar Nelson Fustinoni, um dos colaboradores mais antigos da instituição, que assistia aos discursos na calçada ao lado dos alunos. “Este homem não media esforços para nos ajudar. Se eu dissesse que era preciso arrumar R$ 5 mil, ele percorria o município inteiro e conseguia um garrote aqui, uma doação ali, até conseguir juntar a quantia necessária”, comentou Botarelli.
“Espero que as Apaes de outros municípios também consigam estabelecer esta parceria com a comunidade que nós conseguimos aqui”, frisou. Ele também agradeceu ao prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto (DEM), que resolveu o problema de falta de transporte escolar para a Apae que atualmente tem cerca de 180 alunos.
Também participaram do evento a presidente da Federação das Apaes do Paraná, Neuza Soares de Sá, além de representantes da instituição de outros municípios e dos vereadores platinenses.
Paladino da liderança
Mais uma vez o presidente da Câmara dos Vereadores de Santo Antônio da Platina, Sebastião Santinho Vitral dos Santos Furtado (PMDB), aproveitou um evento público para reclamar do suposto desprezo das autoridades para com o município. Ele afirmou que o município já teve diversos representantes na Câmara Federal e na Assembleia do Estado, inclusive ele próprio e, mesmo assim, Santo Antônio da Platina é preterido por Jacarezinho na instalação de sedes regionais de órgãos públicos. “Mesmo com o crescimento da cidade, que registra obras em todo lugar, nada é instalado aqui, tudo vai para Jacarezinho”, desabafou o presidente que já tinha mencionado este assunto durante a visita do ministro Marcelo Crivella na quinta-feira, 25, à Escola Franklin Delano Roosevelt.
Mais otimista, o prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto lembrou que o subgrupamento do Corpo de Bombeiros está para ser instalado no município e que outros órgãos poderão ter suas sedes regionais na cidade. “A coisa está mudando, Santinho”, destacou o prefeito. “Olharemos Santo Antônio da Platina com lupa. O Estado dará todo o apoio que o município precisar”, garantiu o vice-governador Flávio Arns.

FONTE: Mauricio Reale – Tribuna do Vale

Vereadoras mirins realizam campanha de conscientização


As vereadoras mirins de Ribeirão Claro que estudam na Escola Municipal Correia Defreitas, Laís Cristina de Carvalho, Laura Stefani Ribeiro, Paola Abrantes de Souza Codonhoto e Thainara Cristina da Silva, realizaram uma campanha de conscientização na última semana. As alunas querem o envolvimento de toda comunidade escolar na preservação do patrimônio escolar e do consumo responsável da água.
A ação foi discutida na Câmara Municipal, durante sessão dos vereadores mirins, quando alguns participantes manifestaram preocupação com relação a carteiras e mesas rabiscadas nas salas. A Secretaria de Educação está substituindo gradativamente as carteiras velhas por novas e as alunas querem evitar que os novos materiais sejam depredados. As vereadoras mirins confeccionaram cartazes informativos e estiveram em todas as salas de aulas pedindo a colaboração de colegas e professores.
A diretora do estabelecimento de ensino, Daniela Rodrigues Martelini Rahuam, acompanhou as alunas e elogiou a iniciativa das estudantes. “A escola está muito bem representada na Câmara Mirim, pois os alunos compreenderam a importância da participação política para a melhoria do ambiente onde vivemos”, afirmou. “A Câmara Mirim está contribuindo para a formação da cidadania dessas crianças”, concluiu. O Projeto de Lei é de 2008 e de autoria do vereador Carlos Henrique Molini, o Kalé.

