Deputado discute problema carcerário de Jacarezinho com Secretária de Estado



Após a rebelião, que resultou na fuga de cinco presos, da cadeia pública de Jacarezinho – 12ª SDP, o deputado estadual Pedro Lupion (Democratas) reuniu-se, na manhã desta segunda-feira (28), com a secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, para buscar solução à situação que aflige todo o norte pioneiro do Estado.
A rebelião aconteceu no final da tarde desse domingo (27), no momento em que o jantar foi servido às celas os presos pegaram duas pistolas dos policiais e os dominaram, juntamente com uma das alas do setor carcerário. Em seguida os presos exigiram a presença de advogados, de um promotor de justiça e da juíza da comarca de Jacarezinho.
Após a fuga de cinco detentos, muita tensão e negociação a rebelião encerrou em torno das 21 horas do domingo, com a liberação dos reféns.
De acordo com o delegado chefe da 12ª SDP, Dr. Sérgio Luiz Barroso, os presos exigiram para o fim da rebelião, a libertação dos reféns em troca da transferência de presos e melhorias na alimentação.
Segundo Dr. Barroso, a cadeia de Jacarezinho abrigava, antes da rebelião, 119 detentos, mas tem capacidade para 46 presos. Ainda na noite de domingo foram transferidos dezessete detentos para Casa de Custódia de Londrina, permanecendo 97 presos.
A preocupação do deputado Pedro Lupion com a situação da 12ª SDP de Jacarezinho é evidente desde meados do ano passado. Na ocasião o parlamentar já alertava sobre as péssimas condições da atual cadeia pública de Jacarezinho, que não reúne condições e capacidade necessária para o elevado número de presos, destacando o eminente risco de fuga e rebelião.  Lupion expôs que o prédio da cadeia, construído em 1932, na região central da cidade, reúne a parte administrativa da delegacia juntamente com o SECAT, não atendendo mais a grande demanda de presos.
Na reunião desta manhã com a secretária de justiça, o deputado colocou a necessidade da construção de um CDR (Centro de Detenção e Ressocialização) que abrigará até 800 presos.  
A secretária de justiça sugeriu a construção de uma nova cadeia provisória para abrigar os presos provisórios, ou seja os detentos ainda não julgados, presos que aguardam o transito em julgado da sentença.
O deputado estadual já está intermediando junto ao prefeito municipal de Jacarezinho, Dr. Sérgio a doação de um terreno pela prefeitura ao Estado para construção de uma nova cadeia provisória, retirando assim o ergástulo do centro da cidade e da proximidade da população.
A secretária Maria Teresa atenta as colocações do deputado garantiu que será enviada, ainda esta semana, uma equipe da Secretaria Estadual de Justiça para avaliação dos imóveis com disponibilidade à construção das novas unidades prisionais e da delegacia, onde já existe o terreno além do levantamento atual da situação dos 97 presos que se encontram na cadeia pública de Jacarezinho.
Da mesma maneira após a conversa com a secretária, o deputado Pedro Lupion reiterou ao Secretário Estadual de Segurança, Cid Vasques e ao Delegado Geral da Polícia Civil, Marcus Vinicius Michelotto, a necessidade da construção nova delegacia, tirando a cadeia do centro da cidade.

Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???