O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Siqueira Campos realizou cerca de 350 atendimentos durante os meses de junho a novembro. Neste período, o maior número de atendimentos registrados foi nos casos de urgência clínica com 227 atendimentos.
Segundo os relatórios do SAMU, foram realizados 357 atendimentos, sendo o mês de novembro o que mais registrou ocorrências, totalizando 74. Já os traumas por acidentes de trânsito somaram um total de 113 atendimentos.
Os atendimentos do SAMU são realizados por uma rede contendo 12 ambulâncias, sendo nove de suporte básico e três de suporte avançado com UTI. O SAMU deve ser acionado por meio do número 192, nos casos de problemas cardiorrespiratórios de intoxicação, trauma ou queimadura, de quadros infecciosos, maus tratos, trabalhos de parto, crises hipertensivas, quando houver acidentes com vítimas, choque elétrico ou acidentes com produtos perigosos e na transferência de doentes de uma unidade hospitalar para outra.
Durante o atendimento pelo telefone, um profissional registrará o endereço e o telefone de quem solicitou o serviço para que o médico inicialmente saiba das condições do paciente. Se o caso não requer o envio de uma ambulância, o médico orientará como proceder. Caso contrário, a ligação será transferida para um rádio-operador, que acionará a ambulância mais próxima da ocorrência.
FONTE: Camila Consulin – Jornal Correio do Norte
0 Comments:
O que você achou desta matéria???