FONTE: Diógenes Gonçalves

Deputado Federal visita empresa platinense



O deputado federal Pastor Oliveira em recente visita ao município de Santo Antônio da Platina visitou o empresário Celso Schmidt e a empresa SAMP FIAT a segunda que mais arrecada impostos em terras platinenses. “Mesmo estando num mercado tão competitivo, temos uma marca forte e que se traduz em seriedade e compromisso com o cliente”, analisa Celso Schmidt.
Em 1975 começou a pensar na possibilidade de abrir uma concessionária na região. Celso realizou várias viagens a São Paulo e Belo Horizonte, sem obter sucesso. “Não desisti, até que em 1978 recebi um sinal positivo para a instalação da concessionária”, comenta.
Schmidt reuniu um grupo de amigos para expor suas idéias, os primeiros a aderirem foram Jonas Araújo e Osni Serra, mas ainda precisavam de mais capital. Celso conversou com seu tio Sebastião Mota e fez a proposta para a sociedade. Em seguida, da mesma forma aconteceu com Geraldo Pimentel. Com a união deles surgiu a SAMP, que é a abreviatura S de Schmidt e Serra, A de Araújo, M de Mota e P de Pimentel.
Líder de mercado
O empresário Celso Schmidt informou que em 2011 a empresa foi responsável por 32% dos veículos vendidos em todo o Norte Pioneiro. “É uma grande honra chegarmos a este número”, enfatiza Schmidt. Ele destaca que o número levado em conta é para veículos zero quilômetro. “A Fiat atinge a marca de 23% em todo o território nacional e nós estamos acima da média”, complementa.

Compra Direta repassa R$ 4 milhões para o Norte Pioneiro


O secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, assinou nesta sexta-feira (26), em Ibaiti e Andirá, os termos aditivos do Compra Direta - Programa de Aquisição de Alimentos, com entidades assistenciais, agricultores e prefeituras de 45 municípios do Norte Pioneiro. São R$ 4.346.179,61 para a aquisição de produtos de 1.159 agricultores familiares, repassados a 585 entidades de proteção social, beneficiando 137 mil pessoas. 
Este ano, o Compra Direta vai investir R$ 26 milhões na aquisição de alimentos de mais de 10 mil produtos. Segundo Romanelli, o programa fortalece a agricultura familiar, garante alimentos em quantidade e qualidade e promove o desenvolvimento local. “O programa é muito bem executado no Paraná, tanto que é referência nacional. Por isso, conseguimos aumentar expressivamente o volume de recursos investidos. O programa gera renda e trabalho e, principalmente, contribui para a erradicação da fome, que é um dos objetivos do governador Beto Richa”, afirmou. 
O prefeito de Ibaiti, Rogério Regazzo, disse que o Compra Direta traz impactos muito positivos na economia do município. “Ibaiti tem 2,4 mil propriedades rurais e 2.230 delas têm entre 2 e 7 hectares. É fundamental para esses agricultores familiares um programa que assegura a compra do que produzem”. 
VIDA MELHOR- Euceli Rossi Galviati, agricultora do Assentamento Modelo de Ibaiti, que há quatro anos fornece verduras e frutas para o programa e com orientação técnica da Emater, conseguiu diversificar a lavoura e investir na melhoria da propriedade. Ela conta que antes vendia de porta em porta e tinha um gasto muito grande com condução. Agora, vai à cidade uma vez por semana e faz as entregas no centro de distribuição. “Forneço para outros programas, como a merenda escolar, mas a porta de entrada foi o Compra Direta. Com o ganho extra, ampliei e irriguei a horta, reformei a casa, comprei um carro e estou conseguindo poupar”, comemora. 
Eliza Satomi Ono, coordenadora da Pastoral da Criança de Assaí, diz que graças ao programa a entidade consegue oferecer alimentação a 200 crianças e dez gestantes. “Uma vez por semana recebemos do Compra Direta frutas, polpa de fruta, verduras, legumes e pães. Transformamos as folhas verdes dos alimentos em pó multimistura, usada no combate à desnutrição, principalmente das crianças e gestantes com deficiência de ferro e proteína”. 
BENEFÍCIOS - Na regional de Jacarezinho, o Compra Direta repassará R$ 2.265.597,62l para 567 agricultores, beneficiando 232 entidades, de 22 municípios. Na regional de Cornélio Procópio,, serão beneficiados 592 agricultores, 363 entidades, com investimento de R$ 2.080.581,99, em 23 municípios. 
Para participar programa o agricultor familiar precisa estar enquadrado no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os trabalhadores rurais assentados, agroextrativistas, quilombolas, famílias atingidas por barragens e comunidades indígenas fazem parte do público prioritário. 
O teto estabelecido é de R$ 4,5 mil por ano e, além de garantir a compra de parte da produção do agricultor familiar, incentiva-o a investir na propriedade, aumentar e diversificar a produção de alimentos e a conquistar novos mercados para comercializá-los. 
O Compra Direta - Programa de Aquisição de Alimentos é executado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e, no Paraná, tem como órgão gestor a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Central de Abastecimento (Ceasa) e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PR). 

