Apresentar políticas públicas e mostrar a importância de elaborar e estabelecer planos municipais de Desenvolvimento para acessar recursos governamentais e gerar desenvolvimento, foi o principal objetivo do 2º Seminário Regional de Desenvolvimento, realizado ontem em Cornélio Procópio. Prefeitos e lideranças políticas dos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Norte do Paraná, Amunop e Associação dos Municípios do Norte Pioneiro, a Amunorpi debateram com técnicos da Emater e dos núcleos regionais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Cornélio Procópio e Jacarezinho. O seminário integra o calendário regional da Agropecuária Paranaense e contou com a presença de várias autoridades do setor.
O Secretário Estadual de Agricultura Norberto Anacleto Ortigara destacou que o Seminário foi uma oportunidade para que os prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos no Norte Pioneiro tenham conhecimento de todos os programas e projetos que a Seab e a Emater possuem para 2013. “Nossa secretaria possui uma série oportunidades na Agropecuária regional que estarão disponibilizadas a todos os prefeitos da nossa região. As políticas públicas na agricultura também foram destaque nesta conversa franca que tivemos com os políticos e com a classe produtora da região”, afirmou Ortigara. Para o diretor presidente da Emater, Rubens Ernesto Nierderhetmann, os temas debatidos no Seminário serão importantes para a política agrícola municipal no ano que vem. “A Seab e a Emater possuem programas importantes que deverão auxiliar e muito os futuros prefeitos”, observou.
Programação
O 2º Seminário de Desenvolvimento Regional da Amunop e Amunorpi foi aberto com uma palestra sobre as oportunidades na agropecuária regional, como a diversificação agrícola, a agroindústria e integração lavora pecuária e florestas. O chefe do escritório regional da Seab, Mauricio Reis Koch e o Diretor da Unidade da Emater local, Paulo Cesar Hidalgo foram os palestrantes. “Políticas Públicas na Agricultura”, foi o tema da palestra com o Secretário Norberto Ortigara. A Emater destacou os Planos de Desenvolvimento sustentável e a Lei do Ater com o diretor presidente Rubens Ernesto Nierderhetmann. Ainda durante o Seminário, o diretor técnico da Emater, Natalino Avance de Souza debater o Plano de Oportunidades na Agropecuária. De acordo com Paulo Hidalgo, a integração dos municípios via Amunop, Amunorpi e Territórios da Cidadania será fundamental para que todos os programas oficiais sejam viabilizados no Norte Pioneiro. “Precisamos unir forças para que a representatividade regional seja cada dia mais reconhecida pelos nossos governantes. Se estas entidades demonstrarem firmeza nos seus propósitos, certamente o Norte Pioneiro terá oportunidades incríveis de crescimento”, explicou Paulo Hidalgo, da Emater.
FONTE: Marcos André de Brito
0 Comments:
O que você achou desta matéria???