DICA DE SAÚDE? Atentos ao Câncer de pele!

Hoje, é raro encontrar quem não saiba que a exposição excessiva aos raios solares aumenta, e muito, a incidência de câncer de pele especialmente nos indivíduos de pele muito clara. O problema é que tomar sol provoca uma sensação bastante agradável.  A pele bronzeada adquire uma aparência teoricamente mais saudável e as pessoas se sentem mais bonitas e atraentes.
No entanto, são cumulativos os danos na pele causados pelo sol. Com o passar da idade, quanto mais frequente e duradoura tiver sido a exposição, maior a possibilidade de ocorrerem manchas e tumores malignos.
Apesar de esse fato ser conhecido praticamente por todos, é muito difícil uma pessoa convencer-se de que uma mudança de comportamento é fundamental. Praias, piscinas e represas sempre atulhadas de gente nos horários em que o sol pode provocar lesões importantes na pele são provas irrefutáveis de que esse tipo de informação não é levado muito a sério.
Como regra básica, todos podem e devem tomar sol, mas para cada um existe um limite tolerável de exposição que deve ser respeitado. A pessoa pode identificar seu limite, observando o eritema, ou seja, o vermelhidão ardido que se forma na pele e que incomoda à noite. Há pessoas com pele muito sensível que vão à praia, por exemplo, e nunca conseguem ficar morenas. Essas, infelizmente, não podem tomar muito sol, porque não foram preparadas pela natureza para morar em países tropicais como o Brasil ou a Austrália, onde o sol é intenso. Já uma pessoa com pele que chamamos do tipo 3, a que vai à praia e logo consegue ficar moreninha, não tem tanto problema, porque essa coloração funciona como um filtro solar que a natureza lhe deu, aliás, o melhor filtro solar que existe, pois protege bastante contra os raios ultravioleta do sol.

Saiba qual é o melhor fator de proteção solar para cada pele:
O melhor fator de proteção solar para a cada tipo de pele é diferente, e passar o protetor solar correto garante a saúde da pele e previne queimaduras solares. O fator de proteção solar está indicado pela sigla SPF e quanto maior o número, maior é a proteção solar e proteção contra câncer de pele também.
Pele negra -  SPF entre 6 e 10.
Pele morena escura – SPF entre 15 e 20
Pele morena clara – SPF entre 20 e 25
Pele branca – SPF entre 30 e 50
Uma informação importante a ter em conta a no rótulo do protetor solar é o a proteção para os raios ultravioletas do tipo A e B (UVA e UVB). A proteção UVB garante proteção contra as queimaduras solares, mas a proteção UVA garante a proteção contra o envelhecimento precoce da pele.
Postagem anterior
Proxima
Postagens Relacionadas

0 Comments:

O que você achou desta matéria???