FONTE: Agência Estadual de Notícias

IAP apresenta principais programas aos municípios do Norte Pioneiro


O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, apresentou para os 26 municípios do Norte Pioneiro os principais programas e projetos do órgão previstos para os próximos anos no Estado. A apresentação aconteceu nesta sexta-feira (26) durante a 5ª reunião ordinária da Associação de Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), em Ibaiti, e contou com a participação de mais de 100 pessoas. 
O objetivo do encontro, promovido pela Associação, é abrir para a população a aproximação dos municípios da região com o Governo do Estado a fim de formar parcerias e programas para o desenvolvimento da região. “Essa é a segunda reunião externa que realizamos, a ideia é descentralizar, tirar da sede da associação, para que a população acompanhe o trabalho dos municípios. O objetivo é sempre trazer dois secretários de Estado para falar dos programas que podem ser desenvolvidos em parceria com os municípios”, afirmou o presidente da Amunorpi e prefeito de Tomazina, Guilherme Cury Saliba Costa. 
Para o presidente do IAP, a iniciativa da Associação é importante para a formação de parcerias com os poderes executivos a fim de garantir o desenvolvimento sustentável das regiões. “Sabemos das dificuldades que os municípios encontram para conseguir recursos e meios para o desenvolvimento sustentável, formar parcerias com o Governo do Estado é a melhor maneira para garantir esses investimentos. Ao mesmo tempo, nós também precisamos do apoio deles para colocar em prática os programas desenvolvidos por técnicos do Governo. O objetivo de todos é o mesmo”, afirmou. 
Entre os assuntos discutidos estão: o Cadastro Ambiental Rural (CAR), criado com a sanção Lei Federal nº 12.651/2012 (Novo Código Florestal), o Inventário Florestal Nacional do Paraná, a Descentralização de licenciamentos ambientais através da Lei Complementar nº140/2011, e o programa de educação ambiental, Parque Escola. 
“Esses programas são os que estamos nos dedicando para colocar em prática seguindo as novas normas ambientais federais a fim de promover o desenvolvimento sustentável, aliando a geração de renda e emprego com a preservação do meio ambiente. Para isso, precisamos do apoio e participação dos municípios, pois daqui pra frente eles passam a ter mais responsabilidades”, destacou o presidente do IAP. 
A descentralização de alguns licenciamentos ambientais foi um dos temas mais debatidos. “A descentralização do IAP para as prefeituras sem dúvida é um ganho substantivo para nós. A gente tem só que agradecer isso porque sabemos da burocracia que toma conta do IAP até por conta da falta de funcionários, então algumas licenças simples acabam atrasando investimentos por conta disso. A partir do momento que se descentraliza alguns processos se tornam mais ágeis”, destacou o prefeito de Tomazina. 
RESOLUÇÃO - Os prefeitos agradeceram o anúncio feito um dia antes pelo governador Beto Richa e o presidente do IAP da mudança que será feita na resolução da Secretaria de Estado de Meio Ambiente nº 051/2009, que dispensa de licenciamento ambiental tanques de criação de peixes de 10 mil para 20 mil metros cúbicos de espelho d’água, o que dobra a capacidade de produção do pescado. “A alteração vai garantir aumento de áreas de piscicultura e mais investimentos na região, o que vai trazer mais desenvolvimento para nossos municípios”, lembrou o prefeito de Pinhalão, Claudinei Benetti. 

FONTE: Agência Estadual de Notícias

COLUNA DO MARCOS – 29 de abril


Quem pode?
Andando pelas estradas da região veio uma dúvida à minha cabeça. Quando uma viatura da Polícia Militar está numa rodovia federal e vê uma situação irregular o que ela deve fazer? Um carro ultrapassou uma viatura numa curva. O que deve ser feito? É apenas curiosidade mesmo. Se alguém souber me mande no e-mail para tirar da consciência.

190 longe
Esta é a principal reclamação nas ruas de Santo Antônio da Platina. Escutando a sessão da Câmara Municipal eles questionam pelas duas cidades serem do mesmo tamanho e a chamada de origem platinense primeiramente passar por uma triagem na sede do 2º Batalhão. Será feito um ofício ao Tenente Coronel Morais para saber mais.

