Renascida das cinzas, imagem atrai devotos de todo o país

Uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida é venerada e visitada por devotos de todo o país num santuário construído exclusivamente para ela em Ourinhos (SP). Trata-se de Nossa Senhora do Vagão Queimado. Ela tem um grande significado histórico e retrata um verdadeiro milagre ocorrido no dia 31 de julho de 1954, quando uma explosão e um incêndio de grandes proporções, aconteceu na Vila Moraes, na periferia da cidade.
Uma composição do trem, formada por vagões de passageiros, carga e tanques de combustível, que percorria a Estrada de Ferro Sorocabana, bateu com um caminhão tanque que transportava gasolina e óleo diesel. O trem foi atingido pelas chamas e vários vagões explodiram, provocando pânico e desespero na população. Como nas proximidades do acidente havia grandes tanques de combustível, o fogo poderia atingir os reservatórios e causar uma verdadeira catástrofe.
Crescia a ansiedade e o medo. Se os depósitos fossem atingidos pelo fogo, ocorreria uma tragédia gigantesca. Até o conhecido ''Repórter Esso'', maior noticiário do rádio brasileiro, deu a notícia em âmbito nacional. Foi mobilizado o corpo de Bombeiros de São Paulo, que chegou a Ourinhos em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
Quando a situação parecia incontrolável e a tragédia iminente, eis que de repente soprou um forte vento, direcionando as chamas em sentido contrário à área de risco. Todos se reanimaram e redobraram esforços. Depois de 7 horas de luta, a situação estava sob controle e o perigo totalmente afastado. ''Não houve quem não visse no vento forte a providencial mão de Deus. A agonia transformou-se em preces e gratidão'', afirmou Lourival Argente, testemunha ocular do acidente e das ações dos bombeiros e dos populares.

FONTE: Caderno Norte Pioneiro / Jornal Folha de Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria???