Prefeitura auxilia pequenos produtores com silagem


A Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Jacarezinho vem auxiliando com a produção de silagem para o inverno. O termo é uma alternativa de conservação de forrageiras com alto teor de proteína e boa palatabilidade nos silos para as épocas mais críticas do ano, aonde a produção de forragens é baixa, mantendo assim a qualidade da alimentação do rebanho bovino nas épocas escassas.
Até o momento são oito pequenos agricultores que estão sendo beneficiados. Na última semana o Secretário de Agricultura, João Paulo Carretero, o Técnico Márcio José de Andrade e a veterinária Michele Santos Ferreira visitaram uma propriedade no bairro Ouro Grande e constataram os benefícios.
“O produto é resultante da fermentação realizada por bactérias, de forrageiras em processo de anaerobiose, picadas e acondicionadas em silos. Este processo de produção de silagem denomina-se ensilagem e quando feito adequadamente, seu valor nutritivo é semelhante ao da forrageira verde”, explica o Márcio José de Andrade.
Para o Secretário Municipal de Agricultura com o apoio do Poder Executivo, pequenas propriedades podem produzir silagem para a alimentação de seus rebanhos. “Se diminuir a alimentação os animais produzem menos e eles vendem menos produtos. É uma situação que estamos tentando evitar. Pois os pequenos produtores não têm condições de ter o maquinário necessário para isto”, argumenta João Paulo Carretero.
Para Michele Santos Ferreira a produção de silagens de boa qualidade em pequenas propriedades de baixa tecnificação. “É de fundamental importância à participação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a cargo do Departamento de Assistência Técnica, que trabalha detalhando pontos fundamentais para o sucesso desta tarefa e participando nas ações cedendo todo o maquinário necessário para a realização completa do processo também conta com técnicos especializados para prestação de serviços”, finaliza a veterinária.

Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???