Estagiários acusam salários atrasados

Os 26 estagiários da educação de Santo Antônio da Platina estão com o salário referente ao mês de setembro atrasado. De acordo com informações dos próprios estagiários, em uma conversa informal eles foram comunicados que o salário atrasado só será pago em janeiro de 2013.
O chefe de gabinete Joel Marciano Rauber, por telefone, desmentiu a história e disse que a prefeitura optou por atrasar uns dias os salários para não ter que dispensar ninguém, já que em outras prefeituras os estagiários foram demitidos.
Em junho de 2012, os estagiários receberam a notícia que seriam demitidos, já que a prefeita Maria Ana Vicente Guimarães Pombo queria cortar gastos e dispensar os funcionários seria uma forma de controlar as despesas. Isso não aconteceu, e os estagiários também não foram comunicados sobre a decisão da prefeita, já que a mesma marcou uma entrevista com eles e não compareceu.
Rauber disse ainda que a prefeitura não enfrenta problemas financeiros, e sim orçamentários, o planejamento feito para os gastos anuais não se concretizou, refletindo assim no salário dos estagiários. O salário desses funcionários teve um aumento de R$ 130 em 2012.
A educação é a área que mais capta recursos do município. De toda a renda 25% são destinados para essa área, inclusive, nessa verba já está incluído o salário dos estagiários. A secretaria de Educação Maria Laura Rosendo foi procurada durante todo o dia para comentar sobre o caso, mas não foi encontrada. Segundo informações obtidas pela reportagem do jornal Correio do Norte a secretária de Educação estava em uma reunião na prefeitura.
Se realmente for comprovado que o salário só será pago em 2013, caberá ao prefeito eleito Pedro Claro de Oliveira arcar com essa dívida, que ultrapassará dos R$ 14 mil. Além do atraso nos salários, muitos estagiários exercem funções fora da área de estudo. Alunos de pedagogia, educação física e outras áreas da educação trabalham nas escolas como inspetores. Isso caracteriza desvio de função e fraude, já que a cada seis meses o departamento tem que enviar um relatório de atividades para o CIEE, responsável pelas contratações.

FONTE: Correio do Norte
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???