Após 24 anos, prefeito abre um novo ciclo político



O prefeito de Cambará, João Mattar Olivato (PSB) começa um novo ciclo político. Natural da cidade, ele quebrou a hegemonia da política ‘mamedista’ que governou a cidade por 24 anos. De quebra teve uma das maiores diferenças na urna em todo o Estado do Paraná, conquistando 72,73% dos votos válidos.
A ascensão ao cargo, no entanto, não foi tarefa das mais fáceis. Foram necessárias quatro disputas eleitorais até chegar ao poder, três das quais, vencido nas urnas por margens consideradas pequenas de votos, até que em 2012 deu a grande virada. Ao lado de Luís Dias, o grupo se firmou e com a proposta de renovação, a campanha decolou e à medida que se aproximava do pleito de sete de outubro, as pesquisas apontavam para um crescimento vertiginoso na aprovação popular que resultou na expressiva votação.
Em seu discurso, João apregoou uma administração voltada para o povo, obedecendo rigorosamente todos os princípios constitucionais, norteadores da administração pública brasileira. João recordou de sua trajetória de vida pública iniciada em 1996 quando se elegeu vereador, chegando à presidência da câmara dois anos depois. Em 2000, abre mão da vereança, onde lhe era assegurada uma cadeira no parlamento devido a sua exemplar atuação como vereador e opta por disputar a cadeira majoritária. Ao lado de Alberto Libório, João fez frente ao poderoso Mamade e perde sua primeira disputa.
Quatro anos mais tarde, forma chapa com o empresário Irineu Miranda de Moraes, a quem João descreve como amigo e símbolo de honestidade. Desta vez João é vencido por José Salim Haggi Neto, apadrinhado político de Mamede. Quatro anos mais tarde, forma cabeça de chapa com o médico Heber de Medeiros Rodrigues e por uma margem pequena de votos ainda não consegue vencer seu adversário político e Neto consegue a reeleição.
Quando alguns entendidos de políticas pensavam que aquela seria sua última tacada, João recebe o apoio de Luís Dias que o encoraja a se lançar a candidato pela quarta vez. João e Luís enfrentariam o vereador Marcos Roberto de Oliveira, o Tetinha como é mais conhecido, que contava com bagagem de 16 anos na vereança. Tetinha e vice Manoel Carlos Monteiro – Mané Gato, como é mais conhecido, sucumbiram diante de uma dupla imbatível. De um lado a popularidade e carisma de João Mattar, e do outro, a seriedade, equilíbrio e peso político de Luis Dias fizeram das eleições 2012 um exemplo de organização e respeito ao eleitor.
Com a proposta de renovação, a chapa Renova Cambará assegurou a João Mattar e Luís Dias, a maior votação da história da cidade e de quebra garantiu mais de 60% das cadeiras na Câmara de vereadores. Selava ali o fim de um modelo político que governou a cidade por 24 anos e abria um novo panorama político, com cenários ainda incertos, mas que se depender do entusiasmo e apoio da população, colherá bons frutos.
“Queremos olhar para as crianças e vê-las num mundo melhor em todos os sentidos, com o compromisso de fazer o que estiver ao meu alcance para tornar a minha, a sua, a nossa cidade de Cambará, cada vez melhor até o ultimo dia de 2016, porém, é preciso dizer, que não será num passe de mágica que resolveremos todos os impasses deixados por uma administração que se arrastou por longos anos. Lutarei para a realização dos anseios dos cambaraenses que querem uma cidade próspera em todas as áreas públicas” comentou o novo prefeito. “Acalentei todo esse tempo na minha alma, a vontade de contribuir para a construção de um mundo melhor, mais harmônico e igualitário, propondo trazer trabalho, indústrias, saúde, educação, segurança, agricultura e o desenvolvimento a ser alcançado sem a degradação do meio ambiente” acrescentou.

TEXTO E FOTOS: Circulandoaqui.com
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???