Este aqui!
Ouvi numa roda de amigos que tem um prefeito do Norte Pioneiro tem insônia durante algumas noites. Quando isto acontece, ele começa a andar a cidade para verificar a situação. Assim que encontra um poste com a lâmpada queimada ele marca um X com um giz de cera. Dois dias depois ele passa no mesmo local. Caso o símbolo tiver circulado é que o problema já foi resolvido.

No meio do povo
Um prefeito que apesar de duras críticas que vem recebendo não se esconde como já disseram por aí. O prefeito de Jacarezinho Dr. Sérgio esteve na última semana no bairro Aeroporto (um dos mais populosos) e respondeu questionamento da população em várias áreas de atuação. Ele já está se organizando para a próxima.

Região movimentada
Na última semana o Norte Pioneiro ficou bastante movimentado. Com a visita do governador Beto Richa e o Ministro Marcelo Crivella (no mesmo dia) em várias cidades ao mesmo tempo. Apesar disto, no outro dia o senador Roberto Requião também esteve presente para dizer que é candidato a Governador pelo PMDB.

Sai no final de maio
Após muitos pedidos e várias matérias, o assessor do deputado federal André Vargas, Valter Pereira, foi até uma emissora de rádio e disse que a tão esperada inauguração da Agência do INSS em Santo Antônio da Platina será inaugurada oficialmente no final de maio.

Empresta aí?
Uma nova moda está entre as pessoas que pedem dinheiro nas ruas de Jacarezinho. Não existe mais o famoso “Dá uma moedinha tio”. Agora a moda é: “Empresta um real para eu tomar pinga?”. Agora imagine a cena. Passado uns três dias, você vê o rapaz tomando aquela pinga toda sorridente num bar, para do lado dele e diz: “Pode me devolver o um real que te emprestei?”. O pior que isto aconteceu na última semana.

Nada contra!
Mesmo não achando certo, nunca fui contra pessoas sem diplomas escreverem algumas matérias. Mas apenas acho o seguinte. Se quiser se aventurar nesta vida pegue algumas regrinhas básicas da profissão. Bem simples mesmo. Palavras objetivas (pois você irá escrever para todas as camadas sociais e não palavras de difícil compreensão).... Ahhh! Outra mais básica ainda. Não mate a língua portuguesa e escreva as palavras corretamente. Nada de: “Pobrema”, “Visinho”,

Sugestão? Envie para marcosjunior_jornalista@hotmail.com

Município pretende instalar Guarda Municipal para maior segurança



Aumentar a sensação de segurança e também aumentar o número de agentes nas ruas. Esta é a intenção da Administração Municipal de Tomazina com a implantação da Guarda Municipal.
“Seria importante mais estes agentes na rua de nossa cidade”, enfatiza o prefeito Guilherme Cury. Ele lembra que os guardas municipais são destinos à proteção, serviços e instalações de bens públicos. “Isto daria um auxílio para os policiais militares estarem dando maior segurança nas ruas de nossa cidade”, complementa.
Para o Secretário Municipal, Flávio Zanrosso, sem ações, integradas e profissionalmente coordenadas, problemas simples possam tomar proporções desastrosas. “Mesmo que estes agentes não possam andar armados, eles auxiliam a comunidade na segurança de nossa cidade”, analisa o Secretário. Ele ainda explica que serão procurados outros municípios que já tem a Guarda Municipal implantada para verificar o projeto. 

FOTO ILUSTRATIVA

Utilização de ATI auxilia em vida saudável para comunidade



Com o intuito de exercitar o corpo de forma saudável. Esta é a filosofia de vida de muitas pessoas que utilizam a Academia da Terceira Idade (ATI) instalada em Guapirama. Os aparelhos são de fácil acesso e atende centenas de pessoas que passam pelo local diariamente.
Para o prefeito Pedro de Oliveira é importante estas atividades que auxiliam uma grande parcela da população. “Nos finais de semana e em algumas determinadas horas do dia é possível ver dezenas de pessoas realizando atividades físicas. Isto é muito importante e gratificante ver que este projeto está sendo bem usado”, comenta o prefeito.
A idéia da criação dos aparelhos foi inspirada em ações promovidas por Pequim, na China, em dar condições para que os idosos façam exercícios físicos em espaços públicos. Os 10 aparelhos que compõem a ATI ajudam a fortalecer, relaxar, alongar, dar agilidade e flexibilidade aos músculos. “Os trabalhos desenvolvidos na ATI demonstram que houve uma diminuição de médicos pela falta de exercícios físicos. Além disto, estas pessoas ficam mais alegres com a prática da atividade”, comenta o prefeito Pedro de Oliveira.

