Faltando pouco mais de um mês para entregar a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi), o prefeito de Ibaiti, Luiz Carlos Peté dos Santos (PSDB) disse, na tarde de ontem, que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal que foi desativada há quatro meses quando funcionava no Hospital Nossa Senhora da Saúde (HNSS) deve ser reativada até o fim de novembro no Hospital Regional do Norte Pioneiro (HRNP). “A equipe já está contratada e a reativação depende apenas de alguns detalhes”, informou.
Apesar disso, o presidente diz que o HRNP que atualmente é administrado pelo Cisnorpi em parceria com a secretaria de estadual de Saúde precisa ser estadualizado para receber mais investimentos. “A estadualização do Hospital Regional foi uma luta nossa que infelizmente não conseguimos concretizar durante esses dois anos como presidente”, afirmou.
“Se o estado se responsabilizasse integralmente pela administração do hospital seria mais fácil administrar o Cisnorpi já que poderíamos investir em outros setores da Saúde na região”, comentou.
Na sexta-feira, 26, durante uma reunião com os prefeitos eleitos na sede da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) em Santo Antônio da Platina, o secretário estadual do Trabalho e deputado estadual licenciado, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) afirmou que o hospital está em fase de estadualização e que, embora não mencionasse nenhum prazo, quando isso acontecer o Estado deve aumentar os investimentos no hospital.
Cisnorpi
A situação da Saúde pública no Norte Pioneiro foi um dos principais temas debatidos na sexta-feira, 26, na reunião da Amunorpi. De acordo com o deputado estadual licenciado Luiz Cláudio Romanelli, a Saúde é o principal problema da região. Ele alertou os novos gestores para a necessidade de investimentos para suprir o inevitável aumento nos custos desses setores nas prefeituras.
Para o presidente do Cisnorpi, Luiz Carlos Peté dos Santos a entidade também precisa de mais investimentos para manter o atendimento à população. Ele afirma que o valor repassado pela secretaria estadual de Saúde para os atendimentos por meio da entidade é deficitário e que o problema aumentou durante os quase dois anos da sua administração, embora não mostrasse nenhum documento que comprove o déficit.
Outro problema relatado pelo presidente é o valor pedido pelos médicos plantonistas. Ele afirma que eles recebem de acordo com a tabela da Unimed do Paraná, mas alega que alguns preferem trabalhar no estado de São Paulo onde a remuneração é maior.
Ele também afirmou que, em 2013, caso não haja investimentos do Estado, o déficit pode aumentar, já que a tendência é que a demanda também aumente. Atualmente mais de 300 pacientes esperam por cirurgias eletivas na região.
Além disso, a próxima diretoria vai herdar os reflexos da crise financeira que atingiu os municípios desde o início do segundo semestre. O presidente afirmou que duas prefeituras – que preferiu não revelar quais são - já pediram para parcelar os pagamentos repassados ao hospital que foram interrompidos devido à diminuição da receita.
A data para a eleição da próxima Diretoria Administrativa e do Conselho Fiscal do Cisnorpi ainda não foi definida. O prefeito eleito de Jacarezinho o médico Sergio Eduardo Emygdio de Faria, o Doutor Sérgio (DEM), já manifestou a intenção de se candidatar à presidência, mas sua assessoria informou que o futuro prefeito ainda vai se reunir com lideranças políticas para só depois tomar uma decisão.
Peté vê com otimismo uma possível candidatura do colega jacarezinhense. “Ele é médico e tem todas as condições para realizar uma boa administração”, comentou.
FONTE: Tribuna do Vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou desta matéria???