Ribeirão Claro inicia adequação de terreno para construção de base da Polícia Rodoviária



O prefeito de Ribeirão Claro, Geraldo Maurício Araújo (PV) iniciou as adequações no terreno onde será construída a base da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). A construção será erguida em um terreno localizado na margem da Rodovia José Pereira da Silva (PR 151), a aproximadamente um quilômetro do portal de acesso ao município. O mandatário já havia conseguido uma portaria junto à Secretaria de Transportes em 2010 proibindo o tráfego de caminhões com mais de três eixos, mas a falta de fiscalização dificultou que a medida fosse cumprida.
Após contato com o comando da PRE, Maurício iniciou a terraplanagem do terreno que abrigará o posto de fiscalização. O prefeito já acionou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para que mais placas avisando sobre a proibição sejam instaladas na PR 151, nos trechos entre Ribeirão Claro e Chavantes – SP e Ribeirão Claro e Carlópolis, além do trecho da Rodovia Benedito Moreira (PR 431), entre o município e Jacarezinho. A expectativa é que o posto seja concluído nos próximos meses e a PRE comece a atuar no local em 2013.
O objetivo é preservar a malha asfáltica das duas rodovias, diminuindo a necessidade de manutenção e aumentando o tempo de vida útil do asfalto. De acordo com o texto da portaria número 095-2010, o trecho entre a divisa com o estado de São Paulo e o município de Ribeirão Claro fica restrito a caminhões com até 16 metros de comprimento e 45 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). O mesmo vale para veículos vindos de Carlópolis e Jacarezinho.
A limitação de tráfego era um pedido antigo do prefeito de Ribeirão Claro, preocupado com a conservação da estrada e o aumento no número de acidentes. Muitos caminhoneiros passaram a usar a PR 151 e a PR 431 para chegar a cidades da região sem pagar o pedágio da praça Melo Peixoto. “Essa é uma estrada turística que não tem condições de suportar o tráfego de veículos pesados”, explicou. “Com o início das obras de recape das duas rodovias, o movimento de veículos pesados aumentou muito”, completou. “A prefeitura vai construir a base da Polícia Rodoviária e isso trará um grande beneficio a todos que usam as rodovias diariamente”, declarou.
Problema antigo
De acordo com o prefeito Maurício, o problema começou com a construção da ponte de concreto, ao lado da ponte pênsil Alves de Lima. Durante sua penúltima legislatura na Câmara Municipal, entre 2001 e 2004. Favorável à construção da ponte próximo à barragem, o então vereador e presidente da Câmara tentou impedir que a ponte fosse construída no local atual. “Anos atrás alertamos a população e o então prefeito de que a ponte traria esse inconveniente do aumento do tráfego e consequentemente a deterioração do asfalto”, lembra. “Sugeri que a ponte passasse perto da barragem e fosse ligada a Jacarezinho pela estrada do Laranjal”, explicou.
No entanto a solicitação esbarrou na vontade do então prefeito de Ribeirão Claro, que insistiu na construção da ponte de concreto no local onde está hoje. “Na época o chefe do executivo decidiu que faria a ponte e quem viesse depois que se virasse para consertar o estrago”, revelou. “Os problemas de conservação das estradas, rachaduras em casas perto da rodovia e acidentes são consequências disso”, concluiu.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???