Ex-prefeito é multado por falta de transparência



A prefeitura de Siqueira Campos deixou de cumprir algumas obrigações financeiras e de transparência administrativa, em exercícios que remontam ao final da década de 80. O Município deixou de publicar o relatório financeiro e contábil durante quatro anos consecutivos (2005 a 2008) e, em 2006, teria repassado à Câmara de Vereadores menos da metade (46,5%) da verba prevista no orçamento para desempenho das atividades legislativas (R$ 508 mil de R$ 1,092 milhão). Essa cota é conhecida como duodécimo e deve ser depositada, mensalmente, até o dia 20 (Artigo 68 da Constituição Federal).
 Por conta dessas irregularidades, o então prefeito Luiz Antonio Liechocki terá de recolher R$ 5.529,12 ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O Tribunal julgou, nesta quinta-feira, dia 25, Representação (Processo nº 112460/06) que evidenciou essas falhas. O valor compreende quatro vezes o valor da multa administrativa cabível, uma para cada relatório omitido após 2005 e pelo exercício em que o repasse do duodécimo foi insuficiente (Artigo 87, Inciso IV, respectivamente Alíneas "e" e "g", da Lei Complementar nº 113/2005). Como entrou em vigor ao fim de 2005, a Lei Orgânica do TCE não avaliza multa pelos fatos apurados desse ou anterior exercício.
 "O não repasse do duodécimo que pertence à Câmara de Vereadores ou então o repasse parcial configura evidente violação a dispositivos legais e constitucionais, inclusive ao princípio da independência e harmonia entre os poderes, o que compromete a autonomia financeira do Legislativo local", avalia o corregedor-geral Ivan Bonilha. Segundo o conselheiro do Tribunal, os balanços referentes à gestão 2005/2008 não chegaram a ser publicados nem mesmo no site da empresa então responsável pelo processamento contábil do Executivo, "desrespeitando-se os princípios da publicidade e da transparência".
 O TCE ainda fixou prazo de 30 dias para correção de outro problema, gerado por outro ex-prefeito, Dirceu Rodrigues (gestões 1989/1992, 1997/2000 e 2001/2004). A Prefeitura deve regularizar doações de imóveis municipais ainda sem escritura ou inconclusas (Processos nº 24 de 1997 e nº 20 de 2001). Rodrigues não deve recolher multa pelas doações sem licitação porque os episódios de alienação ocorreram antes de 2005.  Os prazos para interposição de contestação à decisão (Lei Complementar nº 113/2005) são contados a partir da publicação do julgamento no Diário Eletrônico do TCE.

S. M. Continental / Futsal Jacarezinho dá show com direito a gol de goleiro



O time do Supermercado Continental / Futsal Jacarezinho venceu por 5 x 2 na noite deste sábado (27) no Ginásio Municipal de Esportes, Cássio Arantes Pereira, a equipe do Colégio Mater Dei de Apucarana. Na vitória, a equipe com formação mais jovem do que no jogo de estréia, “deu show” e mostrou sua força com direito a gol de goleiro no fim da partida.
A equipe da casa começou apertando o adversário com marcação pressão e chutes ao gol. Em uma das tentativas, o jogador Eduardo Henrique acertou um belo chute no ângulo do goleiro adversário e abriu o placar para o Futsal Jacarezinho. Minutos depois a equipe visitante reagiu e empatou a partida. Ainda na primeira etapa, o time de Jacarezinho marcou mais dois gols.
Na segunda etapa, a pressão do time da casa continuou forte. Jacarezinho pressionou mais e conseguiu ampliar para 4 x 1. Em desespero para tentar reagir, o time visitante colocou um goleiro linha na partida. A decisão fez com que o time conseguisse o segundo gol, diminuindo o placar. Em uma disputa de bola, Eduardo Henrique do time de Jacarezinho saiu de quadra na maca e foi encaminhado para o Pronto Socorro com suspeita de luxação.
Depois de uma roubada de bola na defesa do time de Jacarezinho, o adversário que estava ainda com goleiro linha não teve tempo de voltar ao gol e o goleiro “Boy” do Futsal Jacarezinho colocou a bola por cima e fechou o marcador em 5 x 2 para o time da casa.

