Curitiba - Preocupados com a atual situação do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC), deputados federais da bancada paranaense criaram uma Comissão para tratar, especificamente, do resgate dessa instituição de saúde. A comissão reuniu-se nesta terça-feira (3) e ouviu o presidente da SEB, João Jaime Nunes Ferreira sobre o projeto de gestão que vem sendo desenvolvido desde que ele assumiu a gestão da unidade de Saúde, em março deste ano. “Temos que recuperar a credibilidade e tratar este Hospital como sempre deveria ter sido tratado, com muito respeito e dedicação. É um trabalho a ser feito para as futuras gerações”, avalia Ferreira.
Os parlamentares estão empenhados numa grande ação coletiva para buscar a reestruturação, com atuações efetivas junto aos órgãos governamentais - através de convênios federais, estaduais - e órgãos não governamentais, do trabalho de referência que há anos a Sociedade Evangélica Beneficiente (SEB) realiza, mas que nos últimos anos enfrenta enormes dificuldades.
A comissão, constituída pelos deputados federais Abelardo Lupion (Democratas), Rosane Ferreira (PV), Cida Borghetti (PP), Dr. Rosinha (PT), Reinhold Sthepanes (PSD) e João Arruda (PMDB), apresentou este ano uma emenda coletiva no valor de R$ 52 milhões, a serem aplicados na reestruturação do Hospital. A emenda, indicada no Ministério da Saúde, junto ao Fundo Nacional de Saúde, será inserida no orçamento de 2013.
De acordo com seu presidente, o Evangélico, inaugurado em 1959, tem 92% de seu atendimento realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é um dos mais importantes hospitais do Sul do Brasil e referência nacional em diversas especialidades médicas. Ferreira enfatiza que, ao longo da história, o Hospital ampliou o espaço físico, o número de leitos, a gama de serviços, de equipamentos e ajudou a formar centenas de profissionais em várias áreas. “O Evangélico há anos é referência no atendimento a queimados, traumas e transplantes, mas hoje, infelizmente, uma série de problemas estruturais vem, a cada dia, dificultando nosso trabalho no atendimento à população”, adverte.
Segundo o deputado Abelardo Lupion, coordenador da Comissão, o momento é de pontuar as deficiências que a Instituição enfrenta de maneira precisa e transparente, resgatar a confiança e o trabalho que foram sempre característicos do Hospital. “A bancada federal do Paraná já deu demonstração, por unanimidade, do que significa o Hospital Evangélico para o Estado. A composição da bancada tem parlamentares de várias regiões do Paraná, quando você consegue uma emenda por unanimidade, isso mostra o que Evangélico representa para a sociedade paranaense”, afirma o deputado Abelardo Lupion.
Também participaram da reunião o superintendente da saúde do HUEC, Dr. Rogério Kampa, diretor geral do HUEC, Dr. Odair Braun e os conselheiros da SEB, Ronildo Nunes Ferreira e José Lupion Neto.
FONTE: ASSESSORIA
0 Comments:
O que você achou desta matéria???