Chegar numa locadora e dar de cara com vários filmes antigos e muitas teias de aranhas. Parece algo bizarro e diferente nos dias de hoje. Mas é o que acontece quando o cliente coloca os pés na Medieval Vídeos na área central de Jacarezinho. O proprietário Hélio Biagini disponibiliza mais de 22 mil títulos entre DVDs e VHS há mais de 23 anos.
“O nome veio através de colegas numa mesa de bar em São Paulo ”, explica. Ele comenta que ficou mais de 11 anos trabalhando na capital paulista e sempre estava comprando filmes. “O pessoal me chamava para sair, eu dizia que não podia, pois já tinha gasto meu salário comprando filmes. Eles consideravam isso medieval”, lembra sorrindo.
Hélio ainda argumenta que para ter uma locadora tem que ser cinéfilo (apaixonado por cinema) e não ser apenas um comércio para ganhar dinheiro. “Não acho que a pirataria foi tão ruim assim, pois houve uma triagem das pessoas que realmente gostam da coisa”, confessa.
Biagini não é um adepto ao computador, tanto que anota os pedidos dos filmes e os clientes em pedaços do papel, guardados numa gaveta na locadora. “Sei que é necessário, mas não consigo me adaptar a ele”, explica. Lembrando que realiza um trabalho delivery de filmes em todo o município de Jacarezinho.
“Conheço o gosto dos meus clientes. Então levo várias opções para eles, onde sei que irá agradar sua preferência”, enfatiza. Animado, Hélio demonstra o filme “M - O Vampiro de Dusseldorf” de Fritz Lang datado do ano de 1931. “Tenho vários clássicos e do cinema europeu”, comenta.
A ideia original das teias de aranhas veio de um cliente. Ele lembra que há muitos anos atrás havia uma teia de aranha no canto da locadora e uma pessoa entrou e disse sobre ela, associando com o nome. “Nunca havia pensado naquilo. Na hora já veio à loucura de deixar várias teias de aranhas para ser lembrado”, ressalta sorrindo sobre a situação.
Hélio enfatiza que é lembrado até pelos concorrentes quando o assunto é filme clássico. “Recentemente veio uma pessoa de Assis procurar um filme antigo indicado por locadoras do município paulista”, argumenta.
Coisas que nem o Pirate bay tem, o Hélio tem.
ResponderExcluir