JDS Comunicação

Vereadores participam de inaugurações em Jacarezinho


Os vereadores Diogo Augusto Biato Filho, Fabiano Saad, Fúlvio Boberg e José Izaías Gomes (Zola) participaram nesta quinta-feira, 25, das inaugurações e anúncios realizados em Jacarezinho pelo governador Beto Richa e a primeira dama e Secretária da Família, Fernanda Richa.
Em Jacarezinho houve a entrega dos equipamentos para o G para o programa “Patrulha do Campo”, viaturas policiais, inauguração do Centro da Juventude, lançamento da campanha do agasalho, casas populares, abastecimento na área rural e programa do calcário.
Para o vereador Fabiano Saad é uma medida muito importante do governador Beto Richa trazer vários benefícios para o Norte Pioneiro e principalmente Jacarezinho. Já o vereador Diogo Biato ressalta o Centro da Juventude é uma obra importante para atender aos jovens com atividades que poderão usufruir da estrutura para realizar atividades culturais, lazer, formação e de cidadania. “É fundamental que as pessoas se conscientizem que os jovens precisam ter projetos de vida, mas para isto precisam de oportunidades”, enfatiza. 



Secretário visita Ribeirão Claro e promete investimentos no esporte


O secretário do Esporte do governo estadual, Evandro Rogério Roman, visitou Ribeirão Claro na última quarta-feira (25) e conheceu os projetos esportivos desenvolvidos pelo Departamento de Esporte, com apoio do prefeito Geraldo Maurício Araújo (PV). Ele falou sobre a estruturação da pasta e garantiu a continuidade dos investimentos no esporte em Ribeirão Claro e em todo o Paraná. Na última semana, foram enviadas pelo estado 257 itens de material esportivo, incluindo bolas, uniformes, troféus e medalhas.
O secretário chegou ao município por volta das 13h e foi recebido pelo prefeito Maurício, vereadores e servidores públicos municipais. Após o almoço, a comitiva visitou dois projetos promovidos pela prefeitura. Na Cachoeira, Roman se encontrou com participantes do Pró-Remo, que ensina canoagem para 60 participantes, entre crianças, adolescentes e adultos. A Secretaria do Esporte patrocinou as passagens aéreas dos remadores para o último Campeonato Mundial, realizado em Roma (ITA).
Roman parabenizou os canoístas ribeirão-clarenses pelos resultados obtidos em campeonatos brasileiros e internacionais e reafirmou apoio para a modalidade. Graças ao desempenho dos atletas em campeonatos, 10 deles recebem bolsas do governo para ajudar no custeio de despesas pessoais e viagens. “Quero parabenizar a todos os atletas da canoagem do município pelos ótimos resultados que têm sido conseguidos nos últimos anos”, afirmou.
Em seguida, o grupo foi até o Estádio Municipal Pérola do Norte, local onde a escolinha de futebol treina crianças e adolescentes de várias categorias. O secretário, que é árbitro e pertence ao quadro da Fifa, incentivou os jogadores a praticarem o esporte. “Comecei como jogador de futebol, mas não tinha o talento necessário e acabei me tornando árbitro”, brincou. “Nosso último objetivo é formar atletas, porque o esporte também ajuda na formação social e ética dos participantes”, resumiu.
Roman falou sobre a estruturação da Secretaria do Esporte durante a atual gestão pelo governo estadual. Com a criação da pasta em 2011, o esporte do Paraná teve um aumento de orçamento, além da estrutura necessária para o envio de verbas para os municípios. O secretário ressaltou que o Brasil se tornou referência mundial nos esportes por ser sede de eventos de peso. “No último final de semana tivemos uma edição dos X Games em Foz do Iguaçu, uma Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos em 2016”, lembrou. “São os três maiores eventos esportivos do mundo”, reforçou. “Estamos vivendo um grande momento no esporte e queremos formar atletas no Paraná”, planejou.
O secretário do Esporte recebeu ofícios solicitando o apoio do governo estadual para a construção de pistas de skate e atletismo. Os corredores têm obtido boas classificações em competições em todo o estado e a pista daria condições para melhorar técnica, condicionamento e preparação dos atletas para as corridas. “As duas estruturas são fundamentais para a continuidade dos projetos esportivos desenvolvidos atualmente”, concluiu o prefeito Maurício. 

