Com pintura nova, ar condicionado e todos os móveis já instalados, o novo prédio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Santo Antonio da Platina está pronto há sete meses, porém sem prazo para inaugurar. O mato já começa a avançar na obra avaliada em R$257mil construída no bairro Aparecidinho I através de verbas do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
Com uma área de 172 metros quadrados , o prédio possui recepção, salas de coordenação, sanitários adaptados para portadores de necessidade especiais, cozinha e um pátio para atividades ao ar livre. Na nova sede deveriam ser atendidas pelos menos 3,5 mil famílias cadastradas em programas sociais e moradoras dos bairros famílias São João, Vila Ribeiro, Doutor Jamidas e Aparecidinhos I, II e III. A atual equipe do CRAS trabalha de forma precária em uma sala conjunta à Secretaria Municipal de Assistência Social, no antigo prédio Gustão.
De acordo com o chefe de gabinete da prefeitura Joel Marciano Rauber, o CRAS não tem previsão de inaugurar devido à falta de profissionais. “Não temos assistentes sociais para atender no novo CRAS. Fizemos concurso público, mas nenhuma das vagas foi preenchida, e agora com a restrição do período eleitoral, as contratações só poderão ser feitas a partir de janeiro”, disse.
Atualmente, a secretaria trabalha sem nenhuma assistente social após a chefe da pasta Magali Pereira da Silva entrar de licença maternidade. “O departamento funciona apenas com diretores e funcionários e só um novo concurso seria a solução para reverter este quadro”, afirmou Rauber.
O chefe regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, Antônio Carlos de Almeida, o Tomate, disse que tem conhecimento da situação e que por várias vezes solicitou à prefeitura uma solução para a ociosidade do prédio. “O Estado tem conhecimento da paralisação do prédio e a prefeitura recebeu vários ofícios para se pronunciar sobre a inauguração, porém não obtive nenhuma reposta. O governo federal e o estado cumpriram com sua parte, que é construir o prédio e o quadro de funcionários é de responsabilidade da prefeitura, que nunca se posicionou ou demonstrou interesse em resolver o problema junto à secretaria”, declarou.
Nos últimos dois anos, quatro municípios da região inauguraram novas instalações do CRAS. Andirá, Ribeirão Claro, Barra do Jacaré e Conselheiro Mairinck ganharam prédio novos do governo federal na mesma modalidade do concedido em Santo Antonio da Platina e mantém o atendimento normalmente. O CRAS é responsável pelo desenvolvimento de serviços como auxílio maternidade, acolhimento, serviços socioeducativos, ações socioassistenciais, projetos recreativos para crianças, jovens e idosos além de programas da proteção social básica, entre eles o cadastro único e a concessão de benefícios como Bolsa Família, ProJovem e Tarifa Social.
Joel Rauber disse que na próxima semana está prevista a ocupação do prédio com o departamento responsável pelo programa Bolsa Família. “Será uma medida de segurança para evitar que o imóvel do CRAS fique vazio e vulnerável à ação de vândalos”, anunciou.
FONTE: Tribuna do Vale
0 Comments:
O que você achou desta matéria???