Escola funcionava de forma irregular em Santo Antônio da Platina




A secretária municipal de Educação de Santo Antônio da Platina, Lílian Cristina Lemes de Toledo, informou, na tarde de ontem, que a partir deste mês a escola municipal Franklin Delano Roosevelt vai funcionar apenas no período matutino. A instituição funcionava de forma irregular em tempo integral (períodos matutino e vespertino) com aulas do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano.
A secretária descobriu a situação irregular no momento em que tentava firmar parcerias para implantação de novos projetos para a escola. “Assim que fiquei sabendo da irregularidade comuniquei o prefeito que determinou que ela fosse sanada”, revelou. “Como este processo (de regularização) pode ser demorado, a solução foi interromper o funcionamento da escola em tempo integral”, explicou.
Lílian diz que a escola pode funcionar de forma regular em turno único. Os 120 alunos matriculados continuarão na instituição, mas apenas no período matutino. Ela também informou que a mudança será gradativa para não prejudicar os pais. “Na próxima semana ainda vamos manter alguns funcionários à tarde para cuidar das crianças que não têm onde ficar neste período. Marcaremos uma reunião com os pais para informá-los sobre a situação e também para negociar um prazo até eles tenham onde deixar os filhos à tarde”, disse a secretária.
Parte dos 20 funcionários e professores que trabalha na escola será remanejada para outras instituições do município. Ela também revelou que já comunicou a situação ao Ministério Público (MP) e que a intenção agora é atender as exigências legais para que a instituição tenha condições de voltar a funcionar em tempo integral.
“O prefeito Pedro Claro já investiu na escola, instalou uma bomba de água, trocou o encanamento, a intenção é que ela volte a funcionar nos dois períodos, mas sem irregularidades”, disse Lílian.
A secretária disse que os professores e funcionários da escola pediram para se reunir com o prefeito Pedro Claro de Oliveira Neto (DEM) com a finalidade de encontrar uma solução até que a situação seja regularizada. A reunião poderá acontecer hoje.
Imagem abalada
A escola Franklin Delano Roosevelt, foi inaugurada na gestão da prefeita Maria Ana Pombo (PT) com a proposta de oferecer ensino integral aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Porém, pelo menos dois episódios abalaram a imagem da instituição. Em 2010 um aluno quase matou um colega pressionando sua cabeça na água do vaso sanitário, e em 2011, um aluno passou a noite trancado numa das salas depois do término das aulas. O professor não percebeu que o garoto dormiu durante a aula.
Para que a escola volte a funcionar em período integral é necessária a adequação da proposta pedagógica, revisão da grade curricular e contratação de monitores para trabalharem no horário de almoço.

FONTE: Mauricio Reale – Tribuna do Vale




Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

Um comentário:

O que você achou desta matéria???