FONTE: Diógenes Gonçalves

Dia da Saúde realizado pelo CISNORPI é sucesso


O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) realizou nesta quinta-feira, 25, o “Dia da Saúde”. O evento aconteceu em frente à sede do Consórcio durante todo o dia com teste de glicemia, teste rápido de HIV, teste de hepatite, jogos pedagógicos e recreativos, além de oficina da beleza.
O evento organizado pelo CISNORPI, tem a parceria do CAPS, Secretaria Municipal de Saúde de Jacarezinho, SESC, SENAC, Centro de Ciências da Saúde (antiga FAEFIJA), SANEPAR, YOKI, Biscoitos Luan, Ephicácia, Molinis, Casa Royal, Ruffato, Farmácia Santa Terezinha, Bel Flores e Plantas, Tend Tudo, Lumix, Casa do Doce, Fort Forma, Linhas Real, Baguetti de Ouro, Papelândia, Taborda Center, Pincel de Mel, Cláudia Cosméticos, Utillitá, Milênio, Farmácia Menino Deus, Brizza Modas, AGROCAMPO, Mercado Continental e Mercado Vitória.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para a importância do controle da pressão arterial. De acordo com o órgão, a chamada hipertensão (pressão alta) constitui um problema de saúde pública, já que contribui para a maioria dos casos de doença cardiovascular, derrame, falência dos rins, invalidez e morte prematura.








Bairros rurais recebem investimento em abastecimento de água


A Vila Rural Novo Texas e as comunidades rurais Banco da Terra e Oásis em Jacarezinho receberão a implantação de quatro sistemas de abastecimento de água, autorizados pelo governador Beto Richa nesta semana durante visita ao bairro Aeroporto.
Para o prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, Dr. Sérgio, este investimento do governo, ajudará muito as centenas de famílias que residem nestas localidades. “Este programa irá garantir água de qualidade para toda a população da região onde serão implantados os sistemas”, garantiu Dr. Sérgio.
Juntamente com o governo do estado, a SANEPAR também fará o investimento em 53 sistemas no Paraná. Cada sistema de abastecimento é formado por um poço artesiano, instalação da rede elétrica, bomba submersa, rede adutora, reservatório e bomba dosadora de cloro. Segundo o governo, os municípios são responsáveis pela etapa de distribuição da água.
“O programa garante água de qualidade para consumo, para irrigação e para movimentar agroindústrias. Isso repercute na saúde e qualidade de vida das pessoas e melhora as condições de produção e renda das famílias”, afirmou Richa. “Esta iniciativa confirma a prioridade do Governo do Estado em apoiar os municípios, com ações no campo e na cidade”, disse Richa.
Além de Jacarezinho, comunidades rurais de Wenceslau Braz, Jaboti e Japira na região também receberão os investimentos. O governador afirmou que está sendo promovido o maior programa de saneamento rural da história do Paraná. De acordo com o governador, até o final de 2014 serão construídos 525 sistemas, com investimento de 98 milhões de reais. O programa foi iniciado no ano passado, como resposta do governo do Estado às necessidades evidenciadas pela intensa estiagem entre 2010 e 2011, que causou prejuízo e sofrimento às famílias das comunidades rurais. 

Jacarezinho realiza Passeio Ciclístico no Dia do Trabalhador


O Departamento Municipal de Esportes de Jacarezinho realizará na próxima quarta-feira, 1, um passeio ciclístico pelas principais ruas da cidade. A inscrição será um quilo de alimento não perecível e haverá o sorteio de duas bicicletas para os participantes.
A equipe do Departamento de Esportes explica que as inscrições serão feitas no dia do evento, a partir das 8 horas, em frente à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (antigo Hotel Municipal). Os alimentos arrecadados serão doados para o Programa do Voluntariado Paranaense (PROVOPAR). A largada está prevista para as 9 horas. O evento conta com o patrocínio: Vip Modas, Tend Tudo, Milênio Esportes e Milênio Esportes.

