O escritório do Ministério da Pesca em Ribeirão Claro foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 7. O novo local está instalado juntamente ao prédio da EMATER e visa a descentralização de promover a exploração sustentável da represa Xavantes, com projetos de tanque-rede e tanque escavado.
Participaram da solenidade o superintendente federal da Pesca no Paraná, José Antônio Brito, o deputado federal Abelardo Lupion, o deputado estadual Edson Praczyk, o prefeito de Ribeirão Claro, Geraldo Maurício, o prefeito de Pinhalão, Cláudio Benetti, o prefeito eleito de Ibaiti, Beto Regazzo, o presidente da Câmara de Ribeirão Claro, Kalé, além de várias entidades regionais.
Durante a inauguração oficial a falta de um representante do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foi sentida, pois é um órgão que será fundamental na liberação de licenças.
Antes da abertura, pescadores profissionais precisavam se deslocar até Londrina ou Curitiba para encaminhar solicitações ou conseguir assessoria para a implantação de projetos. O espaço não havia sido inaugurado oficialmente por causa do período eleitoral, mas a ideia era organizar o evento logo após as eleições municipais.
No escritório, pescadores podem solicitar carteiras para o exercício da atividade, receber assistência técnica para elaboração de projetos, documentação para aquicultura e encaminhamento de projetos para o MPA. Todos os funcionários cedidos ao ministério pela prefeitura passarão por capacitação. Inicialmente o escritório atenderá 45 municípios do Norte do estado, mas esse número será reduzido em breve com a abertura de novas Unidades Descentralizadas do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) na região.
Entre os primeiros projetos conduzidos pelo escritório está o recadastramento das carteiras de pescador profissional. Denúncias sobre supostas irregularidades na concessão do documento e de um possível recebimento do Seguro Defeso por pescadores que não sobrevivem exclusivamente da atividade foram encaminhadas a Brito alguns meses atrás. O superintendente se comprometeu a investigar a questão e afirmou que com a abertura do escritório, todos os casos serão revistos com a penalização dos infratores.
0 Comments:
O que você achou desta matéria???