Professora da UENP tem trabalho selecionado para congresso mundial na África do Sul

Um trabalho científico realizado pela professora Mayra Costa da Cruz Gallo de Carvalho, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus Luiz Meneghel - de Bandeirantes, em parceria com pesquisadores da Embrapa/Soja, foi selecionado para apresentação no IX Congresso Mundial de Soja - World Soybean Research Conference, que será realizado em Durban, na África do Sul, em fevereiro de 2013. A pesquisa, intitulada "Predição do Secretoma e dos Candidatos a Efetores de P. Pachyrhizi Expressos Durante a Infecção em Plantas de Soja”, é resultado do macroprojeto BiotecSojaSur que envolveu Universidades e Institutos de Pesquisa do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Um dos principais objetivos desse macroprojeto é contribuir para o controle da Ferrugem Asiática da Soja (FAS), doença que chega a causar perdas de até 80% na produção. Atualmente, o controle da FAS tem sido realizado por meio da aplicação de fungicidas de amplo espectro, da adoção de períodos de vazio sanitário e do desenvolvimento de variedades menos suscetíveis à doença.
A Embrapa/Soja e outros Institutos de Pesquisa têm buscado o desenvolvimento de cultivares resistentes à FAS através da introgressão de genes de resistência identificados em plantas de soja nas cultivares elite, mas a quebra da resistência no campo tem ocorrido frequentemente em função da rápida evolução do patossistema soja-fungo. Nesse sentido, esta nova linha de pesquisa, que pretende identificar genes de diferentes raças do fungo que codificam para moléculas efetoras, fundamentais para o estabelecimento do patógeno, pode fornecer uma nova estratégia no combate à FAS.
O conhecimento de tais moléculas permitirá interferir no sistema de virulência do patógeno e, possivelmente, permitirá o alcance de uma resistência mais duradora e ampla. O acesso aos genes candidatos a efetores do fungo biotrófico obrigatório P. PACHYRHIZI foi possível utilizando um sistema de infecção controlada in vivo em associação a tecnologia de microdissecção a laser para isolamento das células vegetais atacadas pelas estruturas de infecção do fungo e da tecnologia solexa de sequenciamento de alta performace.
A parceria da UENP-CLM com a Embrapa/Soja deverá continuar nesse projeto, principalmente a partir da realização da construção do novo complexo de laboratórios multiusuário de biologia molecular NUPEN (Núcleo de Pesquisas Moleculares para o Desenvolvimento Agrário e Proteção Ambiental – chamada MCT/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA-01/2009) que irá agrupar os profissionais, equipamentos e pesquisas desenvolvidas em biologia molecular nos dois laboratórios já instituídos.

FONTE: ASSESSORIA
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???