Prefeitos da região vão atrás de orientações de projetos em programa estadual

Mais de 1,6 mil pessoas – entre as quais 343 prefeitos e 114 vice-prefeitos – estão inscritas para o Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos, que começa oficialmente na noite desta quarta-feira (28), em Foz do Iguaçu. Mesmo antes da abertura oficial, a movimentação já era grande nos estandes montados pelo governo do Estado para atender os gestores municipais e orientar sobre projetos e programas estaduais.
Todas as secretarias de Estado, além de órgãos como a Fomento Paraná e empresas públicas como a Copel e a Sanepar, montaram estruturas no local do evento para dar aos gestores eleitos uma visão completa de como Estado e municípios podem atuar em parceria pelo desenvolvimento das cidades.
“A aproximação com o governo estadual neste encontro é uma oportunidade preciosa. Há muito tempo os municípios, principalmente os menores, não tinham essa oportunidade de conversar com diversos órgãos estaduais num mesmo local e de conhecer de perto os programas de forma integrada e ágil”, disse o prefeito de Sulina, Almir Costa.
Para o prefeito eleito de Itaipulândia, Miguel Bayerle, o encontro é especialmente importante para os gestores em primeiro mandato. “Para quem está tomando conhecimento do funcionamento da gestão pública, é muito produtivo ter toda a estrutura de apoio reunida num mesmo lugar. Aqui poderemos adequar nossas necessidades aos programas já existentes no governo estadual e com isso otimizar recursos e incrementar resultados”, disse.
REUNIÕES – Vários secretários de Estado já fizeram reuniões com prefeitos e secretários municipais ao longo desta quarta-feira. O secretário da Cultura, Paulino Viapiana, reuniu-se com um grupo de prefeitos de vários municípios no estande da pasta. Além de apresentar iniciativas como a Biblioteca Cidadã, a Virada Cultural e apoio a festivais de artes, ele procurou estreitar o relacionamento com as cidades.
“O mais importante é ouvir o que os municípios querem, para que nossas ações sejam pautadas com base nas reivindicações que os próprios municípios têm”, destaca Viapiana.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???