SAMU vem sendo exemplo em todo o Norte Pioneiro


A base avançada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Jacarezinho vem sendo destaque pelo Norte Pioneiro e também em todo o Estado. A unidade reguladora, que gerencia o atendimento, está localizada em Cornélio Procópio.
Segundo a coordenadora administrativa do SAMU, Andréia Kalil, a unidade de Jacarezinho conta com ambulâncias: avançada e básica que auxiliam nos procedimentos de emergências. “A intenção é poder auxiliar a comunidade de nossa cidade e os moradores do Norte Pioneiro que precisarem do atendimento rápido do SAMU”, comenta Andréia Kalil.
A unidade jacarezinhense funciona com 21 funcionários e não com doze, número estipulado pelo Ministério da Saúde. São cinco médicos, quatro enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e oito motoristas. O custo é dividido entre governo federal e estadual, além da contrapartida municipal que serão beneficiados pelo serviço, pré-fixada em R$ 0,25 por habitante.
Para o prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, a saúde pública é uma área que precisa ter investimento de todas as esferas de governo. “O SAMU é fundamental para a rede de urgência e emergência, que passa a contribuir de forma efetiva para organização do sistema, direcionando os pacientes para o local certo. Estamos estudando a melhor forma de estruturar e ampliar este serviço para continuar sendo referência em toda a região”, finaliza Dr. Sérgio. 
SAMU 
O SAMU/192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência. Segundo o Portal da Saúde do Governo Federal com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está sendo reduzido o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???