Richa garante apoio para projeto que beneficia 15 mil produtores de peixes



O governador Beto Richa afirmou nesta quinta-feira (25/04) que vai propor uma alteração na resolução 051/2009, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, para dispensar do licenciamento ambiental espaços de criação de peixes com até 20 mil metros quadrados. Hoje, estão liberados do documento tanques escavados de até 10 mil metros quadrados. "Uma medida que pode dobrar a produção de pescados no Paraná", ressaltou o governador.
O anúncio foi feito durante encontro com o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, em Pinhalão, onde os dois assinaram protocolos de intenções para que o Estado dê suporte técnico para cerca de 15 mil produtores de pescados das regiões Norte, Norte Pioneiro e Campos Gerais. Eles também conheceram a Unidade de Processamento de Pescados, que está em construção e uma unidade de alevinos para distribuição a produtores. "Daremos todo apoio para garantir a viabilidade e o melhor proveito deste projeto", afirmou Beto Richa.
A unidade foi implantada como suporte para o projeto de desenvolvimento da aquicultura na região, realizado por um consórcio intermunicipal que envolve 67 municípios, entre eles Pinhalão, Cornélio Procópio e Santo Antônio da Platina. O objetivo do consórcio é implantar 50 mil tanques-escavados em 15 mil propriedades rurais. A estimativa é que o projeto gere uma produção de 240 toneladas diárias de tilápia.
O governador afirmou que os trabalhos do Instituto Paranaense de Tecnologia e Extensão Rural (Emater) serão fundamentais para o bom desenvolvimento da cultura. Ele também lembrou que desonerou os municípios de pagarem convênios com o órgão, o que acontecia no passado. "Apoio técnico é obrigação do Governo do Estado. Os prefeitos não têm a obrigação de pagar por isso", disse.
Richa disse que os investimentos do governo federal na piscicultura local representam importante conquista para o Paraná. "Um projeto que terá um grande alcance social por atender milhares de família”, afirmou.
MAIS ESPAÇO - A ampliação do espaço para produção de pescado é outra medida que repercutirá no volume de produção. Atualmente, o Instituto Ambiental do Paraná permite que sejam utilizados 10 mil metros quadrados para a criação. Com a nova lei, a área permitida será de 20 mil metros quadrados. "Uma medida que pode dobrar a produção", ressaltou o governador.
O ministro Crivella cumprimentou o governador pela medida e ressaltou que a produção de pescado é uma atividade benéfica e sustentável. "Podemos produzir 200 toneladas de peixe em um só hectare”, disse. O Brasil, segundo ele, tem potencialidade para se destacar no mercado mundial e se igualar a Rússia, que atualmente lidera o mercado.
NORTE E NORTE PIONEIRO - A produção de peixes na região Norte e Norte Pioneiro é de 400 toneladas/ano. A perspectiva é que, após concluídos os projetos, a produção chegue a 10 mil toneladas/ano. Para o prefeito de Pinhalão, Claudinei Benetti, o projeto trará um grande desenvolvimento para a região. "O peixe será uma grande opção de renda", destacou.
ASSISTÊNCIA - A Emater disponibilizará engenheiros, agrônomos, técnicos e zootécnicos que atuarão diretamente na implantação de tanques-escavados e na criação de peixes. "Já trabalhamos com piscicultores em todo o Estado. É uma medida fundamental, pois é uma atividade que vai mexer com o meio ambiente e deve ser manuseada corretamente", disse o diretor-presidente da Emater, Rubens Niederheitmann.
O secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, disse que, se bem trabalhada, a cultura pode se tornar uma atividade equivalente ao início da produção de frango no Paraná, com muita viabilidade. "Temos que criar alternativas ao produtor e a piscicultura é uma forte opção", destacou.
UNIDADE DE PROCESSAMENTO - A unidade de processamento de pescados, localizada em uma área de 23 mil metros quadrados no município de Pinhalão, deve ficar pronta em um ano e meio e será uma das mais completas do país. O local terá atividade de abate, processamento e produção, além de frigorífico. Dos pescados que chegarem ali, serão produzidos filés de peixe, ração e farinha.
Participaram das solenidades o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior; o diretor-presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mussato Pinto; os deputados federais Nelson Padovanni, Luiz Nishimori, Abelardo Lupion, Oliveira Filho e Odílio Babinotti, os deputados estaduais Alexandre Cury e Edson Proadzck, prefeitos e vereadores da região.