Problemas técnicos dificultam medidas na Saúde de Carlópolis



Há pouco mais de uma semana tomou posse a nova Administração Municipal de Carlópolis que tem como secretária de Saúde, Ana Lúcia Moreno da Silva, a Drª Ana. Nestes primeiros dias de trabalho está sendo feito um levantamento das prioridades de cada setor da Secretaria, porém, alguns problemas como dívidas, veículos com reparos a serem feitos e convênios que vencem no próximo dia 31, foram deixados pela gestão anterior, do ex-prefeito Carlos Alberto Saubier de Andrade, e dificultam a implantação de medidas de melhoria.
A secretária lembra que durante o período das eleições os maiores pedidos da população se referiam aos setores da Saúde e Segurança Pública. “Durante a campanha me comprometi e estamos empenhados em melhorar os serviços prestados a população. Também, assumi um compromisso com o prefeito Marcos Antônio David (Pezão), que deixou a Saúde em minhas mãos. É um desejo nosso oferecer serviços de qualidade e para isso contratamos diretores para as diversas áreas com o conhecimento técnico necessário para que executem as funções da melhor maneira”, afirma Drª Ana.
Inclusive, a secretária ressalta que a dedicação de cada um dos servidores será imprescindível para a execução de um bom trabalho. “Aceleramos um pouco o ritmo de trabalho dos funcionários para atender bem a população”, completa.
Segundo Drª Ana, a Secretaria conta com verbas que poderão ser utilizadas para compras e convênios. Para isso, está sendo feito um levantamento das prioridades de cada setor e no dia 15 (terça-feira), os diretores apresentarão um relatório atestando em quais áreas se faz necessário o investimento imediato.
Quanto ao atendimento de consultas, a secretária comenta que atualmente dos 13 médicos que trabalham para a Secretaria, dois estão no período de férias, mas que este fato não altera o atendimento. Além disso, tanto o Posto Central, como o da Vista Alegre, têm médicos em plantão durante o dia e a noite.
Em relação a oferta de medicamentos, inicialmente a Secretaria dispõem do necessário para atender os pacientes, porém, em breve será necessário abrir licitação para compra de remédios. Junto a isso, soma-se a necessidade da renovação de contratos e convênios que vencem no próximo dia 31.
Além de toda a infraestrutura de atendimento nos Postos de Saúde, a Prefeitura Municipal também é responsável pela administração do Pronto Socorro e do Hospital. “No Hospital temos uma série de carências que vem se alastrando ao longo do tempo e que estamos fazendo o possível para minimizar”, acrescenta a secretária.
Atualmente o setor mais deficitário dentro da Secretaria de Saúde de Carlópolis é a Vigilância Sanitária que está com as atividades paralisadas, necessitando de uma total reestruturação e contratação de mais funcionários. De acordo com Drª Ana, já foi solicitada junto ao prefeito a contratação de um médico veterinário que foi aprovado em concurso público.
Outro ponto que apresentou problemas são os veículos utilizados pela Secretaria. A Prefeitura dispõem de um micro-ônibus, duas vans, três ambulâncias, seis veículos utilitários e uma moto, destes, apenas estão em funcionamento uma van, duas ambulâncias e quatro utilitários. Os demais se encontravam com problemas mecânicos e foram encaminhados ao conserto.
“Ainda herdemos dívidas da gestão anterior e que terão que ser pagas, além dos convênios que venceram no final do ano passado. Temos muitos pontos a corrigir dentro da Saúde de Carlópolis, mas estamos confiantes de que faremos um bom trabalho para toda a população do município”, finaliza Drª Ana.

FONTE: Marina Lukavy – Jornal Pérola do Norte
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???