O
prefeito de Ribeirão Claro, Geraldo Maurício Araújo (PV) iniciou as adequações
no terreno onde será construída a base da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). A
construção será erguida em um terreno localizado na margem da Rodovia José
Pereira da Silva (PR 151), a aproximadamente um quilômetro do portal de acesso
ao município. O mandatário já havia conseguido uma portaria junto à Secretaria
de Transportes em 2010 proibindo o tráfego de caminhões com mais de três eixos,
mas a falta de fiscalização dificultou que a medida fosse cumprida.
Após
contato com o comando da PRE, Maurício iniciou a terraplanagem do terreno que
abrigará o posto de fiscalização. O prefeito já acionou o Departamento de
Estradas de Rodagem (DER) para que mais placas avisando sobre a proibição sejam
instaladas na PR 151, nos trechos entre Ribeirão Claro e Chavantes – SP e
Ribeirão Claro e Carlópolis, além do trecho da Rodovia Benedito Moreira (PR 431),
entre o município e Jacarezinho. A expectativa é que o posto seja concluído nos
próximos meses e a PRE comece a atuar no local em 2013.
O
objetivo é preservar a malha asfáltica das duas rodovias, diminuindo a
necessidade de manutenção e aumentando o tempo de vida útil do asfalto. De
acordo com o texto da portaria número 095-2010, o trecho entre a divisa com o
estado de São Paulo e o município de Ribeirão Claro fica restrito a caminhões
com até 16 metros
de comprimento e 45 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). O mesmo
vale para veículos vindos de Carlópolis e Jacarezinho.
A
limitação de tráfego era um pedido antigo do prefeito de Ribeirão Claro,
preocupado com a conservação da estrada e o aumento no número de acidentes. Muitos
caminhoneiros passaram a usar a PR 151 e a PR 431 para chegar a cidades da
região sem pagar o pedágio da praça Melo Peixoto. “Essa é uma estrada turística
que não tem condições de suportar o tráfego de veículos pesados”, explicou.
“Com o início das obras de recape das duas rodovias, o movimento de veículos
pesados aumentou muito”, completou. “A prefeitura vai construir a base da
Polícia Rodoviária e isso trará um grande beneficio a todos que usam as
rodovias diariamente”, declarou.
Problema
antigo
De
acordo com o prefeito Maurício, o problema começou com a construção da ponte de
concreto, ao lado da ponte pênsil Alves de Lima. Durante sua penúltima
legislatura na Câmara Municipal, entre 2001 e 2004. Favorável à construção da
ponte próximo à barragem, o então vereador e presidente da Câmara tentou
impedir que a ponte fosse construída no local atual. “Anos atrás alertamos a
população e o então prefeito de que a ponte traria esse inconveniente do
aumento do tráfego e consequentemente a deterioração do asfalto”, lembra.
“Sugeri que a ponte passasse perto da barragem e fosse ligada a Jacarezinho
pela estrada do Laranjal”, explicou.
No
entanto a solicitação esbarrou na vontade do então prefeito de Ribeirão Claro,
que insistiu na construção da ponte de concreto no local onde está hoje. “Na
época o chefe do executivo decidiu que faria a ponte e quem viesse depois que
se virasse para consertar o estrago”, revelou. “Os problemas de conservação das
estradas, rachaduras em casas perto da rodovia e acidentes são consequências
disso”, concluiu.
0 Comments:
O que você achou desta matéria???